Uma notícia surpreendente para os fãs de animação japonesa: A rede de televisão Japonesa Nippon TV anunciou a aquisição de parte do icônico Studio Ghibli. A rede de transmissões revelou  a compra de 42,3% das ações do estúdio

A aquisição passa a valer a partir de outubro desse ano. O cofundador do estúdio e presidente Toshio Suzuki revelou que a negociação já estava acontecendo a algum tempo.

Segundo o produtor, o estúdio já estava procurando algum tipo de sucessão ou aquisição por conta o envelhecimento dos fundadores e responsáveis pelo Studio Ghibli. Suzuki e Hayao Miyazaki ainda estão envolvidos no estúdio, no caso de Miyazaki, o diretor ficará como diretor honorário.

Muitos podem se perguntar por que o filho de Miyazaki não assumiu a direção do estúdio e ficou à frente da negociação. Foi revelado que Goro Miyazaki, que também é diretor, inclusive responsável pela direção de alguns filmes do estúdio, recusou diversas ofertas para se tornar presidente.

A parceria visa fortalecer a produção e a distribuição de conteúdo animado no Japão e no mundo, além de preservar o legado artístico do estúdio fundado por Hayao Miyazaki e Isao Takahata.

Veja também: