É comum em histórias em quadrinhos que mega eventos aconteçam e todo o universo seja afetado. Neste caso, é o momento ideal para que novas revistas sejam publicadas e a proporção do evento aumentei. Normalmente os acontecimentos afetam a história ao ponto de trazer consequências duradouras ou que permaneçam até o próximo arco ou Reboot.

Atualmente, um desses grandes eventos é o Ano dos Vilões que tem trazido histórias muito interessantes em praticamente todas as mensais dos principais heróis do universo DC. Vale lembrar que uma saga chamada Vilania Eterna já foi publicada, porém não é relacionada a que se encontra em andamento.

 

O arco teve início na mensal da Liga da Justiça e rapidamente se estendeu para as publicações da Mulher maravilha, Superman, Batman e outros. Um dos personagens centrais é Lex Luthor que descobriu um misterioso selo chamado de Totalidade. Com a descoberta ele reuniu um grupo de vilões – em que entre eles estavam Mulher Leopardo, Sinetro, Grudd e outros – para descobrir mais sobre o selo e como poderia usar o seu poder.

A verdade por trás da Totalidade é q ela é a chave para o retorno de Perpétua, que é uma entidade responsável pela criação do multiverso e se revela bastante cruel. Perpétua teve três filhos: Alpheus (o Forjador de Mundos), Mar Novu (o Monitor), e Mobius (O Antimonitor) – que inclusive já foi o portador da equação antivida. Seus filhos a prenderam e o selo é uma forma de impedir seu retorno e a retomada de seus poderes.

 

Em busca de poder, Luthor, em um episódio impactante, se sacrifica e retorna como um servo de Perpétua muito poderoso, assim, se dedicando ao retorno da entidade. Munido de sua nova força ele oferece itens e poderes para outros vilões realizarem seus planos malignos e servirem a Liga dos vilões.

Por mais que a história esteja dívida nas diversas mensais, cada personagem possuem arcos individuais independentes e que ao mesmo tempo se relacionam com a história central. Desta forma é um enredo fácil e divertido de se acompanhar.

Para quem deseja uma compreensão mais geral as principais revistas seriam: Liga da Justiça, Mulher Maravilha e Superman, porém consequências  das ações principais podem respingar em outras publicações. As publicações mais recentes já indicam um embate emocionante entre a liga da Justiça contra a Liga dos Vilões.