Após ganhar data de lançamento durante o último State of Play, os desenvolvedores do game também deram mais detalhes sobre a gameplay de Final Fantasy VII Rebirth.

A entrevista foi divulgada pelo Playstation Blog e contou com a participação do produtor Yoshinori Kitase, do diretor criativo Tetsuya Nomura, do diretor Naoki Hamaguchi e do supervisor musical Keiji Kawamori. Confira os detalhes abaixo.

  • Sistema de combate – Hamaguchi fala sobre o que ele chama de movimentos de sinergia, uma nova mecânica que permite que o jogador use habilidades de sinergia a qualquer momento, esgotando o medidor da mesma forma que um Limit Break. Além disso, os personagens agora possuem árvores de habilidades, onde também é possível desbloquear essas habilidades de sinergia. Novos tipos de Materia também estarão disponíveis no jogo, com mais opções de personalização e utilização de equipamentos para os personagens.
  • Red XIII – Hamaguchi também destaca as mecânicas envolvendo Red XIII, que conta com um medidor de vingança, além do medidor de ATB, permitindo que o personagem carregue esse medidor a medida que se defende de ataques e use várias habilidades quando este medidor estiver cheio.
  • Outros personagens jogáveis – quando perguntado se Cait Sith e Vincent Valentine seriam personagens jogáveis, Nomura explicou que, assim como Red XIII era apenas um companion em FFVII Remake e agora é um personagem jogável, o mesmo pode acontecer com outros personagens em Rebirth indo para o próximo jogo.
Final Fantasy VII Rebirth
Reprodução/Square Enix
  • Invocações – o novo trailer mostra rapidamente as aparições de Alexander e Odin, invocações do game original. Hamaguchi confirmou que Rebirth terá invocações que retornam do Remake, mas também invocações inéditas que não apareceram nem no FFVII original.
  • Minigame de Junon – o clássico minigame da cidade de Junon também estará disponível em Rebirth, porém Hamaguchi afirma que a equipe de desenvolvimento do game aumentou o escopo do minigame: agora, além de se infiltrar em uma das unidades do desfile, Cloud irá liderar essa unidade e pode alterar a composição dos soldados, mudando a apresentação.
Final Fantasy VII Rebirth
Reprodução/Square Enix
  • Gold Saucer – outra localização icônica, Gold Saucer será visitado pelos jogadores por volta da metade do jogo, mas o local foi desenvolvido com a ideia de que será possível retornar a qualquer momento para aproveitar vários minigames, tanto na história principal quando em missões secundárias. Nomura confirmou que a clássica cena da roda gigante também foi inserida no game.
  • Exploração – a história do game gira em torno da perseguição que Cloud e seu grupo promovem por Sephiroth. Por conta disso, os personagens irão interagir com diversos locais no mundo, com uma grande ênfase em exploração. O mapa geral do jogo é um bom exemplo disso, sendo grande e expansivo. Assim como o Remake, Rebirth também irá trabalhar os locais explorados com um equilíbrio entre respeito ao jogo clássico e modernização, com o acréscimo de cenas inéditas. Outra novidade são os diferentes tipos de Chocobos para cada região, que possuem características únicas dependendo do local que foram encontrados.
Final Fantasy VII Rebirth
Reprodução/Square Enix
  • Transferência de arquivos de FFVII Remake – por ser um projeto pensado como uma trilogia, Hamaguchi confirmou que não será possível transferir o progresso dos jogadores do Remake para Rebirth, mas haverão bônus para quem jogou o game anterior.
  • Trilha sonora – Kawamori falou um pouco sobre a trilha sonora do game, dizendo que uma série de músicas novas foram criadas para o jogo devido ao seu tamanho muito maior do que Remake. Existe uma grande variedade de gêneros musicais, mas também existem novos arranjos de músicas do FFVII original.
  • Sephiroth como personagem jogável – assim como no jogo original, Nomura confirmou que os jogadores poderão controlar Sephiroth na mesma cena que os fãs já conhecem.
  • Escopo da história – de acordo com Nomura, os acontecimentos de Rebirth devem ir até a Forgotten Capital do jogo original, porém existem mudanças na ordem desses acontecimentos: Wutai não faz parte da linha de Rebirth, sendo abordada apenas no próximo jogo.

Final Fantasy VII Rebirth estará disponível para Playstation 5 em 29 de fevereiro de 2024.

Veja também: