O atual presidente da Square Enix, Takashi Kiryu, já é famoso por declarações um pouco polêmicas em nome da empresa. Seguindo os desejos do antigo presidente, Kiryu mantém opiniões controversas sobre diversos assuntos, e dessa vez, a pauta é inteligência artificial.

Em uma carta de ano novo, algo que já tradição da empresa, o atual presidente comentou sobre o uso de IA e o quanto a empresa será ”agressiva” ao introduzir o uso em algumas etapas de desenvolvimento de suas produções.

Reprodução/Square Enix

Confira a tradução da carta feita pela equipe do site Jbox:

”Inteligência artificial (IA) e suas potenciais implicações já são temas de debate acadêmico há algum tempo. Contudo, a introdução do ChatGPT, que deixa qualquer um produzir facilmente textos ou traduções, ou se engajar em conversas em texto, facilitou a disseminação de IAs generativas. Seu lançamento deixou claro que a aplicabilidade da IA generativa nãoo era, de forma alguma, limitada a texto, e os meses seguintes foram acompanhados de uma rápida sucessão de lançamentos de novos serviços e conteúdos que expandiam a IA generativa para uma série de domínios próximos ao entretenimento digital, incluindo imagens, vídeos, e música. Acredito que a IA generativa tem o potencial de não apenas reconfigurar o que nós criamos, mas também mudar fundamentalmente processos pelos quais criamos, incluindo programação.”

Em um segundo trecho da carta, ele continua:

”Também pretendemos ser agressivos ao aplicar IA e outras tecnologias de ponta tanto no desenvolvimento de conteúdo quanto nas funções de distribuição. Em curto prazo, nossa meta é melhorar nossa produtividade no desenvolvimento e atingir mais sofisticação nas estratégias de marketing. No longo prazo, esperamos impulsionar essas tecnologias para crias novas formas de conteúdo, pois acreditamos que inovações tecnológicas representam oportunidades de negócios.”

Na carta em questão, o presidente Kiryu não deu detalhes de como fará o uso de IA, entretanto, acabou comentando sobre algumas iniciativas que tomou desde que assumiu o cargo.

Leia também: