A chegada da gamescom ao Brasil aconteceu em 2024 e englobou um tradicional evento do cenário nacional: o BIG Festival. A proposta de destacar e premiar jogos independentes — tanto nacionais quanto internacionais — foi mantida, com um reforço especial à cena brasileira por meio da área Panorama Brasil.
Nessa área, diversos expositores apresentaram seus projetos. O mais interessante foi a possibilidade de não apenas jogar os títulos, mas também conversar com os desenvolvedores e entender mais profundamente suas ideias.

A seguir, confira alguns dos destaques da área Panorama Brasil que tivemos a oportunidade de experimentar:
Au Revoir – Invisible Studios
Com uma estética low poly e jogabilidade no estilo point-and-click, Au Revoir se passa em um futuro distópico onde uma megacorporação desenvolveu um cérebro artificial. A tecnologia permite que os mais ricos façam upload de suas memórias e recebam novos corpos, caso necessário.
A história é bastante curiosa, e a gameplay remete a clássicos do gênero. Au Revoir já está disponível para PC via Steam.
Atomic Panic – BitCake Studios
Atomic Panic é um jogo de ação onde o jogador enfrenta hordas de inimigos em partidas solo ou cooperativas para até quatro jogadores. Visualmente simpático, com ambientação 3D e personagens carismáticos, o game oferece boa variedade com heróis de habilidades únicas, modificadores de tiros e outros elementos que diversificam seu loop de gameplay.
Atualmente está disponível em early access na Steam. Recentemente, o game recebeu uma atualização que adicionou uma personagem com habilidades de voo, mudando bastante a dinâmica de combate e movimentação.
One Card One Shot – Yae Studios
Apresentado inicialmente durante a CCXP 2024, One Card One Shot marcou presença também na gamescom latam, na área indie e na ID@Xbox. A proposta mistura cardgame e shooter, resultando em uma combinação inovadora e divertida.
Com lançamento previsto para agosto de 2025, o game chegará para PC (Steam) e Xbox.
Party Demon – Barely Alive
Em Party Demon, o jogador precisa evitar que a festa da rainha do inferno seja interrompida por humanos indesejados. A jogabilidade mistura tower defense com deckbuilding: antes de cada onda inimiga, o jogador equipa salas com cartas que poderão ser usadas para instalar armadilhas ou causar efeitos instantâneos.
Casual e divertido, Party Demon foi lançado em 25 de abril de 2025 e já está disponível para PC via Steam.
Onikura – Too Dark Studios
Onikura é um intenso boss rush com forte inspiração em Hollow Knight, Cuphead e o visual pixelado de Celeste. O jogo exige precisão e leitura de padrões inimigos, destacando-se pelo sistema de bloqueio, que precisa ser executado com precisão milimétrica.
After The End – Red Frog Games
Para os fãs de gerenciamento de base e exploração em cenários pós-apocalípticos com zumbis, After The End é um título promissor. Com visual 2D pixelado e combates intensos, o jogo oferece uma gameplay divertida na coleta de recursos.
Durante o evento, testamos a parte de exploração e coleta, enquanto a construção de base e o resgate de sobreviventes estarão presentes na versão final, segundo os desenvolvedores.
Bee VS Zombies
Bee VS Zombies é um tower defense dinâmico com temática bem inusitada: controlamos uma abelha rainha e seu exército, que deve defender seu território de hordas inimigas. O jogo permite explorar o mapa, evoluir torres e enfrentar chefes desafiadores.
Antes de cada run, escolhemos uma abelha rainha e um personagem de suporte, cada um com habilidades distintas, o que contribui bastante para a rejogabilidade do título.
Boomies – Split Games
Voltado para o público infantil e com foco educativo, Boomies aposta na interação com o cenário e a relação dos sons com objetos. O estúdio também apresentou outros projetos com propostas variadas e animações bastante caprichadas, demonstrando um grande cuidado com o conteúdo voltado ao público mais jovem.
Leia também: