O game Hi-Fi Rush foi desenvolvido pela Tango Gameworks, a mesma dos jogos da franquia The Evil Within e Ghostwire: Tokyo, e distribuído pela Bethesda Softworks. Pelo estúdio ter sido comprado pela Microsoft, o título saiu exclusivamente para Xbox Series S|X, Xbox Cloud e PC. Seu lançamento ocorreu de surpresa e trouxe para si muitos olhares curiosos, não só pelo seu visual atrativo, mas também pela forma diferente de chegar aos jogadores.

Hi-Fi Rush 1

Sua história se passa em uma época que robôs são utilizados no dia-a-dia e a substituição por partes mecânicas já é comum. No controle de Chai, um garoto sem o movimento de um dos braços, o jogador encara a aventura do garoto que deseja virar uma estrela da música, mas acaba por descobrir planos malignos e lutar contra uma corporação maléfica, a Vandelay.

Para chegar a este ponto, durante o procedimento de substituição de seu braço por um robótico ocorre um acidente. Durante o procedimento seu aparelho de som cai na máquina que realiza o transplante e vincula o seu corpo como um todo ao ritmo da música. Sendo considerado um defeito e caçado, o garoto descobre planos ocultos e novos faz amigos para tentar impedir que a Vandelay atinja seu objetivo.

Música é fundamental

A questão rítmica não está só na narrativa, mas sim no jogo com um todo. Sejam os golpes do protagonista ou os barulhos ambientes, tudo é ritmado e combina com a trilha sonora da fase que está sendo jogada. Com seu estilo beat em’ up caminhamos, resolvemos puzzles e enfrentamos combates frenéticos. Munido de uma guitarra de sucata, os ataques e defesas podem ser deferidos de forma rítmica, assim, obtendo bônus de dano e parando oponentes. Estes que são variados e marcantes, principalmente os chefes, que apresentam batalhas de mecânicas únicas.

Voltando para a música, Hi-Fi Rush apresenta uma ótima trilha sonora, seja as músicas compostas para o jogo ou as que tiveram seus direitos adquiridos. Entre as músicas que tocam estão faixas das bandas The Black Keys e Nine Inch Nails. As músicas originais compostas para o jogo estão disponíveis gratuitamente.

Um ponto que vale ser destacado é dublagem do game. Estando disponível totalmente em português, as vozes combinam com os personagens e é mostrado um cuidado muito grande tanto para Chai e seus amigos, como para os vilões e robôs que enfrentamos. 

hi-fi-rush 2

Progressão de habilidades

Como dito anteriormente, o jogo é repleto de puzzles que exigem diferentes habilidades. Para isso encontramos em nossa trajetória três aliados, que além de ativarem mecanismos e abrirem caminho, também podem ser usados na batalha. Combinando os aliados com os ataques que podem ser desbloqueados temos uma grande variação de combate e informações para ser gerenciada em meio a hordas de robôs que chegarão para enfrentar Chai.

O excesso de possibilidades e mecânicas não é um problema, pois cada novo elemento é inserido de forma bastante didática no jogo. Assim, o jogador tem tempo de se acostumar com os novos movimentos antes que um novo aliado ou elemento de desafio no cenário seja adicionado.

Hi-Fi Rush 3

Veredito

Hi-Fi Rush é um ótimo jogo dentro dos gêneros rítmico e beat ‘em up, assim, cumprindo muito bem sua proposta. Sua gameplay é divertida e com comandos variados que são inseridos de forma gradativa e de modo a não confundir o jogador, assim, é estruturado de forma bem didática. Sua rítmica impressiona pela sincronização dos movimentos, como ela guia bem os combates e sua influência na criação de combos.

Quando falamos em suas músicas, tanto as autorais quanto as com direitos adquiridos, nos é passado uma experiência e tanto. Sendo uma parte fundamental da base do game, a trilha sonora entrega momentos marcantes e conduz bem a jogatina. O visual do game também é de se admirar pelo aspecto descontraído, caprichado e divertido.

Sem dúvida, o game é uma experiência única e que vale muito a pena ser jogado. Quando unimos todos o elementos propostos, temos um título marcante, com uma história que sabe o quanto deve durar e que pode incentivar o jogador a revisitar fases, seja pela música, conquistas ou buscar novos itens cosmético para o protagonista.

REVER GERAL
Narrativa
Visual
Gameplay
Trilha sonora
Dublagem
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Jogador de Gwent for fun e Mestre em Ciência da Computação.
hi-fi-rush-criticaSem dúvida, Hi-Fi Rush é uma experiência única e que vale muito a pena ser jogado. O uso da música e sua interação que se conecta nos diferentes aspectos do game é muito interessante e que pode te prender para jogar novamente facilmente.