A equipe do O Megascópio cobriu o Rio2C, o maior evento de criatividade e inovação da América Latina. Essa conferência reuniu grandes figuras da comunicação e do marketing do mundo todo. Com palestras dinâmicas, esse evento ressaltou a importância do Brasil no cenário comunicacional.

Confira um compilado do que rolou em cada dia de evento:

23/04 – Terça-Feira

Primeiro dia tivemos diversas palestras sobre o que é ser um produtor de conteúdo na atualidade e o que ele faz. Os principais nomes do dia 23 foram os editores do Meio & MensagemGerente sênior da Coca-Cola e da Gillette, o ator e comediante Marcius MelhemCEO da Talent Marcel e o diretor de vendas e marketing do Burger King Brasil.

24/04 – Quarta-Feira

Nesse dia tivemos muitas palestras da Netflix, onde o Netflix Chief Content Officer, Ted Sarandos juntamente com o ator e diretor Wagner Moura falaram sobre o Brasil no cenário mundial e anunciaram vários conteúdos novos.

“O Brasil é um mercado rico e que consome bastante conteúdo” disse Ted Sarandos.

A segunda palestra da Netflix do dia com moderação da Maria Ângela de Jesus (Produções Originais Netflix) contou com Elena Soarez (O Mecanismos), Pedro Morelli (Irmandade), Michel Tikhomiroff (O escolhido) e Caio Ortiz (A Coisa Mais Linda), onde falaram sobre a dificuldade de filmar em alguns locais mais afastados do Brasil e sobre o alcance e a rapidez do serviço de streaming.

Também falaram sobre o processo de filmagem da série Irmandade que foi filmada em um presídio em atividade. Pedro falou sobre o tema por trás da série e a importância de transformar um assunto tenso em um conteúdo atrativo.

Os palestrantes finalizaram falando que a Netflix deve permanecer aberta a histórias diversificadas e inovadoras que ainda não foram adaptadas anteriormente.

Na palestra seguinte ainda da NetflixThalita Rebouças, Tomás Portela e Bruno Garotti falaram da dificuldade de emplacar um filme nacional, porém ressaltaram que houve um avanço e que o cinema brasileiro deixou de ser o gênero “cinema brasileiro” e agora se encaixa juntamente com filmes internacionais, porém concorrer com produções de alto orçamento ainda é muito difícil.

“…uma saída para isso é parar de replicar histórias internacionais e produzir histórias originais, nunca antes produzidas” finalizou Tomás Portela.

E por fim a Netflix anunciou, em primeira mão no Rio2C, a série “Reality Z”. Remake da produção britânica “Dead Set”, criada por Charlie Brooker (Black Mirror).

Confira aqui a lista dos conteúdos originais anunciados pela Netflix!

Nesse dia ainda tivemos a palestra da HBO, onde também anunciaram vários novos conteúdos originais que você pode conferir aqui.

25/04 – Quinta-Feira

Logo no início do dia o CEO da Sato company falou da sua parceria de longa data com a Toei Company e eles anunciaram um novo longa do herói japonês Japion.

Shinichiro Shirakura, produtor executivo da Toei Company falou sobre o processo de distribuição e exibição de Power Rangers ao redor do mundo e o desafio de ingressar no mercado africano. Yasuhiko Nakajima, vice-diretor de vendas e aquisição internacionais da Toei completou falando da rapidez da divulgação com a globalização.

“Esse remake brasileiro vai contar uma sensibilidade própria do Brasil, não será apenas qualquer remake” disse o produtor executivo da Toei. “Para nós, nossa meta é que o povo japonês aceite e goste do nosso produto, mas nós não devemos ficar presos apenas no Japão, devemos fazer um projeto para o mundo e por isso o Jaspion será de grande importância” completou.

O gerente sênior de vendas, Yusei Nagamatsu finalizou a palestra com um tom otimista e humorado:

“Demora muito para chegar no Brasil… e eu pensei que as pessoas só dançavam, mas agora vendo vocês aqui (se referindo à plateia) a impressão que eu tenho é que pessoas são muito trabalhadoras”

Nesse mesmo dia a produtora da NicklodeonNina Hahn falou um pouco sobre a forma que a equipe do canal, tanto brasileira como internacional, lidam com roteiristas e os criadores.

26/04 – Sexta-Feira

Na palestra “Games: Um negócio de um trilhão” tivemos a presença de Henrique Olifiers (Ceo da Bossa Studios), Theo Correa (CEO da Fabrica 18), Lucas de Paulo (Investidor da TeamOne) e Roberto Iervolino (Ceo da Riot Games).

O tema abordado foi o impacto econômico que os segmentos como esports e fantasy games vem causando. Alertaram também que o mercado que mais cresce em todo mundo é o mercado gamer e que vem cada vez mais atraindo empresas de outros ramos.

“O mercado de games é o que mais cresce hoje em dia, ele é um fenômeno não só da cultura jovem, mas também dos adultos, 93% da população hoje em dia joga algum tipo de jogo” disse Henrique Olifiers. “Os jogos são o único tipo de mídia diferente da mídia passiva, os jogos são de muitos para muitos” finalizou.

Ainda no dia 26 o Diretor Presidente da Ancine falou sobre a combinação dos mecanismos de financiamento público e privado e como a inovação traz transformações e novas oportunidades para o mercado.

E no final do dia tivemos a palestra do criador e proprietário do terceiro maior canal de música do YouTube do mundo, Kondzilla, que falou um pouco da sua trajetória e da sua visão de negócios.

27/04 – Sábado

No sábado foi exibido o documentário “Juíza” com a presença da codiretora Betsy West. Nessa palestra a codiretora falou sobre Ruth Bader Ginsburg e como ela construiu um legado que a transformou em um ícone inesperado da cultura pop.

Os criadores de um dos maiores canais de humor da internet também marcaram presença e se reuniram para explicar como é o processo criativo por de trás dos vídeos do Porta dos Fundos.

28/04 – Domingo

No último dia de evento a Sala de Inovação Oi recebeu o gerente de programas comunitários da Microsoft, Glauter Jannuzzi, que falou um pouco sobre a relação das pessoas com a tecnologia e os desafios e oportunidades das empresas para os próximos anos.

Já o Teatro da Câmara Petrobras recebeu os atores e comediantes da TV QUASE, que falaram sobre o processo criativo por de trás do famoso CHOQUE DE CULTURA e da animação Irmão do Jorel. Mais de 25 mil pessoas compareceram no evento que contou com 415 painéis, 780 horas de conteúdo e mais de 1000 palestrantes. A produção do evento já anunciou que em 2020, o Rio2C ocorrerá do dia 5 a 10 de maio.