Chegando para Playstation, Switch e PC em 22 de março, The Legend of Legacy HD Remastered é um RPG com grande foco na exploração e na narrativa.

Sua história se passa na ilha de Avalon e acompanha um grupo de sete heróis enquanto eles exploram o local, aprendem seus segredos e tentam realizar seus próprios desejos.

O game foi lançado originalmente em 2015 para Nintendo 3DS, sendo produzido no estúdio Cattle Call pela equipe de desenvolvimento formada por Tomomi Kobayashi (ilustradora), Masashi Hamauzu (compositor), Masato Kato (roteirista), Kyoji Koizumi (designer) e Masataka Matsuura (diretor).

Para o remaster, a FuRyu, que publicou o jogo na época no Japão, assumiu o papel de desenvolvedora, com publicação ficando a cargo da NIS America. A convite da própria NIS, pudemos conferir o game na íntegra, com antecedência, em sua versão para PC – confira a review completa abaixo.

Artigo pode conter pequenos spoilers da história, combate e mecânicas de The Legend of Legacy HD Remastered

Avalon e os Elementals

O cenário de Legend of Legacy é a misteriosa ilha de Avalon, dita ser habitada pelos próprios deuses e que sempre é alvo daqueles que procuram fama, glória ou tesouros. Porém, não se trata de uma ilha qualquer, com seu único porto seguro sendo a cidade de Initium, fundada pelo King of Adventurers, o primeiro explorador a descobrir o local.

Avalon é habitada por monstros terríveis e possui um terreno extremamente traiçoeiro, variando entre florestas, desertos, locais a beira mar e mais. Por conta disso, todas as tentativas de mapear a ilha por completo falharam até agora.

O outro ponto crucial para a história do game são os Elementals, entidades naturais de Avalon e que controlam diferentes forças naturais. A ilha possui quatro tipos de Elementals – água, ar, fogo e sombras – que sempre tentam lutar pelo controle de territórios influenciando os arredores com seus próprios elementos.

É com esse cenário que conhecemos o grupo de personagens principais do game, cada qual com suas próprias ambições.

The Legend of Legacy HD Remastered
Um dos primeiros cenários de The Legend of Legacy. Reprodução: FuRyu/NIS America

Elenco de personagens

Ao todo, o game traz sete personagens jogáveis que apresentam diferentes habilidades e capacidades. Um ponto interessante é que possível escolher qualquer um dos sete para ser o personagem principal da sua jornada, com todos os outros ficando disponíveis para serem recrutados em Initium.

O elenco do game é formado por: Meurs, o último Elementalist e que é capaz de falar com espíritos; Garnet, uma templária que vai para Avalon a serviço da igreja; Bianca, uma jovem que lembra apenas de seu próprio nome; Liber, caçador de tesouros em busca de fortunas; Eloise, uma alquimista em busca da vida eterna; Owen, um mercenário disposto a qualquer trabalho pelo preço certo; e Filmia, um sapo príncipe de um reino perdido.

Cada um dos sete tem suas próprias características, mas que afetam mais o andar das batalhas do que as ações dos jogadores: como todos eles podem ser escolhidos no início, todos conseguem usar os mesmos ataques mágicos, armas e equipamentos, trazendo mais variações em seus status e influenciando coisas como ordem de ataque, resistência e afins.

The Legend of Legacy HD Remastered
Elenco de personagens de The Legend of Legacy HD Remastered. Reprodução: FuRyu/NIS America

Combate

O combate do game é feito por turnos, mas possui vários elementos em seu sistema que podem tornar as batalhas algo complexo. Só é possível formar uma equipe com três dos setes personagens disponíveis, sendo necessário visitar Initium caso queira trocar algum membro do time.

Ao invés de ganhar níveis como um RPG normal, os personagens evoluem a medida que utilizam seus golpes em batalha. Caso o jogador só utilize um golpe normal o tempo inteiro, apenas aquele ataque irá melhorar, deixando o personagem desequilibrado – é necessário variações para fazer com que a equipe evolua igualmente.

Um dos pontos de destaque são as formações e posições que os personagens assumem durante o combate, que torna possível personalizar o que cada um fará, atribuindo papéis ofensivos, defensivos ou de suporte: por exemplo, o game inicia sua história com a formação Pegasus, onde um personagem defende toda a equipe enquanto os outros dois atacam os inimigos.

Também podemos destacar o uso dos elementos, como falado na história. O jogador pode encontrar fragmentos ao longo de sua jornada que permite invocar o poder de algum dos quatro elementos, tornando possível a utilização de ataques especiais baseados nesses elementos, dado que os personagens estejam com os equipamentos certos para isso.

Vale um outro destaque importante: o combate de Legend of Legacy é difícil, com muitos inimigos sendo capazes de dar trabalho caso o jogador não pense em cada um de seus movimentos. Ficar apertando o botão de ação aleatoriamente, como um muitos RPGs por aí, não vai funcionar boa parte do tempo.

The Legend of Legacy HD Remastered
Combate em The Legend of Legacy HD Remastered. Reprodução: FuRyu/NIS America

Mecânicas e gameplay

Além do combate, Legend of Legacy também trabalha com mecânicas que amarram bem as dinâmicas do jogo. A principal delas é a cartografia: como mencionado na história, Avalon não tem mapas bem definidos, sendo trabalho do jogador explorar cada cenário até atingir 100% do mapa de cada região. Ao conseguir fazer isso, é possível vender esse mapa completo no mercador e receber uma boa quantia para ser gasta em equipamentos e itens, ou ainda compartilhar com outros personagens para receber assistência.

Outra mecânica interessante é o uso de embarcações que trazem itens diretamente para o jogador: ao falar com um comerciante em Initium, é possível agendar a entrega de itens com diferentes níveis de qualidade, dependendo do dinheiro gasto no pedido, que chegam ao local via navio.

The Legend of Legacy HD Remastered
Exploração de cenário com mapa no topo esquerdo da imagem. Reprodução: FuRyu/ NIS America

Veredito

Em uma era recheada de remasters e remakes, The Legend of Legacy HD Remastered não deixa nada a desejar para nenhum deles, tratando com carinho o material original e trazendo melhorias gráficas, sonoras e de qualidade de vida que justificam o lançamento de uma nova versão.

Os atalhos na própria tela do game, que ficam disponíveis a todo momento, tornam a jornada muito mais fluida, permitindo que os jogadores comecem e terminem suas sessões quando bem entenderem.

O destaque fica especificamente para a melhoria gráfica, que trabalhou muito bem com o estilo original do game e o trouxe para uma nova luz com qualidade HD. Os cenários são simples mas belíssimos, e o estilo cartunesco dos personagens o tornam bastante carismáticos, mesmo que não expressem tantos sentimentos assim.

Um ponto negativo é a falta de localização para PT-BR, com o game estando disponível apenas em inglês. Além disso, o jogo também peca em termos de acessibilidade, sem trazer nenhum tipo de solução de inclusão para os jogadores que precisam.

The Legend of Legacy HD Remastered
Reprodução: FuRyu/NIS America

The Legend of Legacy HD Remastered estará disponível a partir de 22 de março para Playstation 4 e 5, Nintendo Switch e PC via Steam.

*Key para review para PC disponibilizada por: NIS America

REVER GERAL
Direção
Enredo
Jogabilidade
Trilha Sonora
Design
Matheus
Fã de Yu-Gi-Oh!, Drakengard/NieR e Tomb Raider. Nas horas vagas, analista de Relações Internacionais e professor de inglês.
critica-the-legend-of-legacy-hd-remastered-traz-de-volta-com-maestria-classico-do-nintendo-3dsEm uma era recheada de remasters e remakes, The Legend of Legacy HD Remastered não deixa nada a desejar para nenhum deles, tratando com carinho o material original e trazendo melhorias gráficas, sonoras e de qualidade de vida que justificam o lançamento de uma nova versão.