Inicialmente, o  personagem Wesley Doods agia como Sandman e usando uma máscara de gás, sobretudo e seu revolver com gás do sono combatia o crime. Posteriormente, Neil Gaiman assume o título e renova todo o universo, assim, criando uma mitologia bela e complexa com Sandman sendo um dos sete perpétuos, que são entidades mais velhas que os deuses e muito poderosas. Dentro deste contexto, o autor conseguiu criar um história fantástica e que é um marco na literatura.

Segundo a CBR, a obra alcançará uma nova mídia que é o formato de audiolivros pela Audible e contará com narração do próprio Neil Gaiman. O escritor também participará como produtor-executivo com o idealizador do projeto, Dirk Maggs, que já traduziu para o formato obras como O Guia do Mochileiro das Galáxias e Juiz Dredd. Pelo visto Sandman irá se expandir para o mais diferentes formatos de mídia, levando em conta que já é planejado um live-action da obra pela Netflix.

Sandman foi lançado originalmente em 75 edições pela DC Comics com o selo Vertigo em 1989. No Brasil, a história original foi publicada em quatros encadernados pela editora Panini. Além disso, o conteúdo está sendo republicado em 10 volumes capa cartão que incluirão a série Sandman Prelúdio lançada em 2013 (2016 no Brasil), que também foi publicada em capa dura.