Andrzej Sapkowski nasceu em 1948, em Lodz, uma das maiores cidades da Polônia. Como muitos escritores, Andrzej não começou já sendo um homem das letras. Ele é formado em economia, uma área bem diferente de um escritor, ou coisa parecida. Sendo assim, trabalhou na sua área de formação por alguns anos.

Foi a partir de trabalhos de tradução de textos que Sapkowski começou a se interessar por ficção científica. Foi em um concurso de uma revista polonesa de fantasia que Andrzej viu a oportunidade de divulgar o conto que viria a ser o que conhecemos hoje em dia: The Witcher.

Em polonês, o nome é Wiedźmin, que em uma tradução literal, pode ser algo como “Criador de Feitiços“, onde conta as desventuras de Geralt de Rívia, um bruxo caçador de monstros geneticamente modificado, treinado por bruxos renegados e que vai de cidade em cidade oferecendo seus serviços em troca de dinheiro para derrotar criaturas vindas da Conjunção das Esferas, o evento cataclísmico que trouxe todas as aberrações ao mundo dele.

Nas palavras de Andrzej, The Witcher só veio ao mundo por um pedido de seu filho, que era um leitor voraz da revista onde o autor participou do concurso, a Fantastyka. Após o sucesso estrondoso dos livros, foi natural Sapkowksi começar a ganhar prêmios. E foram vários, sendo talvez o mais importante deles o Zajdel Awards, o qual já venceu por cinco vezes.

E falando em Geralt, podemos ver bastante influência de Raymond Chandler no personagem. O Bruxo tem atitudes e pensamentos semelhantes aos de Philip Marlowe, o personagem mais célebre de Chandler.

Duas curiosidades interessantes sobre o autor: uma é que ele é bem sincero, sendo muitas vezes confundido com “ser azedo”. E a outra é que, em entrevista ao Gizmodo, ele diz que odeia trabalhar.

Andrzej Sapkowski hoje se dedica a vários projetos envolvendo The Witcher, e além disso, escrever outras séries de livros, tais como a Trilogia Hussita.

Nós, do Mega, desejamos vida longa ao responsável por trazer algo tão impactante para todos nós!