Onyx Equinox foi a primeira produção da Crunchyroll original, e com sua primeira temporada finalizada podemos analisar com maior propriedade quais foram seus acertos e erros ou pontos que desvalorizaram essa animação.

Onyx Equinox conta a história de um garoto, Izel e sua jornada para salvar a humanidade e se tornar um campeão dos deuses. A animação tem sua ambientação nas culturas Mesoamericanas, uma temática bem diferente e poucas vezes vista anteriormente. com certeza esse foi um dos pontos que chamaram bastante atenção no decorrer da série.

A Trama

Em Onyx Equinox temos um foco nos deuses e num elemento bem particular, os sacrifícios. E é nisso que entra nosso protagonista, Izel. Que foi escolhido para representar a humanidade em uma aposta dos deuses. Após um ataque do deus do submundo Mictlantecuhtli à humanidade em busca de sangue em forma de sacrifício. Diante disso, os deuses Tezcatlipoca e Quetzalcoatl preocupados que isso se repita decidem fechar os portais que ligam a terra e o submundo para isolar Mictlantecuhtli. Porém os portais só podem ser fechados por um mortal.

Diante disso eles escolhem Izel, um humano que sofreu uma grande perda e seguimos sua jornada para fechar os portais e entender que realmente nada é tão simples quando se trata dos deuses. O desenvolvimento do personagem deixa a desejar um pouco, pois parece que não houve uma evolução constante, conhecemos Izel num momento de luto no qual ele está perdido e aos poucos vai entendendo e passa a aceitar sua missão, só que durante a temporada ele se depara com situações que o fazem amadurecer e tomar atitudes. Porém, parece que ele não precisa se esforçar e evoluir para ter sucesso. Apenas na parte final da temporada que notamos uma mudança de atitude mas parece que isso ocorreu de uma forma muito forçada.

Ambientação e Mitologia

Um ponto muito positivo foi toda a Mitologia Mesoamericana que não é muito utilizada e essa Cultura é utilizada de uma forma inteligente com personagens de diversas origens e credos e que agregam muito à narrativa e trazem certas reflexões sobre sacrifício, fé e vida após a morte.

Jornada do Herói

Onyx Equinox conta a história de Izel que após sofrer uma grande perda é jogado no meio de uma disputa dos deuses que impõem a ele um grande fardo que mudará os rumos da humanidade. Diante disso ele enfrenta diversos desafios com muitas derrotas e vitórias, só que infelizmente a evolução dele na série deixou um pouco a desejar, pois ele parece regredir durante essa temporada e apenas na parte final realmente podemos sentir uma real evolução de sua personalidade, além de um crescimento em relação a sua missão e seu destino.

Animação

Onyx Equinox é uma das primeiras produções originais da própria Crunchyroll e não de um estúdio com grande influência no mercado. Tendo em vista isso, notamos uma diferença em relação a animes com mais investimento, apesar disso a qualidade da animação é de impressionar e surpreende ainda mais pelas cenas de violência. Lembrando que Onyx Equinox tem classificação indicativa de 18 anos.

Veredito

Apesar de ter um ritmo um pouco inconstante, um protagonista nao muito carismático e alguns combates que se resolvem de uma maneira bastante simples e rápida. Onyx Equinox surpreende com um final de temporada com muitas viradas narrativas e traz ao público um olhar diferente por utilizar uma cultura pouco explorada, no caso a Mesoamericanas.

 

REVER GERAL
Animação
Roteiro
Ambientação
Trilha Sonora
onyx-equinox-1a-temporada-criticaOnyx Equinox traz a clássica jornada do herói com uma repaginada usando a rica e muitas vezes menosprezada cultura mesoamericana.