No início de fevereiro de 2023, foi anunciado que a HYBE, um conglomerado da área do entretenimento, tecnologia e serviços da Coreia do Sul, conhecida principalmente por grandes grupos de Kpop como BTS, TXT, Enhypen e New Jeans, comprou as ações majoritárias do fundador da SM Entertainment (SME), Lee Soo Man. Em declaração oficial, Bang Si-hyuk, chairman (Presidente do Conselho de Administração) da HYBE, afirmou dividir a mesma visão de Soo Man para a empresa sobre implementar o metaverso, estabelecer um sistema multilabel e se posicionar em favor da sustentabilidade.

“No centro de todas as conquistas da SM Entertainment está Lee Soo Man. Não é exagero dizer que todas as pessoas da indústria do Kpop têm sido influenciadas por Lee Soo Man. Lee Soo Man industrializou a música coreana, o que antes foi uma barreira, e o melhor do mundo fez isso, é o legado dos nossos musicistas.” Expôs Bang PD, demonstrando sua admiração e respeito pelo empreendedor, Lee Soo Man.

HYBE-1

A declaração completa pode ser conferida AQUI.

A SM Entertainment foi criada por Lee Soo Man, oficializada com o nome que leva até hoje, em 1995. Desde então, a empresa produziu grandes sucessos ao longo dos anos como a solista BoA, o grupo TVXQ, Super Júnior, Girls Generation, EXO, NCT e muitos outros. Porém, com o anúncio das vendas de ações esse ano, a empresa tem passado por alguns conflitos em sua direção.

Uma dessas maiores vendas foi realizada recentemente para a Kakao, um dos maiores conglomerados da Coreia do Sul, que comprou 9.05% da SM entertainment, uma violação da lei comercial e dos artigos associados à lei do conselho de administração da empresa, segundo Lee Soo Man que ameaça entrar com uma ação legal contra os responsáveis. Uma contestação foi feita pelos Co-CEOs da empresa de entretenimento, Lee Sung Soo e Tak Young Joon, que alegaram se tratar apenas de uma nova estratégia para implementar seu novo plano de negócios, a SM 3.0.

Em resposta a situação, Lee Soo Man uniu forças com Bang Si-hyuk e para ele vendeu 14.8% das ações da SM que estavam em sua posse – anteriormente possuía um total de 18.46%. Assim, hoje a HYBE se torna a maior acionista da SM Entertainment e nos deixa no aguardo de novidades referente aos próximos passos da empresa.