No universo de The Witcher os magos e a realeza possuem uma relação bastante estreita e uma briga por poder e influencia constante. Em meio a este cenário surgiu a muito tempo a chamada ‘Maldição do Sol Negro’ ou ‘Mania de Eltibaldo’, trazendo a desgraça para muitas garotas nascida durante um determinado evento.

Mais especificamente, a Maldição do Sol Negro se refere a uma profecia sobre o fim da civilização humana nas mãos de sessenta meninas nascidas durante ou após certo eclipse, que trariam um rio de sangue no seu encalço. O eclipse seria uma anunciação a vinda de Lilith, ainda venerada no Oriente como Niya. Para chegar a essa conclusão, o mago Eltibaldo diz ter decifrado as inscrições, além ter estudado também as lendas e as tradições dos bobolacos, que é  uma das raças pouco exploradas – ou quase nada – na franquia de forma geral.

Eltibaldo

Apesar das garotas serem consideradas ‘amaldiçoadas’, há implicações de que a “Maldição do Sol Negro” seja apenas um mito e uma forma de fortalecer o poder dos feiticeiros em alianças com os reinados. Entretanto, no conto o Mal Menor do livro a Espada do Destino, a personagem Renfri é de fato resistente a magias, botando em dúvida o que é real o que é falso sobre a profecia.

“O bruxo recuou, ergueu o braço e fez o Sinal. Renfri voltou a rir.

– Não perca seu tempo, Cabelos-Brancos. Isso não tem efeito sobre mim. Somente a espada.”

Causa e consequência

Por mais que Renfri e outras garotas amaldiçoados possam ter trazido grandes problemas pelas suas ações, até que ponto as ações não poderiam ter sido desencadeada por toda a perseguição e violência que sofreram?  Os tais “rios de sangue” trazidos pelas meninas acabaram se tornando reais, mas o autor dos livros deixa implícito que foram os próprios magos que acreditavam na profecia os responsáveis pelo caráter violento delas.

Esses magos, como Stregobor, por exemplo, caçavam as meninas, as matavam e realizavam autópsias quando possível. Depois de um tempo, quando admitiram que era difícil reconhecer as meninas, optaram por simplesmente trancá-las em torres, para isolá-las.

Renfri's Gang

Esse plano trouxe problemas, porque alguns príncipes ficaram encantados com a ideia de salvar belas garotas de torres. Uma após a outra, porém, as meninas pereceram ou conseguiram fugir, e ficaram poderosas o suficiente para que os magos as deixassem em paz ou as pegassem de outras maneiras.

Algumas das meninas que conseguiram fugir da perseguição tornaram-se cruéis e violentas, muito provavelmente um resultado do sofrimento causado pelos magos, ao invés de uma força mística causada pelo eclipse.

Por mais que em The Witcher os elementos fantásticos estejam presentes, questões como relação de poder, ações e suas consequências são constantemente abordadas. Assim, a Maldição do Sol Negro toca justamente na questão psicológica da natureza versus criação, ou melhor, deixa no ar a pergunta do quanto de nossa personalidade é determinada pelos nossos genes ao nascer, e o quanto é moldada pelo ambiente no qual vivemos.