O episódio 5 de Yashahime começa logo após as nossas três protagonistas terem conversado com o Espírito da Árvore Sagrada e lutado com o Youkai, assim retornando para o vilarejo de Kaede, onde encontram a irmã de Kikyo, Kohaku e Hisui.

Antes do início da jornada das jovens, vemos o filho de Tokotsu, Jakotsumaru que está coletando ossos para trazer seu pai de volta a vida. Em Jakotsumaru of the Red Bone Palace, temos a revelação feita por Kyuki para o youkai coruja Yoysume que existem quatro ameaças no mundo, ou seja, ela e mais três.

Kohaku designa a missão de descobrir sobre esse Youkai que rouba ossos para Towa e Setsuna, enquanto Moroha parte em uma jornada sozinha para vender alguns objetos que coletou. Takechiyo, guaxinim youkai fica encarregado de fiscalizar Moroha enquanto ela tem que recuperar o crânio do youkai Javali, apresentado como Tokutsu.

Kyuki no episódio 5

As 3 meninas acabam se encontrando por acaso, já que Towa e Setsuna estavam em busca do Jakotsumaru, e Moroha do pai dele, Tokotsu. Myoga novamente entra em cena para explicar para os espectadores mais sobre a trama -apesar de ter falado muito pouco-. A pequena pulga aparenta surpresa ao saber que Towa e Setsuna são filhas de Sesshomaru -o que deixa a trama ainda mais confusa- e conta que antigamente existiam 4 bestas: Konton, Totetsu, Kyuki e Tokutsu; que eram controladas pelo Rei Bestial Kirinmaru.

Conheça Inu no Taisho, pai de Sesshoumaru e InuYasha

Nesse episódio ficou aparente que Yashahime sofre da síndrome de correria de Final Act, já que a cada episódio mais e mais perguntas vão surgindo e nada vai se explicando. Com muitos tópicos levantados, as coisas podem se tornar facilmente desconexas com a trama apresentada no anime InuYasha.

Quando Moroha finalmente entra em batalha contra o youkai ao qual ela revela não ter matado no primeiro combate e apenas ter roubado a pérola vermelha que estava com ele, Myoga fala sobre a concha onde Moroha guarda a pérola. Na verdade aquela concha é bem similar a que apareceu no anime InuYasha, e é revelado que é um presente de Inu no Taisho para Izayoi, mãe do meio youkai. Aparentemente as memórias do Grande Cão Guerreiro são revividas no sangue de quem utiliza, fazendo assim com que Moroha não suporte o poder por muito tempo, apesar de ter o controle do poder espiritual (de sua mãe Kagome) e demoníaco (de seu pai InuYasha).

Moroha dona do anime!

O combate nesse episódio não se estendeu muito, já que grande parte da batalha foi resolvida por Moroha antes de desmaiar, só deixando os golpes finais para Setuna e Towa respectivamente. O episódio 5 se encaminhava para um bom final que sugeria que as meninas fossem a procura do Monte Musubi para se informarem sobre as Borboletas, mas surpreendentemente Setsuna revela que aprendeu um ensinamento com ninguém mais, ninguém menos que Miroku.

Se você está em busca de explicações ou sentido nesse episódio, saiba que você não terá. Como já dito, esses fatos vem preocupando a maioria dos fãs que estão percebendo que muitas tramas estão sendo introduzidas simultaneamente. Nos resta esperar que outra temporada seja confirmada e que o estúdio não precise correr com a animação deixando pontas soltas e sem explicações. 

O anime já está disponível na plataforma Crunchyroll e é atualizado aos sábados. 

NOTA: 3/5