O universo de Cyberpunk, criado por Mike Pondsmith nos RPGs Cyberpunk 2013 e Cyberpunk 2020, é vivo e complexo. Nele temos o uso da tecnologia para o melhoramento corporal e a banalização destas modificações chegam a níveis assustadores. A presença de gangues e empresas sem escrúpulos é um dos pontos conflitantes nesta sociedade distópica e mostra o reflexo do desenvolvimento sem humanização. Em Cyberpunk 2077 não é diferente, pois o jogo desenvolvido pela CD Projekt Red, que também conta com a participação de Pondsmith, da continuidade ao universo do RPG e aprofunda ainda mais as relações existentes.

Ambas as obras também são marcadas pelo forte fator cultural que influencia as pessoas em seu senso estético e comportamental. Uma forma de manifestação cultural muito presente é a música, que possui alguns representantes neste universo, porém uma das bandas que mais se destaca é a Banda Samurai. Então que tal explorarmos um pouco da história da banda Samurai e seus integrantes?

Em Cyberpunk 2013 e 2020

A banda Samurai começou tocando nos diversos bares de Night City. Com um som era tão impactante, não demorou para fossem descobertos e abordados por Jack Master, chefe da universal Music, após um show no Raibow Cadenza. O contato grou frutos e em pouco tempo estavam com a música “Blisting Love” como a mais tocada da EuroRadio. O sucesso da música foi seguido pelo lançamento do álbum de estréia da banda.

Os membros da banda eram Johnny Silverhand no vocal e guitarra rítmica, Kerry Eurodyne vocal e guitarra principal, Danny na bateria, Nancy (Bles Isis) no teclado e Henry no baixo. Silverhand é um ex-soldado que perdeu seu braço no conflito centro-americano. Ele se revoltou contra o governo americano durante a guerra, quando segredos dos governantes foram mostrados e eles se mostraram corruptos e manipuladores. Eurodyne também era influente e considerado um músico talentoso, dono de uma voz poderosa e conhecida pelo mundo.

A banda se dissolveu meses após Nancy ser presa por empurrar seu marido abusivo pela janela do apartamento que se localizava no do 83° andar. Ela foi condenada a sete meses de encarceramento. Após cumprir sua pena, assumiu o nome de Bles Isis e se tornou uma figura presente na mídia pela rede televisiva Network 54. Quanto a Eurodyne, ele continuou sua carreira musica e lançou albuns de sucesso.

Em Cyberpunk 2077

Em 2077 a banda continua sendo um ícone e bastante influente. Suas músicas de rebeldia e desobediência social ecoam em uma sociedade corrompida pelas megacorporações e marcada pela desigualdade. Sobre os membros da banda só foram dadas informações sobre Johnny Silverhand (interpretado por Keanu Reeves). O famoso rockerboy acompanha a personagem V como um “fantasma digital”, pois fisicamente acredita-se que ele esteja morto.

Quando foi mostrando durante o anuncio do jogo na E3 de 2019, a desenvolvedora foi questionada em relação a possibilidade de jogar com Silverhand em algum momento da história. A empesa confirmo que apesar dele estar presente boa parte do tempo com V, ele será como um guia, mas não jogável.

Para o jogo, “Samurai” será interpretada pela banda de punk hardcore sueca chamada Refused. Algumas das músicas podem ser conferidas na trilha sonora do jogo. Como mostrado nos trailers, o logo da banda é representado pela máscara de um “Oni”, que é um tipo de demônio na cultura japonesa.

Agora é esperar o lançamento do jogo para saber mais dos acontecimentos. Cyberpunk 2077 será lançado em 17 de setembro de 2020 para as plataformas PC, Xbox One, PlayStation 4 e Google Stadia

Confira abaixo as músicas lançadas da banda: