Lançado em Janeiro de 2024 para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, PC (via Steam), Xbox One e Xbox Series X|S, Top Racer Collection une grandes clássicos dos jogos de corrida que sem dúvida marcaram uma geração de jogadores. Entretanto, a nova versão do game – desenvolvida e publicada pela QUByte Interactive – não se limita a trazer apenas o que já foi lançado e traz novos recursos aos títulos. Além disso, um game inédito também é adicionado à coletânea.

Um pouco de história

Com o título original de Top Gear, mas no Brasil lançado como Top Racer, essa franquia de jogos de corrida foi lançada inicialmente em 1992. A franquia foi continuada com Top Racer 2 (1993) e Top Racer 3000 (1995). Sendo que entre cada um dos jogos novidades foram adicionadas, inclusive alterando drasticamente a temática que abordavam.

Por exemplo, o primeiro game ficou bastante conhecido pela presença de paradas para abastecer o carro, o que trazia um aspecto mais estratégico para a corrida. Essa mecânica unida ao consumo de combustíveis dos veículos adicionava um grau de complexidade alto quando comparado a títulos que não possuíam tal abordagem. Já no segundo, a questão das paradas foi abandonada, exigindo maior gerenciamento do consumo do combustível para evitar um game over logo nas primeiras corridas.

Top Racer Collection - 2
Reprodução/QUByte Interactive

O terceiro jogo teve seu escopo temático expandido para o espaço, assim, as pistas das corridas eram em diferentes planetas. Vale ressaltar que somente no primeiro jogo a tela era dividida tanto para o single quanto para o multiplayer local.

Um ponto que não pode passar batido na coletânea é sua trilha sonora marcante. Nos jogos temos a presença das músicas originais, o que traz aquele sentimento nostálgico e apresenta a novos jogadores como as corridas eram embaladas nos anos 90.

Uma viagem no tempo com novidades

Quando falamos de Top Racer Collection podemos associar as mecânicas apresentadas a tudo que foi falado anteriormente da forma mais original que você possa imaginar. Entretanto, foram feitas adições que enriqueceram o jogo e colocaram o título a par de recursos da atual geração de consoles. Também está entre as adições um título praticamente inédito, Top Racer Crossroads, que faz uma releitura de Top Racer um com novos carros.

Top Gear
Reprodução/QUByte Interactive

Entre os recursos que mais chamam a atenção está a jogatina online e diferentes categorias de corridas. Agora, além do clássico multiplayer local com tela dividida, também é possível jogar de forma remota, o que atende a uma geração mais atual sem excluir os jogadores que cresceram jogando ao lado de seus amigos.

Top Racer Collection - 3
Reprodução/QUByte Interactive

Quanto à categoria de corridas é possível personalizar copas, time trial, entre outros. Caso o jogador queira alterar a forma de exibição da tela também é possível, podendo ser utilizada tanto a resolução original (com tela centralizada e bordas) quanto a tela cheia.

Vale a pena?

Top Racer Collection, que conta com Top Racer 1, 2, 3000 e Crossroads, é um prato cheio não só para os jogadores mais nostálgicos, mas também para a nova geração que pode entrar em contato com mecânicas diferentes das apresentadas nos títulos mais modernos de corrida. Assim, é  interessante este lançamento da QUByte Interactive para manter vivo o legado de jogos que tiveram grande impacto e foi a porta de entrada para muitos jogadores.

Ao mesmo tempo que se elogia a essência que é conservada dos jogos clássicos, a presença de Crossroads com seus novos carros e recursos que trazem um ar de modernidade são grandes acertos. A possibilidade de jogar online, novos modos de jogo e diferentes resoluções são elementos que atingem os diferentes públicos citados anteriormente e só tem a acrescentar na experiência de jogar Top Racer Collection. Quando unimos elementos nostálgicos, novidades e a sua jogabilidade mais casual temos um game que leva o jogador para uma viagem no tempo e fornece diversão para diferentes gerações de jogadores.    

* Chave para review enviada pela QUByte Interactive para Xbox One

REVER GERAL
Gameplay
Visual
Trilha sonora
Novidades
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Jogador de Gwent for fun e Mestre em Ciência da Computação.
critica-top-racer-collection-e-uma-viagem-no-tempoTop Racer Collection, que conta com Top Racer 1, 2, 3000 e Crossroads, é um prato cheio não só para os jogadores mais nostálgicos, mas também para a nova geração que pode entrar em contato com mecânicas diferentes das apresentadas nos títulos mais modernos de corrida.