Final Fantasy VII Remake | Você sabe quem foi Sephiroth? – No dia 10 de abril foi lançado o Remake de Final Fantasy VII, jogo desenvolvido pela Square Enix lançado originalmente para Playstation 1.

O game foi um marco nos videogames e apresentou uma história muito rica, sensível, envolvente e com muitos personagens marcantes. Entre os personagens está um marcante vilão ~ou não~, o forte e enigmático Sephiroth. Você conhece a origem do personagem?  Sabe quais são suas motivações? 

Antes de Final Fantasy VII

Sephiroth, de acordo com as fontes originais da Square incluindo o jogo e os Ultimanias, é filho do jovem casal de cientistas Hojo e Lucrécia, ambos membros da equipe do Professor Gast, renomado cientista da Shinra. A equipe também contava com o jovem Turk Vincent, responsável pela segurança.

A equipe  estava envolvida na escavação do corpo de Jenova que Gast acreditava ser um Ancient. Durante a gravidez o embrião foi injetado com o DNA de Jenova. Após o parto é dito para Sephiroth que o nome de sua mãe era Jenova e ocultando o nome de sua mãe e também o fato de ser alterado geneticamente. Quando Vincent descobre a verdadeira origem do garoto, ele questiona Hojo e ao confrontar o cientista é ferido mortalmente. 

O tempo passa e Hojo continua suas pesquisas e cria os Soldiers, uma força de elite da Shinra que é caracterizada pelo  forte brilho nos olhos devido a imersão em tanques de Mako.

Sepiroth se junta aos Soldiers e rapidamente ganha destaque dentro da organização, porém sua evolução é sempre bem acompanhada de perto. Após atos heroicos, o promissor soldado se torna uma referência para os demais militares da corporação.

Cerca de cinco anos antes dos acontecimentos de Final Fantasy VII, Sephiroth está em uma missão para investigar um ataque ao reator de Mako em Nibelheim, coincidentemente Cloud (como um guarda) e  o soldado First Class, Zack, fazem parte da escolta, sendo guiados por Tifa.

Durante a missão ele descobriu sobre os experimentos de Hojo e começou a questionar sua origem. Tomando o assunto como uma meta pessoal, Sephiroth descobriu a biblioteca secreta da Mansão ShinRa. Após muito estudar os documentos, ele descobriu todo seu passado. Revoltado e assumindo o papel de um ser superior, ele incendeia a cidade de Nibelheim.

Iniciada a destruição, e em posse da cabeça de Jenova, uma grande batalha começa, Sephiroth consegue derrotar Tifa e Zack, porém Cloud o fere nas costas. Pelo golpe não ser fatal, Sephiroth consegue ferir Cloud com a espada. Mesmo ferido, Cloud, em um movimento ágil consegue segurar a espada e jogar o vilão no Lifestream do Reator.

Seu corpo vaga pelo Lifesream e acaba se cristalizado na região da Cratera do Norte (Northern Crater). Neste período Sephiroth descobre que graças ao DNA de Jenova ele consegue “controlar seus clones”. Após a catástrofe ocorrida em Nibelheim, a ShinRa reconstrói a cidade e a ocupada para ocultar as ações de Sephiroth. Hojo leva o que restou de Jenova para o quartel general da ShinRa em Midgar. 

Durante Final Fantasy VII

Já nos acontecimentos de Final Fantasy VII, Sephiroth invade a localidade onde os restos de Jenova estavam guardados e que acredita ser sua mãe.

No processo ele liberta Cloud, que havia sido preso pelo Turks, para tentar manipulá-lo e por fim, empala o presidente da megacorporação. Rufus, filho do presidente, enfrenta Cloud, mas foge em um helicóptero. Neste ponto, Cloud e seus amigos vão atrás de Sephiroth jurando destruí-lo. 

Após percorrerem alguns territórios e passarem por muitas aventuras, o grupo encontra-se em um navio. Então a embarcação é ataca por Sephiroth usando uma criatura que é na verdade uma evolução do braço de Jenova, porém não demora muito e ele some.

O próximo encontro com o vilão seria agora na nova Nibelheim, ocupada por funcionários da ShinRa e clones vegetativos de Sephiroth. Neste encontro eles apenas dialogam e então Sephiroth some novamente, mas antes deixa uma matéria com o grupo.

O encontro seguinte ocorre com um de seus clones, em um templo onde se localiza a Dark Materia, quando o vilão aparece ele revela que pretende invocar o “Meteoro” para canalizar a energia que a terra iria usar para se curar para si.  

Entre seus atos bárbaros, Sephirroth tenta controlar Cloud para que ele mate Aerith. Porém, não conseguindo, ele aparece em carne e osso e realiza o trabalho sujo.

Após serem atacados por outra parte de Jenova e recuperar a Black Materia, Sephiroth consegue tomar controle do corpo de Cloud e o faz jogar a matéria no Lifestream, onde estava o verdadeiro corpo do vilão. Assim, fica claro que o assassino de Aerith e do presidente era na verdade espectros que surgiram do corpo de Jenova. Em poder da Black Materia a invocação do meteoro é realizada e bem sucedida.

Por fim, o vilão é confrontado por Cloud e seu grupo na Northern Crater. Mesmo com toda a energia e células acumuladas, a forma potencializada de Sephiroth é derrotada pelo grupo, e ele então é derrotado por Cloud novamente dentro do Lifestream.

Após Final Fantasy VII

Após dois anos, parte de Midgar é reconstruída, sob o nome de Edge, e as pessoas tocam suas vidas. Jenova ainda é um mal a ser combatido, pois seus restos contaminam o Lifstream e causa a doença geostigma, afetando principalmente crianças. A doença é caracterizada pelo excesso de células brancas que o corpo gera para repelir os restos de Jenova. 

O momento de mais calmaria passa quando três clones de Sephiroth pretendem recuperar os restos de Jenova que a ShinRa pegou da Cratera do Norte. Uma batalha começa e um dos clones, Kadaj, consegue se fundir com Jenova e traz Sephiroth de volta a vida. Uma nova batalha se inicia e novamente o grande vilão é derrotado. Antes de ir embora ele promete que irá retornar.

O texto deste artigo foi focado somente no personagem Sephiroth. Neste universo de Final Fantasy VII muitas outras histórias podem ser exploradas. Final Fantasy VII Remake já está disponível para Playstation 4. Confira a crítica aqui ou as dicas sobre as matérias e chefes aqui. 

Confira também: