A viúva das sombras, dirigido por Ivan Minin, é um filme de terror russo que conta a história de um grupo de resgate, que recebe o chamado para procurar um menino que se perdeu em uma floresta densa nos arredores de São Petersburgo.

Conta a estória, que nesse mesmo lugar, ao longo dos  últimos 30 anos, vários corpos foram encontrados, todos nus, devido a acontecimentos sobrenaturais de um espírito maligno e, durante essa busca, uma mulher aparentemente ferida é resgatada. Eles perdem a comunicação com o mundo externo e começam a acreditar que talvez esses eventos sejam verdadeiros.

Um ponto que chama atenção, é que o filme se utiliza bem de recursos de câmeras sob o  ponto de vista das personagens, fazendo com que suas movimentações, juntamente com uma boa trilha sonora ajudem muito na imersão que o filme proporciona ao espectador.

O longa também usa alguns “jump scares”, que no começo ajudam no clima de tensão, mas que após algum tempo não funcionam com a mesma efetividade, chegando a ser um pouco previsíveis em alguns momentos.

A viúva e a floresta

A ambientação do filme também contribui muito com a sensação de mistério e suspense que o diretor pretende passar. Utiliza-se de recursos sonoros e movimentos de câmera que influenciam bastante a percepção que as personagens tem do seu entorno e, assim, compartilha essa cumplicidade com o telespectador. Isso resulta em mais um elemento que adiciona força aos sentimentos trazidos pelos eventos sobrenaturais, e suspense do filme.

Algumas das decisões tomadas pelo diretor sobre a narrativa do filme, acabam simplificando muito certas situações tornando-as muito previsíveis e, por sua vez soam como tendências “Deus ex-machina”, onde elementos previamente apresentados se tornam soluções muito “fáceis” e  tiram um pouco da imersão sobre o clima de suspense que o filme vinha construindo.

O longa consegue um bom desempenho lançando mão de todos os recursos disponíveis, como ambientação, trilha sonora, juntamente com a boa performance dos atores que, em nenhum momento, deixaram a desejar em sua atuação. Algumas das personagens desempenham papéis importantes ao expor a lenda da figura sobrenatural, assim como suas motivações. 

Conclusão

Em resumo, a Viúva das Sombras é um filme com boa trama, que envolve o telespectador, e conta com vários elementos clássicos do gênero terror, assim como planos de fotografia que, juntamente com o uso de câmera de ponto de vista, vão revelando os eventos e a reação das personagens.

As locações na floresta noturna contribuem com a imersão e desenvolvimento da história, um elemento importantíssimo que eleva bastante a qualidade do longa. O filme não possui muitas reviravoltas inesperadas, mas amarra bem todos os elementos explorados pela trama, e oferece um final decente, que deixa uma boa sensação de diversão alcançada. 

Material avaliado: Cabine de Imprensa da Paris Filmes