Hoje é comemorado o Dragon Age Day. Se você é novo no universo de dragon age com a nova animação da Netflix, Dragon Age Absolution, e ficou sem entender o impacto do final, aqui estamos para celebrar a data explicando cada um dos detalhes sobre o final da série animada, bem como o que deve acontecer em possíveis próximas temporadas.

Confira o final explicado do anime Dragon Age: Absolution
Reprodução: Dragon Age: Absolution / Netflix

Além disso, vale avisar que o texto haverá spoilers, particularmente será endereçado para quem não terminou Dragon Age 2, mas está interessado no futuro da franquia por causa da animação e do futuro jogo Dragon Age Dreadwolf.

Vocês estão reparados? então vamos lá 

Recaputulando os eventos finais de Dragon Age: Absolution

Na trama, descobrimos que Hira traiu a inquisição e sua amada Miriam para ajudar essa entidade misteriosa, que aparece no final da animação jurando começar uma guerra. Então surge o suspense, quem é o tal cavaleiro carmesim?

Confira o final explicado do anime Dragon Age: Absolution
Reprodução: Dragon Age: Absolution / Netflix

Bom, ao final descobrimos que é Meredith Stannard, a carvalheira comandante dos templários de Kirkwall, vilã e chefona final do jogo Dragon Age 2. O grande impacto nessa descoberta é que todos pensávamos no enredo pensavam que ela estava morta.

Como Meredith Stannard se tornou comandante dos templários

Durante os eventos de Dragon Age 2, Hawke, o protagonista controlado pelo jogador, encontra um estranho ídolo de lírio vermelho nas estradas profundas que são os labirintos subterrâneos abandonados pelos anões, devido à crescente invasão de crias das trevas durante as podridões.

O ídolo é roubado pelo irmão de Varric, melhor amigo de Hawke, mas o poder do lírio vermelho o deixa completamente insano. Ele começa a ouvir vozes e faz seus servos comerem lírio para que eles também pudessem ouvi-las também.

onfira o final explicado do anime Dragon Age: Absolution
Reprodução: Dragon Age 2

Movido pela ganância, Bartrand Tethras vendeu o ídolo para um comprador misterioso, que eventualmente descobrimos ter sido Meredith.

Quando criança, a irmã de Meredith, Amelia, revelou ser uma maga, mas sua família resolveu escondê-la da Chantria para que ela não fosse levado ao círculo dos magos, local onde magos são guardados para que suas habilidades mágicas sejam treinadas com seguranças, mas também onde sofrem abusos nas mãos dos templários, em alguns lugares.

Os Stannards não tinham o conhecimento ou a habilidade para treinar Amelia como uma maga, e as coisas estranhas que aconteceram ao redor da garota acabaram levando seus vizinhos a chamar os templários.

Confira o final explicado do anime Dragon Age: Absolution
Reprodução: Dragon Age 2

Quando Amelia viu os templários vindo atrás dela, ela ficou tão assustada que fez um acordo com um demônio e se transformou em uma abominação, matando todos em sua família, exceto Meredith. 

Os Templários eventualmente mataram Amelia, mas não antes que a abominação matasse mais 70 pessoas. Essa experiência levou à visão dura de Meredith sobre a magia e por que ela acha que os magos devem ser tratados como pessoas com uma maldição.

Esse evento levou Meredith a virar uma recruta templária, subindo rapidamente nos rankings com seu carisma e determinação, deixando de ser uma simples órfã e passando a ter influência nas escolhas dos futuros viscondes da cidade.

Durante Dragon Age 2, vemos que os magos do Círculo de Kirkwall são monitorados rígidamente por Meredith e seus templários, fazendo com os conflitos escalem continuamente.

A cavalheira comandante então toma posse do ídolo de lírio vermelho, transformando-o em uma espada poderosa. Entretanto, a mesma loucura que se apossou de Bertrand começa a afetá-la, exacerbando sua paranoia e preconceito contra os magos. Após a explosão da Chantria de Kirkwall, ela invoca o Direito de Anulação, uma ordem para matar todos os magos do círculo.

Confira o final explicado do anime Dragon Age: Absolution
Reprodução: Dragon Age: Absolution / Netflix

Independentemente de Hawke ficar do lado dos Magos ou dos Templários, Meredith se voltará contra Hawke, acusando-o de conspirar contra ela. No final da luta, ela é consumida pelo lírio vermelho e sua espada se desintegra. Anos depois, sua estátua é tirada do pátio e levada ao Empório Negro.

Ironicamente, as tentativas de Meredith de conter os magos se tornaram um dos catalisadores para a rebelião dos outros Círculos em Thedas: vendo que a Ordem dos Templários poderia ser desafiada e que eles abusaram do poder pedindo a anulação de um Círculo inteiro pela ação de apenas um mago apóstata, magos inspirados em todos os lugares para se rebelar. 

Havia mais uma confirmação que Meredith estaria morta, já que no livro Tevinter Nights, é mencionado que Solas teria retirado o ídolo vermelho da sua estátua em Kirkwall. Mas como vimos em Dragon Age Absolution, vaso ruim não quebra…

Vemos também que a Cavaleira Carmesim está comandando os Templários Vermelhos, membros da ordem que foram corrompidos pelo lírio vermelho e se juntaram ao exército de Corypheus em Dragon Age Inquisition.

Conclusão

E agora que você sabe de tudo isso sobre ela, não é surpresa que sua atual missão seja a aniquilação do império: Tevinter é o único reino em Thedas onde não apenas os magos são livres, mas também governam. E Meredith parece ter decidido extirpar o mal pela raiz.

Isso também ilumina um dos trailers de Dragon Age Dreadwolf, que mostra Meredith e Corypheus em um dos murais de Solas. A princípio achamos ser apenas uma referência aos vilões anteriores da franquia e os artefatos associados ao Lobo Temido – o ídolo e o orbe – mas agora representam algo mais…

Dentre os conflitos com Solas, os qunari, tevinter, os corvos de Antiva, Nevarra e o resto dos Venatori, parece que teremos que lidar com a vingança de Meredith.

Veja Também: