Nossos parceiros da Redanian Intelligence botaram as mãos em mais um deliciosa reportagem das gravações da série de The Witcher, dessa vez da revista polonesa naekranie.

Os jornalistas estiveram nas gravações no castelo de Ogrodzieniec, onde sabemos que partes das sequencias envolvendo a batalha de Sodden foram gravadas. 

O jornalista narra que a ambientação do castelo era digna de uma série épica e que estava ventando muito durante as gravações, condizente com as fotos vazadas. 

Anna Shaffer (Triss) e Mahesh Jadu (Vilgefortz) nas gravações na Polônia

The Witcher: uma lição em efeitos práticos

Na descrição do set de filmagens, o jornalista descreve o seguinte: “Você está parado perto de um enorme castelo medieval cercado por nuvens de fumaça, criando a impressão de nevoeiro artificialmente criado. Para isso, foram usadas mangueiras longas, nas quais essa fumaça foi bombeada. Nas paredes haviam dispositivos adicionais que me assustaram muitas vezes! O rugido que saiu deles parecia um dragão ou outra criatura. Quando essa fumaça era inflada bastante, a aura ao redor do castelo era realmente perturbadora. Quando você via um personagem de longe, não se sabia se era um ser humano ou um ser mágico.

Isso, é claro, mostra apenas como, com meios simples, toda a atmosfera foi construída no cenário, para que os atores pudessem se sentir nos papéis. Nenhuma tela verde podia ser vista no próprio castelo, então os criadores confiaram no cenário real que Ogrodzieniec lhes forneceu. A tela verde foi usada um pouco mais tarde em cenas ao ar livre em uma floresta próxima, ao lado de enormes pedregulhos que parecem ter sido retirados do mundo da fantasia. The Witcher também pretende fazer parte da tendência de Hollywood popularizada por Star Wars: efeitos especiais devem estar em equilíbrio entre efeitos práticos e computacionais.”

“Nos preocupamos com o equilíbrio. Queremos filmar com a câmera o máximo possível, mas é claro que há momentos que não podem ser feitos no set ou seriam absurdamente complicados e caros, depois usamos o computador.

Usamos os efeitos do computador onde precisamos, então geralmente tentamos criá-lo organicamente no set. Essa abordagem ajuda os atores e toda a equipe. Eu sei que um computador é uma ferramenta fenomenal para um cineasta, isso ajuda muito. Os efeitos visuais que podem ser criados são impossíveis de serem alcançados por outros métodos, mas nem sempre valem a pena ser criados – disse Tomasz Bagiński no set de Ogrodzieniec.

Tomasz Bagiński no set de Ogrodzieniec

Os Feiticeiros no Castelo

Várias cenas foram filmadas no dia da visita. As primeiras foram no interior do castelo. No fundo do castelo, era possível ver pessoas agitadas que corriam pelas muralhas, sem dúvida, correndo para algum lugar. No final do dia, foi vista uma cena sob o castelo com a participação de Anna Shaffer (Triss) e MyAnna Buring (Tissaia). Ambas estavam na pequena colina onde Triss estava ajoelhada no chão e provavelmente chorando (a atriz estava limpando os olhos na cena). Sem dúvida, foi um momento bastante emocional e – pela descrição – extremamente exigente. Fotos dessa cena foram vazadas na internet na época da gravação.

Tissaia e Triss nas gravações

A última cena vista nesse dia foi uma procissão pela floresta liderada pelo personagem Vilgefortz de Roggeveen (Mahesh Jadu) e Yennefer (Anya Chalotra). Uma cena aparentemente simples, os dois primeiros personagens estão conversando e precisam parar no momento certo. Mesmo isso exige tomadas, correções, a fumaça mencionada e todos os detalhes que devem estar alinhados com a visão dos criadores. Foi uma meticulosa demonstração de uma equipe que repete essa sequência várias vezes para o efeito esperado.

Yennefer e Vilgefortz nos vazamentos de Ogrodzniec

As opiniões de Baginski e Laure Hissrich

Durante a visita, conseguiram falar com o diretor executivo Tomek Bagisnki e a showrunner Lauren Hissrich. Bagiński admite que trabalhar na produção americana é um mundo completamente diferente. Na sua opinião, tudo o que você pode aprender na Polônia sobre o trabalho no set é completamente incomparável com essa escala, momento e velocidade do trabalho. Ele falou sobre Anya Chalotra, que desempenhou o papel de Yennefer – na sua opinião, ela é uma atriz realmente fantástica. Ele acha que ela tem o potencial de ter uma grande carreira. Ele também prometeu que seria fácil reconhecer o castelo de Ogrodzieniec na série: a cena será espetacular e os feiticeiros reagindo à ameaça estão no centro de tudo. E o que ele pensa sobre Geralt?

Conhecemos Henry bem cedo. Antes mesmo de começarmos a trabalhar no set, Henry estava muito envolvido em toda a produção. Ele queria ser Geralt e tentou convencer Lauren a fazê-lo. Graças a Deus, ele conseguiu porque ele é realmente ótimo nesse papel. Ele é apenas um bruxo. Houve uma longa briga com a fantasia e o cabelo, porque, ao contrário das aparências, não é fácil criar uma peruca de cabelos louros.

