Sendo um dos jogos mais esperados do ano de 2023, Final Fantasy XVI acaba chamando atenção com qualquer novidade que é divulgada sobre o game, e claro, toda essa euforia é muito bem justificada por toda a equipe que está envolvida no décimo sexto título da série.

Para aquecer ainda mais o coração dos fãs e deixar todos muito ansiosos para o dia 22 de junho, as primeiras previews do game começaram a sair, e com isso, finalmente poderemos descobrir um pouco mais do que nos espera no reino de Valisthea.

Detalhes sobre a demo

Segundo a IGN, a demo exclusiva para os jornalistas tinha duas horas de duração, e de acordo com a Square Enix, essa demonstração é uma ”versão especial feita para a mídia experimentar, e o conteúdo pode ser diferente da versão final”. Então, muito provavelmente, alguns detalhes do game ainda podem ser um grande segredo da desenvolvedora.

Revelando um pouco mais de detalhes sobre a demo, toda a sequência de combate havia em algum momento, uma luta contra chefe, que acabava mostrando um pouco da ambiciosa missão da Square Enix nesse novo título.

Combate

Em um dos primeiros confrontos da demo, contra a espiã Benedikta, os jornalistas afirmam a importância dos Eikons na trama, que são aqueles monstros gigantescos que agora assumem o papel das antigas summons, que pelo menos nesse game, já não possuem o mesmo papel de antigamente.

Reprodução: Final Fantasy XVI Hands-On IGN

No primeiro combate da demo a mídia já afirma a existência de um sistema de batalha bastante divertido, flexível e até mesmo estratégico em certos níveis, entretanto, esse não foi o combate que mais chamou a atenção de quem jogou.

Em um dos primeiros combates, ainda sem o Clive usar seus poderes de Eikon, já podemos ver o tamanho da escala das batalhas de Final Fantasy XVI, em uma luta intensa contra a Garuda, então incorporada pela Benedikta. A batalha segue um ritmo bastante frenético, até Clive conseguir atordoar a Garuda, para então puxar sua cabeça, abrindo assim seu rosto para uma série de ataques fatais.

Reprodução: Final Fantasy XVI Hands-On Gematsu

Dando ainda mais destaque para a batalha contra os Eikons, os jornalistas afirmam que são combates extremamente empolgantes e só devem evoluir conforme o passar do jogo. Inclusive, também comentam que o combate lembra até mesmo alguns filmes de Kaijus.

Combate completamente agressivo e uma ótima progressão

Reprodução: Final Fantasy XVI Hands-On Gematsu

Com toda certeza, não é só nas batalhas contra chefes que o combate do game brilha, visto toda a criatividade de Ryoto Suzuki, conhecido pelo seu trabalho em Devil May Cry 5 e Dragon’s Dogma. Os jornalistas afirmam o peso das lutas contra inimigos normais, com um Clive bastante ágil e os fundamentos básicos do game sendo retirados de grandes clássicos dos RPG’S de ação.

Além disso, para não ficar só citando pontos positivos, eles também reclamam levemente da interface do jogo, que constantemente mostra números de danos e isso acaba não sendo uma boa combinação com toda a arte do universo do game. Entretanto, é possível sim se acostumar e no final, acaba virando algo bastante gratificante.

Contudo, eles citam que quando entramos no modo Eikon com Clive, e estamos em uma batalha de gigantes, o combate já não é mais tão elaborado quanto normalmente é, e aquilo que acaba salvando e segurando esse combate, são todas as cenas e o escopo da batalha.

Reprodução: Final Fantasy XVI Hands-On Gematsu

Gameplay, sistema e acessibilidade

No jogo, Clive também poderá interagir com o seu fiel companheiro, o lobo Torgal. Entretanto, algo que até já foi comentando anteriormente sobre seus parceiros de combate, é que quando um companheiro entra no elenco, você só poderá definir suas estratégias de combate, não será capaz de controlá-los em nenhum momento, fato esse que segundo a mídia, acaba sendo compreensível depois que você começa a jogar.

Sobre o seu sistema, utilizamos o quadrado para atacar, cruz para pular, triângulo para usar magias e círculo para habilidade dos Eikons. Já nos gatilhos, usamos o R1 para esquivas, R2 para invocar uma habilidade dos Eikons (Funcionando mais ou menos no sistema de shortcuts de Kingdom Hearts ou de outros jogos de ação, onde seguramos R2 e usamos um dos botões de base, seja triângulo ou quadrado, para soltar uma habilidade).

Já no L1 podemos travar a mira em um inimigo e L2 usamos para trocar de Eikon. Podemos ainda usar os botões do D-pad, onde esquerda abre as habilidades e comandos do lobo Torgal e os outros três servem como atalhos para usarmos itens, como poções e elixir.

Reprodução: Final Fantasy XVI Hands-On IGN

Já um sistema bastante interessante e acessível para todos os fãs de Final Fantasy, é uma nova abordagem de acessibilidade que a Square Enix implementou no game.

Fugindo das clássicas opções de dificuldade, agora temos uma coleção de cinco anéis que causam efeitos de ”facilitação no combate”. O Ring of Timely Evasion, por exemplo, fará esquivas automáticas para Clive, já o Ring of Timely Strikes irá executar combos elaborados com apenas um toque no botão de ataque. Além disso, também existem anéis com foco em comandos para o Torgal, que pode fornecer assistência de ataque e cura.

Esses anéis são uma ótima adição ao game, principalmente quando se pensa que todo tipo de fã, com todo tipo de habilidade, do mais casual, até mesmo ao mais habilidoso, poderão aproveitar ao máximo, de sua maneira, os confrontos de Final Fantasy XVI. Isso também mostra o carinho da equipe do nosso querido Naoki Yoshida, que desde o Final Fantasy XIV, vem mostrando o quanto se importa com a sua base de fãs, trazendo todo tipo de suporte para a comunidade.

Final Fantasy XVI será lançado em 22 de junho de 2023, sendo um exclusivo temporário do PlayStation 5.

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