Após conhecerem Lopmon e aprenderem mais sobre a guerra antiga, Taichi e Sora partem em busca de seus amigos a bordo de Komondomon. Em Esperança que Voa pelos Céus, Patamon está em uma encruzilhada: ele deve aceitar ser um novo símbolo de esperança e, junto com Takeru, alcançar voos mais altos – uma nova digievolução nasce.

Patamon e Takeru

O episódio começa com Takeru e Patamon sendo perseguidos por um Fangmon. A dupla decide enfrentá-lo, mas Patamon ainda está exausto de seu confronto com DarkKightmon. Quando estavam a ponto de serem devorados, Sora e Taichi aparecem e resgatam os dois, derrotando o Fangmon no processo.

Salvos a bordo de Komondomon, Taichi entra em contato com os outros digiescolhidos: Yamato continua correndo junto com Garurumon tentando se encontrar com os outro; Mimi está enfrentando um Golemon junto com Togemon; Joe e Gomamon acabaram se envolvendo com um Blossomon; e Koshiro, que está voando com Kabuterimon, explica a situação do mundo humano para Taichi. A informação de que a Estação Espacial Internacional será destruída em poucas horas se tornou pública, e a internet está um caos com especulações e fake news, o que está aumentando o poder das trevas direcionado ao Digimundo.

Enquanto isso, Lopmon entra em contato com Patamon em um sonho. O anjo explica que Patamon e os digiescolhidos tem poder que é diferente da guerra antiga, e que, apesar de ter perdido boa parte de seus poderes e memórias, as possibilidades são inúmeras se Patamon acreditar e ser um símbolo de esperança para os outros. Takeru percebe que o parceiro está distraído e garante que vai estar ao lado dele em qualquer situação, até ele se encontrar.

Patamon usou todos os seus poderes durante a luta com DarkKnightmon

Nova digievolução: Pegasusmon

Os Fangmon conseguiram encontrar o grupo novamente e, dessa vez, trouxeram um reforço: Cerberumon, um digimon perfeito. MetalGreymon e Garudamon atacam os inimigos, mas acabam sendo separados das crianças e cercados pelos Fangmon.

Cerberumon persegue o Komondomon e as crianças, os atacando com raios poderosos. Sora, ao proteger Takeru e Patamon, é ferida pelos ataques do inimigo, que consegue parar o grupo, os deixando a mercê de dois Fangmon. Patamon é o único que pode fazer alguma coisa e, depois de finalmente entender o que é ser um simbolo de esperança e confiar em Takeru, ele alcança uma nova digievolução: Pegasusmon. A nova forma do Digimon Sagrado consegue derrotar os dois Fangmon e salvar Sora.

MetalGreymon e Garudamon conseguem derrotar os Fangmon que os cercavam e se juntam a Pegasusmon. Combinando seus ataques, Cerberumon nem teve chance, e foi derrotado rapidamente. O episódio termina com o grupo procurando se reencontrar com o resto dos digiescolhidos.

Patamon em sua nova forma, Pegasusmon.

Veredito

O episódio, apesar de parado de certa forma, trouxe algo diferente dos outros: menos protagonismo para Taichi. Faz muito bem para o enredo ter os holofotes em outros personagens que não o digiescolhido da coragem, e Takeru e Patamon fizeram muito bem esse papel.

A introdução de Pegasusmon, porém, foi muito confusa: esse digimon é originário de Digimon Adventure 02 e, lá, tem sua evolução muito bem explicada. Já no reboot, sua aparição parece ter sido jogada sem nenhum tipo de informação a mais – o episódio deixou implícito que Patamon não consegue mais digievoluir para Angemon e, por isso, precisava de uma nova forma. Resta esperar que os próximos episódios expliquem essa mudança.

Falando em próximos episódios, o arco de busca por Hikari parece estar chegando ao seu fim e, em breve, finalmente teremos respostas sobre sua relação com SkullKnightmon e sobre o paradeiro de Tailmon, sua parceira na versão original do anime.

Digimon Adventure tem novo episódio todo sábado, às 23h30, na Crunchyroll.