Yashahime, mais uma vez, diminuiu o ritmo para contar a história por outros meios. E de forma alguma foi ruim, o episódio estabeleceu laços e iluminou muitas informações que não estavam claras até então, mas ainda assim existem coisas para Yashahime responder.

Riku começa o episódio contando um “conto”, que a princípio parece direcionado a Hosenki, o youkai responsável por criar as joias, mas logo a conversa muda de tom para que ele agradecesse Riku por ter emprestado a tintura e sua própria jóia para a confecção da joia negra, que leva ao túmulo do Grande Cão Youkai. Riku decide pedir que Hosenki também entregue a tintura a Inuyasha.

Uma recordação de família, com um tom desconfortável de despedida.

A cena da conversa entre Kaede e as filhas de Sango, ainda crianças, tira qualquer dúvida de que essa vai ser a história do que aconteceu com Inuyasha e Agome. Hosenki está na casa de Inuyasha e Agome, contando sobre como a tintura e a pérola são heranças de sua mãe, criadas com suas lágrimas, e sem pensar muito, Inuyasha absorve a pérola. Agome guarda a tintura para decidir depois o que faria com ela.

O nascimento das Meio-Youkai

Sango encontra Agome pouco depois para avisá-la sobre o parto de Rin, ~que finalmente foi tratada como um personagem e não um artifício de enredo~, e elas mencionam que a própria filha da Agome já está a caminho. Mas antes que ela possa partir para auxiliar no parto, Riku aparece e a alerta sobre um cometa que vai passar próximo à terra, e da última vez isso ajudou a aumentar a população de Youkais, entre vários fatores. Um fragmento do cometa foi destruído por Kirinmaru e pelo Grande Cão Youkai, mas Riku explica que contactar Kirinmaru para destruir o fragmento restante não seria uma boa ideia, já que ele odeia humanos. Eles tentam se preparar, no tempo de uma semana.

Enquanto isso, Sesshomaru é parado pela youkai misteriosa do episódio anterior. Ela o avisa sobre a vontade que Kirinmaru teria de matar suas filhas, e que seu despertar é iminente. Sesshomaru a identifica por Zero, e questiona se esse plano não é dela própria, mas ela se esquiva. Sesshomaru parte para onde Rin está se recuperando do parto, junto de Kaede, Sango e Agome. Ele pega as recém nascidas e pretende ir embora, afirmando ser um “rito de coragem e covardia”. Antes que ele vá, Agome o avisa sobre o cometa e pede que ele ajude Inuyasha, para não envolver Kirinmaru. E mais uma vez Rin é deixada a ver navios.

Mesmo sabendo disso, ele se submete a tudo que acontece.

Enquanto ele leva suas filhas, a youkai cobra de vários episódios atrás aparece para matar as crianças, mas ela não é páreo para o poder de Sesshomaru, e assim ele consegue as pérolas dourada e prateada. A Youkai diz pertencer ao clã dela, mas ele responde que essas jóias são feitas das lágrimas de Zero.

O conto de duas irmãs

As crianças são deixadas em uma floresta e Jaken, vassalo de Sesshomaru, ergue um selo para que elas fiquem escondidas e seguras, enquanto eles vão lidar com o cometa. No local combinado, os irmãos destroem o cometa com facilidade, mas Sesshomaru vai diretamente ao encontro de Kirinmaru.

Zero o despertou e ele está furioso e preocupado com o fato de que existem meio-youkais, e de acordo com a profecia da Pérola do Arco Iris, isso é uma ameaça à sua vida. Kirinmaru diz que pretende matar Inuyasha e Sesshomaru se oferece para acompanhá-lo. Ao chegar no lugar, Inuyasha já sabia da batalha, e Agome também, permitindo que ela se despeça e mande sua filha para um lugar seguro. Mas tudo foi resolvido em minutos. Sesshomaru extrai a pérola negra dos olhos de Inuyasha, que suga Agome e o próprio Inuyasha para dentro da joia.

Ao fundo, Riku observa tudo. E em uma cena quebrando a quarta parede, Riku fala na direção da “câmera”, fechando o arco do “conto” do início do episódio, ele contava a história diretamente para o espectador. Esse foi um episódio de retrospectiva para juntar os laços que estavam abertos e eram críticos que fossem resolvidos para o fluxo da história. Uma excelente escolha, e muito bem executada.

Yashahime daqui para frente

A profecia que junta toda a história de Yashahime. Esse pode se tornar o objetivo principal daqui pra frente.

Existem vários fatores que fazem de uma história interessante, e um dos mais básicos é fazer o público questionar motivos e revelar esses motivos aos poucos para manter o engajamento. Yashahime essa semana não só serviu para recapitular como também para responder várias coisas que estavam pairando sobre a minha cabeça. Por que Sesshomaru parece sempre conivente às decisões de Kirinmaru, e para onde foram Agome e Inuyasha?

Mas ainda assim, existem coisas pendentes. Como a Rin ficou presa na árvore? Quem criou e ensinou Moroha? A borboleta dos sonhos foi um jeito de Sesshomaru impedir que Zero conseguisse saber o que Setsuna sonha? Ou foi um plano de outra pessoa? Existe alguma influênca de Zero no poder das meninas, visto que as joias delas eram de Zero na sua concepção? E principalmente: Quem é Riku e quais são as verdadeiras intenções dele? Essas respostas, só o tempo vai trazer.

Você pode assistir Yashahime e vários outros animes da temporada no Crunchyroll.