O quarto episódio de Onyx Equinox, chamado A estranha, começa mostrando a rotina de uma nova personagem que ainda não conhecemos, apenas que aparenta ser a mulher que aparece brevemente no final do Ep anterior. Durante os primeiros momentos do episódio podemos notar que ela vive na floresta e por acaso encontra os restos do combate que houve durante a fuga envolvendo Izel e as criaturas do submundo nos arredores de Ox Te’tun.

Nesse episódio Izel, K’in, Yun e Yaotl estão prontos para continuar sua missão, indo em busca de fechar o segundo portal para o submundo. Para isso, os irmãos usam a bola “mística”, o artefato revela a localização do próximo portal.

A Estranha

Durante uma pausa na floresta para comer, enquanto izel e seus irmãos buscam comida, eles se deparam com a  personagem que foi mostrada anteriormente no  episódio. Porém yaotl a encontra e consegue captura-la, logo depois descobrimos que seu nome é Zyanya e  que ela é uma das sobreviventes do ataque à danibaan ocorrido no primeira episódio e que está a procura de ajuda para resgatar outros sobreviventes, porém izel nega ajudar pois não há tempo para desvios, ele deve completar sua missão o mais rápido possível.

No dia seguinte, quando enfim chegam ao local do segundo portal, descobrem que um templo maia foi construído em cima do portal original. Porém o templo é feito de obsidiana olmeca e por esse motivo Yaotl não poderá ir junto para auxilia-los. Sabendo disso o campeão dos deuses não vê outra saída a não ser continuar, mesmo que apenas com K’in e Yun.

Entrando no templo, izel consegue achar o caminho para o portal mas acaba entrando em apuros quando fica preso em uma especie de armadilha, mas é salvo por seus irmãos. Mas ao se aproximar do portal, começa a ser atacado pelos guardiões do portal, até que de repente Zyanya chega para ajudá-los porém diz que para isso eles terão que ir para Danibaan, que inclusive possui um portal, ajudar no resgate dos sobreviventes. Não tendo outra opção, izel, concorda com os termos. Com isso, eles conseguem se livrar dos monstros guardiões e  fecham o portal.

Enquanto Yaotl está esperando pelo retorno de izel, ele resolver invocar a presença do deus Quetzalcoatl e tenta pedir ajuda pois teme que izel não será capaz de realizar a tarefa, nessa hora o deus diz que a humanidade já foi destruída cinco vezes e que não há nada que possa fazer para ajudar caso Izel falhe. Além disso, o deus conta que Yaotl já foi humano antes de virar o emissário jaguar e desaparece.

No final do episódio, Yaotl descobre sobre o acordo e concorda em ir, apenas pois o próximo portal fica justamente em Danibaan. Mais tarde, enquanto descansam para continuar a viagem. Izel nota algo errado com Zyanya pois está tremendo, porém ela diz que não é nada e que vai buscar mais lenha. Chegando em uma caverna,  Zyanya começa a se transformar em uma criatura negra e o episódio acaba. O que será que as forças do submundo estão tramando? Quem ou o que é Zyanya de verdade?

Veredito

Onyx Equinox continua a crescer cada vez mais, expandindo o mundo, a cultura e mitologia que envolvem todos os personagens na trama. Mais familiarizado com a história, conseguimos uma imersão mais completa, notando saber qual será o rumo que as coisas estão levando. Nesse episódio tivemos várias “viradas” narrativas e o final foi bem inesperado. O episódio também manteve a qualidade de animação e tem tudo para cada vez mais se tornar uma serie marcante que sem dúvidas tem se mostrado um acerto.

Onyx Equinox estreia semanalmente aos sábados exclusivamente na Crunchyroll.