Neste mês, abril de 2020, foi lançada mais um volume da Graphic MSP pela Panini Comics. A linha traz histórias dos personagens da querida Turma da Mônica, dentre outros criados por Maurício de Souza, de uma forma atualizada que consegue mostrar amadurecimento em seu enredo para agradar leitores antigos e também atingir em cheio um novo público que busca histórias autorais. Além disso, o selo é bom exemplo de narrativas com diferentes tons e temáticas.

O personagem da vez é o Cascão com a hq intitulada Cascão Temporal. O roteiro e arte fica por conta de Camilo Solano (Desengano, Semilunar). O autor apresenta uma narrativa simples, porém consegue colocar muitos significados e referencias a outros personagens. Na história os pais de Cascão ganham uma viagem em um cruzeiro marítimo. Porém, por não gostar de água, o garoto decide não acompanha-los. Assim, ele terá que passar três dias na casa de seu “esquisito” tio Gerson e com previsão de muita chuva para esses dias. Se não bastasse, no caminho até a casa de seu tio o garoto descobre que esqueceu todos os seus quadrinho do Capitão Pitoco.

Como é descrito na sinopse e a introdução do quadrinho deixa claro, o ponto principal da história é o tempo. Seja o tempo climático, fator limitante nas atividades do Cascão, ou a sensação de duração nas diferentes ocasiões. A variação dessa palavra afeta o humor do personagem de diferentes formas e passa para o leitor qual a percepção de tempo em diversas situações.

Para quem já é leitor regular da linha MSP, a história é um prato cheio de referencias muito bem encaixadas e divertidas. Entre elas podemos ver o Louco, Jotalhão e Orácio, todos que já tiveram suas respectivas histórias. Particularmente, o destaque de melhor referencia vai para o Elefante verde que ajudou a colher tomates.        

Cascão Temporal é uma história que é  muito divertida! Ela apresenta um tom leve e aborda a questão do tempo de uma maneira muito interessante fazendo o leitor entender a  sensação de duração dos dias pelas atividades que são realizadas em contraste com a marcação do tempo no relógio. As referências a outros personagens também são muito interessantes para os leitores habituais ou que conhecem os personagens, assim, reforçando a sensação de que muitas histórias da linha MSP se passam no mesmo universo. Também não se pode esquecer de comentar sobre os desenhos muito bons e que se encaixam  com a história contada.

NOTA: 4,5/5