Nausicaä do Vale do Vento é um filme de animação japonês de 1984 do escritor, diretor e ilustrador Hayao Miyazaki, baseado em um mangá de mesmo nome publicado em 1982 nas páginas da revista Animage. Nausicaä do Vale do Vento, de Hayao Miyazaki, foi lançado em 11 de março de 1984 e conta a trajetória de Nausicaä, uma princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas aos humanos.

A princesa Nausicaä é carismática, jovem e corajosa. Seu nome vem da princesa Nausicaä que ajudou Odisseu. Parte de sua personalidade veio do conto do folclore japonês A princesa que amava inseto. Na história conferimos que após os Sete Dias de Fogo, uma guerra que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra, surge uma floresta que exala gases venenosos. Apenas insetos e um ser conhecido como Ohmu vivem por lá. Nausicaä, filha do rei do Vale do Vento, tem o estranho poder de conseguir sentir o que a floresta sente e se vê obrigada a sair em uma jornada para tentar evitar outra guerra devastadora.

Este é um dos filmes mais visionários já feitos pelo mestre Hayao Miyazaki, tendo em vista que o mesmo aborda um futuro pós-apocalíptico e uma espécie de colapso da civilização industrial, onde, devido à poluição e maus tratos à natureza por parte dos humanos, a terra está quase devastada e coberta pelo chamado “Mar da Destruição”. Nessa obra além de contar com personagens femininas bem fortes, aborda com maestria a compaixão e empatia.

Além da constante conversa entre a filmografia e a trilha sonora que imerge o espectador na trama, é um longa que passa uma crítica muito clara ao incansável embate entre Homem X Natureza. O filme do aclamado Studio Ghibli já está disponível na Netflix.