Demorou um pouco para parecer bom e natural. Henry realmente se interessou por seu personagem. Tem uma ótima ética de trabalho. Em nenhum momento da produção ele mostrou que é uma estrela. Ele faz o trabalho da melhor maneira possível. Como todos nós, ele quer que isso funcione em um nível emocional e visual. A quantidade de trabalho físico que ele fez é enorme. Dormiu no trailer, já que ele não queria voltar para Budapeste, porque, graças a isso, ganhava uma hora todos os dias e estava no mundo dos bruxos o tempo todo. Isso nem sempre acontece e nem com todos os atores – disse Tomasz Bagiński.

Lauren Hissrich

Lauren S. Hissrich é uma pessoa cheia de energia e abertura positivas. Ela fala que eles levaram em conta muitos locais da Polônia para cenas diferentes na primeira temporada e não descarta que eles serão usados ​​na segunda temporada. Ela confirmou que a cronologia da série é diferente da dos livros. É por isso que eles recorrem às várias histórias de Sapkowski para construir uma história em coerente, porque, na sua opinião, o espectador moderno espera uma história maior, não tópicos contidos em episódios individuais.

Apesar de misturar elementos das várias criações do escritor, ele promete lealdade ao original literário e espera que os fãs o vejam. No entanto, eles também precisam adicionar algumas coisas um do outro para que a história tenha consistência e crie a impressão de uma grande história contínua. Acontece que Andrzej Sapkowski como consultor trabalhou ativamente com Lauren na série.

Eu amo Andrzej Sapkowski. Temos um relacionamento muito bom. Nós conversamos desde que comecei a trabalhar no programa. Eu acho que deve ser difícil para ele como escritor, que algo que ele criou seja moldado por outra pessoa. Apesar da nossa consulta constante, tenho certeza de que, quando ele chegou ao set, ele se perguntou o que veria. Ele tinha lágrimas nos olhos e foi incrível. Eu acho que ele ficou emocionado com a quantidade de paixão que colocamos nesse projeto. Não se trata de orçamento, mas de como toda a equipe sente isso.

Ele passou o dia inteiro conosco – ele conheceu os atores, conversou com diretores e chefes de departamentos individuais. Claro, ele também conheceu Henry. Ele nos assistiu filmar uma das maiores cenas de ação desta temporada, estrelando Geralt. Henry interpreta a maioria de suas cenas de acrobacias. Foi incrível que Andrzej pudesse assistir. Até o próprio Henry ficou atordoado. Ele foi até Andrzej, limpou o sangue artificial no rosto e apertou a mão dele. Eles se deram bem. – Lauren S. Hissrich disse no set de Ogrodzieniec.

Henry Cavill é Geralt

Ela também levantou a questão da fisicalidade de Geralt, porque todos os fãs no mundo observaram fotos de Henry Cavill, que – como ele mencionou em entrevistas – está em sua melhor forma durante as gravações desta série, e olha que ele era o Super-Homem! Segundo Lauren Hissrich, ele levou a preparação física muito a sério, porque, entre outras coisas, a participação em acrobacias era importante para ele (Tom Cruise poderia tê-lo influenciado nesse aspecto?).

Não se trata apenas de sua aptidão física, músculos e condição. É sobre como ele se torna um personagem e como ele se move como Geralt. Ele se concentra muito nisso.

Henry Cavill como Geralt

A aposta da Netflix

Sobre qual foi o processo de convencer a Netflix para a série, Hissrich disse:

Eu vim para eles com uma ideia para a série. Sabemos que a Netflix queria entrar no mercado de fantasia, mas, ao mesmo tempo, procurava algo diferente, porque ninguém simplesmente quer que a série substitua Game of Thrones. Tivemos que pensar em como adotar um modelo de sucesso e dar-lhe nossa identidade. Alcance, novos destinatários, ou seja, no caso da Netflix, alcance espectadores em todo o mundo.

Quando cheguei a eles, não pensei nessas coisas. Apresentei a eles uma idéia para uma história que quero contar e assistir. Eles não disseram de uma só vez: ah, tá aqui o dinheiro e vai [risos]. Demorou algum tempo até que todos os blocos estivessem no lugar. A Netflix acredita muito nesta série e em toda a marca. Eles acham que isso é algo que os espectadores em todo o mundo vão adorar.

No final do artigo, o jornalista polonês termina com a seguinte declração: “Visitei muitas gravações estrangeiras na Europa e nos EUA, mas raramente alguém falava sobre seu trabalho com tanta paixão e paixão como Lauren S. Hissrich. Sentiu-se que as palavras da produtora sobre quanto amor foi dado na criação de The Witcher não eram clichês vazios. Foi notável na equipe e no trabalho deles e deixou claro que isso poderia ser o que todos esperamos. Talvez seja apenas a mágica do plano, e Hissrich é uma feiticeira como Yennefer? Isso não é importante, porque eles foram capazes de criar otimismo de que a produção terá esse “algo mais”!”

Um grande artigo mostrando o por trás das cenas da série de The Witcher. E aí, empolgado? Gruda no Megascópio que trazemos tudo na íntegra para vocês!