Em entrevista conduzida pela Square Enix, Tetsuya Nomura, Kagushige Nojima e Nobuo Uematsu falaram sobre suas vidas, produção de Final Fantasy VII Rebirth e mais.

Parte da qualificada equipe de produção de Rebirth, Nomura, Nojima e Uematsu conversaram principalmente sobre a trilha sonora do game, mas também deram uma palhinha sobre outros tópicos.

Um desses tópico foi como os três se conheceram: na empresa desde o lançamento do primeiro Final Fantasy, Uematsu explica que tanto Nomura quanto Nojima chegaram à Square Enix nos lançamentos de FFV e do FFVII original, respectivamente.

A conversa foi conduzida com muita leveza, com Uematsu destacando como Nomura se aproximou dele com uma fala inesperada sobre dinheiro e como Nojima tinha os mesmos interesses que o compositor, o que rendia horas de conversas em bares depois do trabalho.

“Mais tarde, na festa de encerramento de FFVI, [Hironobu] Sakaguchi estava na frente fazendo um brinde a todos: ‘obrigado pelo seu trabalho duro – felicidades!’ Então, depois de um tempo, Nomura veio falar sobre querer mais dinheiro. Fiquei surpreso com o quão abertamente ele compartilhou seus sentimentos dessa maneira.”

Ao falarem sobre a produção do FFVII do primeiro Playstation, Nomura explicou como a mudança de sistema, saindo do Super Nintendo e indo para o console da Sony, não chegou a afetar seu trabalho pois ele não tinha tantas liberdades para implementar o que ele queria até aquele ponto: “As pessoas começaram a ver meu potencial no FFVI e finalmente consegui muito mais liberdade no FFVII.”

Essa longevidade que os produtores do game têm dentro da Square também é refletida em como eles fazem seus jogos hoje em dia – Uematsu aponta como ele achava que a equipe toda era jovem e “verde” nos primeiros jogos anos antes e que hoje, após tantos títulos, são capazes de entregar obras como Remake e Rebirth.

“Durante o desenvolvimento do FFVII nunca pensamos que ele seria refeito décadas depois. Então, quando pude ver as gameplays do Remake, pensei ‘caramba!’ (…) Não sei como vocês fizeram esse jogo.”

Você pode conferir a entrevista completa, de cerca de 40 minutos de duração, com Nomura, Nojima e Uematsu logo abaixo, onde o trio também fala mais sobre  o processo de criação da música No Promise to Keep:

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