O episódio 61 de Attack on Titan veio para mostrar um lado ainda mais denso e obscuro da trama! Se no episódio 60 “Do Outro Lado do Oceano” já tínhamos falado que as engrenagens do episódio eram movidas por tópicos como a superioridade racial e passagem do poder Titan, em o “Trem da Noite Escura” conhecemos ainda mais o lado político de Marley e mais do lado cotidiano dos Eldianos.

No início do episódio vemos o Marechal que é uma figura similar a de um líder autoritário que relata que os Marleyanos gastaram 4 anos desde que enviaram os Eldianos para a guerra pela autonomia da península. No entanto, a esquadra inimiga e dois titãs que eram suas principais forças, cometeram um erro de cálculo. Esse foi um dos motivos para que todos os países exaltem a Aliança do Oriente Médio e descubram que em breve o poder dos titãs será mais limitado com o surgimento de armas voadoras, ou seja, o enfraquecimento do País de Marley. A hora da humanidade superar o poder dos titãs está chegando.

Em meio a um conversa com um tom desanimador por parte dos Eldianos, Zeke –o garoto maravilha que tem sangue real e é o filho mais velho de Grisha Jaeger- revela a vontade de finalizar a operação na Ilha Paradis e recuperar o Titã Fundador, já que seu tempo de vida está se esgotando e ele está inseguro se Colt poderá herdar todas as habilidades do Titã Bestial.

Com uma estratégia política utilizando informações falsas -fake news cof* cof*- Zeke sugere que seja divulgado nos jornais que Marley já ocupou a ilha Paradis e que conseguiu recuperar o poder de todos os titãs.

Após isso, em uma conversa privada entre Zeke e Colt, o filho de Grisha da a entender que tem um segredo ao qual Colt poderá descobrir quando herdar o Titã e acessar as suas memórias. O comandante então escuta esse burburinho e já com desconfiança não perde a oportunidade de menosprezar os Eldianos ali presentes. Uma informação importante que recebemos é que durante esses 3 anos, nenhum dos 32 navios de investigação que os Marleyanos mandaram para ilha Paradis retornaram, e que provavelmente eles foram afundados por mais de um Titã.

Bruscamente temos um corte para cena de Reiner tendo um pesadelo com a tropa de exploração ao lado de Galliard, que mostra sua indignação por não ter herdado o Blindado há nove anos atrás. Galliard era irmão de Marcel que foi comido por Ymir, e mesmo acabou herdando assim o Titã Mandíbula que estava com a mulher (Ymir).

Nesse episódio também conhecemos a identidade do Titã Quadrúpede, uma mulher chamada Pieck, que revela que esteva há 2 meses em sua forma Titã ao lado de Galliard. Em Attack on Titan EP 61 podemos notar a complexidade do personagem Reiner, que claramente ainda está passando por uma crise de identidade e tentando se reencontrar.

Attack on Titan EP 61
Reiner está claramente tentando se reencontrar e revela que na ilha há pessoas diferentes e não necessariamente más.

Além de abordar os traumas que uma guerra pode causar, o futuro do povo Eldiano é o pilar que sustenta esse episódio, já que todos os personagens apresentados estão sempre se perguntando para onde vão e o que acontecerá com o esquadrão de guerreiros após os titãs não serem mais úteis na guerra.

Enquanto Colt está inflamando os Eldianos no trem enaltecendo os feitos de Gabi no campo de batalha, nos é revelado que Reiner e Gabi são parentes e por isso ele parece motivar Falco a herdar o Titã Blindado para salvar a jovem desse fardo.

Como os personagens de Attack on Titan seriam na vida real?

Um fato curioso que podemos notar no episódio 61 é que as braçadeiras que os Eldianos são obrigados a usar para se diferenciar tem cores variadas. Isso serve para identificar se o indivíduo é militar ou civil e claro, deixar claro a classe social. Os Eldianos que vivem em Marley são obrigados a usar essa braçadeira.

Outro paralelo interessante que podemos fazer nesse episódio é a chegada dos Eldianos em Liberio ao atravessarem o portão para lado destinado ao seu povo com a chegada da tropa de exploração nos primeiros episódios do anime. Independentemente de suas escolhas políticas, as famílias estão lá para recebe-los e muitos estão preocupados com seus filhos e parentes.

Attack on Titan EP 61
Zeke reencontrando seu avô e sua avó.

O episódio termina com todos os guerreiros titãs reunidos em uma sala, supostamente sem a presença do exército de Marley por perto. Após conversarem sobre o futuro das armas convencionais e sobre como elas vão superar os titãs, somos apresentados a história da família Tybur.

A família que administra o poder do Titã Martelo de Guerra será responsável por ser a porta voz sobre a missão para todos os cidadãos, já que ela nunca mais usou o seu poder contra um país inimigo e se opuseram ao rei Fritz na Grande Guerra. Todos esses fatores contribuíram para tornar essa família influente em outros países. Após essa conversa temos um corte para uma sala de escuta onde alguns oficiais Marleyanos estão fiscalizando toda a conversa sobre a missão da ilha Paradis.

Attack on Titan EP 61 apresenta um ótimo ritmo com uma animação bem fluida apesar da densidade da trama. Ainda é cedo para avaliar a direção dessa nova fase da obra no estúdio Mappa. Fique ligado aqui no Megascópio para mais novidades. 

Os episódios dessa nova temporada são lançados todos os domingos às 17h45 no site da Crunchyroll.