O universo de Dragon Age é muito rico, mas além dos três jogos e suas DLCs – além do aguardado lançamento do quarto jogo da franquia – o universo também conta com livros e HQs que ajudam a expandir ainda mais a história de Thedas. Por isso trouxemos hoje aqui no Megascópio o resumo de The Masked Empire (O Império Mascarado, t.l.), escrito por Patrick Weekes.

The Masked Empire explica o contexto por trás de Celene, Briala e Gaspard – personagens de destaque na missão “Olhos e Corações Maldosos” de Dragon Age Inquisition. O livro também traz a história de Sir Michel de Chevin e o demônio Imshael, encontrados no mapa Emprise du Lion, além de informações interessantes sobre outros NPCs que esbarramos pelo caminho. 

Se for de sua preferência, já temos um vídeo com ilustrações da história que você pode assistir abaixo. Você também pode ler The Masked Empire na íntegra adquirindo o livro aqui (disponível somente em inglês).

O contexto por trás de Celene, Briala e Gaspard

É importante contextualizar os papeis de Celene, Briala e Gaspard antes de tudo. Antes de Celene, o imperador Florian governava Orlais. A jovem Celene e sua mentora Lady Mantillon o consideravam incapaz, logo o assassinaram, e para garantir que seu papel na trama nunca fosse descoberto, mataram também os criados que estavam no local, incluindo os pais de Briala – a jovem elfa foi a única sobrevivente. Celene negou seu envolvimento na carnificina e Briala passou a culpar somente Lady Mantillon, assassinando-a anos depois.

os principais personagens de the masked empire resumo
Gaspard, Briala e Celene

Já Gaspard era o verdadeiro herdeiro do trono, mas Celene convenceu o Conselho de Arautos que ela faria um trabalho melhor governando Orlais. Decepcionado com as ações de Celene em frente a rebelião dos magos e o crescente inquietamento élfico em Orlais, Gaspard resolveu que lutaria pelo direito de ser imperador, seja de forma pacífica ao casar com sua prima, ou outros modos mais turbulentos.

O Resumo de The Masked Empire

As maquinações de Gaspard

O livro começa mostrando um encontro entre a imperatriz Celene e Leliana, a Mão Esquerda da Divina, na intenção de tentar encontrar uma forma de aliviar a tensão entre magos e templários. A solução encontrada é um pronunciamento da Divina em um baile que ocorrerá em Orlais.

Na noite do Baile, o Grão-duque Gaspard tenta incitar um conflito com Teagen, o embaixador de Ferelden, mas Celene evita uma situação internacional ao oferecer seu fiel campeão, Sir Michel de Chevin, como representante no duelo. Essa ação leva a alguns nobres Orlesianos a se voltarem contra a imperatriz.

michel de chevin resumo the masked empire
Sir Michel de Chevin

O Grão-duque vê uma oportunidade e decide que precisa afastar Sir Michel da imperatriz. Ele envia sua barda Melcendre para informar que ela descobriu que o Chevalier não é um nobre, mas na verdade um plebeu meio-elfo que teve seus papéis forjados para permitir que ele entrasse na Académie e se tornasse um Chevalier.

Sozinho com sua prima durante uma caçada, Gaspard pede sua mão em casamento mais uma vez, procurando uma solução pacífica. Quando Celene recusa o pedido, os dois acabam lutando com espadas e adagas, mas os nobres interrompem a luta antes que algo fatal aconteça.

Celene então pede que Briala, sua criada, espiã e amante, encontre o paradeiro de Michel de Chevin. Com ajuda de seu amigo mago Dalish chamado Felassan, eles conseguem rastrear Michel e resgatá-lo, embora a essa altura ele já tenha matado Melcendre brutalmente para tentar manter seu segredo seguro. Briala diz a Michel que ela nunca contará a ninguém sobre seu segredo, mas que ele agora deve a ela um favor.

Tensões élficas

Enquanto isso, os elfos da cidade em Halamshiral começam a se rebelar depois que um comerciante élfico muito querido, é brutalmente morto por atirar uma pedra na carruagem de um Lorde. Para resolver o problema sem ter que escolher um lado publicamente, Celene envia Briala para Halamshiral para assassinar silenciosamente o tal lorde.

Gaspard encomenda uma peça no Grande Teatro Royeaux que deixa subentendido que Celene tem uma elfa como amante e somente Gaspard pode salvar Orlais.

Com as tensões crescendo e rumores da excessiva tolerância de Celene com os elfos, além do fato de que Divina só oferecerá seu apoio à imperatriz quando o assunto com os elfos estiver resolvido, Celene decide marchar sobre Halamshiral para esmagar a rebelião élfica.

A imperatriz Celene

Assim que o massacre dos elfos termina, Gaspard embosca e derrota as tropas exaustas de Celene, e por pouco não consegue matar a imperatriz. Com sua força completamente destruída, Celene e Ser Michel escapam da cidade e se dirigem a Val Royeaux.

Briala e Felassan se encontram com a imperatriz e seu campeão. Embora a elfa se sinta traída por Celene que matou seu povo, os dois grupos concordam em unir forças e bolam um plano de conseguir o apoio dos elfos Dalish contra Gaspard.

Os Dalish e o demônio Imshael

Eles encontram o Clã Virnehn, mas eles se recusam a ajudar, temendo outra traição como a das Marchas Exaltadas. Os Dalish estão apenas interessados em recuperar seu passado, indo ao ponto de invocar um demônio chamado Imshael para tentar obter informações dele. Para fugir dali, os quatro precisam matar vários elfos – mas Michel poupa Mihris, uma jovem elfa, quando ela questiona sua honra.

Imshael conta a Michel, Briala, Celene e Felassan sobre a rede dos espelhos Eluvian e sobre as diferentes chaves para ativá-los. Michel recebe uma chave do Eluvian, mas é enganado e liberta o demônio, que massacra o clã Dalish.

O Demônio Imshael

Enquanto isso, Gaspard seguiu a trilha de Celene até a floresta com muitos soldados. Assim que chegam ao clã Dalish, eles encontram Mihris, que agora está possuída por Imshael, que lhes diz que ela pode levá-los até Celene através dos eluvians, já que o demônio deu a ela outra chave.

A viagem através dos Eluvians

Na continuação do Resumo de The Masked Empire, Briala, Celene, Michel e Felassan viajam pelos Eluvians até serem encontrados pelo grupo de Gaspard. Após uma luta com dois revenants e um horror arcano que os deixa severamente enfraquecidos, eles formam uma trégua incômoda até que possam alcançar a câmara principal onde os Eluvians podem ser ativados.

Durante a viagem, Briala junta as evidências em sua mente e percebe que foi Celene quem matou seus pais, e decide que ela não pode confiar o destino dos elfos a Celene.

briala resumo de the masked empire
Briala

Quando chegam no final do trajeto, Celene e Gaspard concordam em duelar pelo reino, com Sir Michel como o campeão da imperatriz. No entanto, quando Michel está prestes a matar Gaspard, Briala cobra seu favor e pede que ele desista do duelo, o que ele faz, efetivamente perdendo Celene seu reino.

Eles também percebem que Mihris está possuída por Imshael, mas demônio é persuadido a deixar seu corpo depois que Felassan diz que “algo maior” está chegando a Thedas.

Briala ativa os eluvians sem contar a ninguém a frase de controle (“Fen’Harel enansal” – a Bênção do Lobo Temido) e mantém a chave  para si mesma. Ela oferece aos humanos uma passagem segura e os manda embora.

O desfecho

Gaspard e Michel reaparecem fora de Val Chevin enquanto Celene se encontra de volta a Halamshiral, em seu próprio Palácio de Inverno. Embora ela esteja em uma posição precária, Celene faz com que o conde Pierre de Halamshiral entregue a cidade a ela rapidamente.

Michel diz que dedicará o resto de sua vida para encontrar Imshael para se redimir do papel que teve no massacre dos elfos, enquanto Gaspard se encontra confiante da vitória eminente e diz que não contará seu segredo a ninguém, pois vê nobreza em Michel.

Os elfos, Briala, Mihris e Felassan também seguem caminhos separados. Antes de partir, Briala oferece a frase de controle dos Eluvians para Felassan, mas ele se recusa a ouvi-la.

felassan e o resumo de the masked empire
Felassan | Arte por @RhunaeBell

Mais tarde naquela noite, Felassan entra em transe e se encontra no Véu. Uma entidade misteriosa se aproxima dele e pede a frase de controle, mas como ele se recusou a ouvi-la e não sabe responder, a entidade acaba o matando.

Os impactos de The Masked Empire

Após a leitura do resumo de The Masked Empire, é possível observar como Patrick Weekes montou o palco perfeito para a confusão política que é a missão “Olhos e Corações Maldosos” em Dragon Age Inquisition. O que o livro não fornece, entretanto, é a resposta sobre qual a melhor solução para o conflito, deixando o jogador com a difícil tarefa de determinar o futuro de Orlais.

Há também uma informação importante na DLC Invasor, que responde quem foi a figura que matou Felassan no véu. Uma fala de Cole revela que Solas matou o elfo no Véu por ter percebido que seus ideais haviam mudado. 

Como vimos, os livros lançados costumam impactar a trama dos jogos de Dragon Age. Por isso, também já trouxemos o resumo do livro Tevinter Nights nas principais plataformas de podcast para manter você atualizado do futuro da franquia. Inclusive, estamos de olho em tudo Dragon Age aqui no Megascópio – inclusive rumores de uma possível série na Netflix!