O responsável pelo perfil de Instagram Anime Dicria, Ed Cura iniciou uma campanha de financiamento coletivo no Catarse, que visa a criação de uma mangateca em uma comunidade periférica no Rio de janeiro. O projeto conta com a colaboração do portal de cultura japonesa JBox, que oferece apoio logístico e de divulgação.

O projeto surgiu quando o perfil Anime Dicria, conhecido por fazer montagens onde coloca personagens de animes em situações corriqueiras no Rio de janeiro, assim como a criação de um jornal trazendo as novidades mais relevantes do gênero de animes, chamou a atenção de alguns importantes veículos de imprensa, como Band, Globo e outros.

Tudo isso incentivou Ed Cura a criar esse projeto de uma mangateca, uma biblioteca comunitária no morro do Fallet, no Rio de janeiro. Atualmente a meta da campanha é juntar R$ 20.000, que seria o suficiente para manter a mangateca em funcionamento por um ano. As doações também podem ser realizadas por PIX ou Picpay.

A ideia é que a biblioteca comunitária de mangás seja inaugurada no 1º semestre de 2022, com um grande acervo para aproximar esse mundo das comunidades periféricas. Para aqueles que estejam interessados, o projeto também aceita doações de mangás e quadrinhos para ampliar o acervo disponível na mangateca. As doações podem ser feitas por correio, e ainda pessoalmente, na Feira da Glória, aos domingos, na Av. Augusto Severo, 2702, no bairro da Glória.

Veja também: