Devido a pandemia que assola o Mundo, o SESI (Serviço Social da Indústria) decidiu recorrer a uma nova forma de estimular o ensino à distância, utilizando o jogo Minecraft, a fim de incentivar um envolvimento maior dos alunos na aprendizagem e uso da criatividade.

Esse desafio incentiva mais de 134 mil estudantes do Ensino Fundamental I e II (6 a 14 anos) do SESI a criarem no Minecraft Education Edition um “mundo” antes da pandemia da COVID-19 e outro depois dela. Para cumprir o desafio os estudantes têm que pesquisar mais sobre os impactos da doença, e o que ela provoca de mudanças no comportamento das pessoas, dos estabelecimentos. A BigBrain, parceira da Microsoft na área de educação, foi quem apoiou esse processo:

“A vontade de trabalhar com o Minecraft surgiu com o desafio de manter os estudantes focados e interessados nas aulas, mesmo à distância, uma dificuldade que todas as escolas devem estar enfrentando nesse momento”, afirmou Perla Amorim, especialista da área de educação no departamento nacional do SESI.

Nesse desafio “Mundo em Ação! Prevenção e Educação” no Minecraft, uma das habilidades trabalhadas é a autonomia, trazendo o aluno como protagonista tanto na busca por informações, quanto na escolha dos elementos que vai utilizar para montar o seu “mundo” antes e depois da pandemia da COVID-19.