Após o lançamento de um remake do primeiro jogo da série a forma de First Departure R, e também do mais novo título da série em The Divine Force, a série Star Ocean vem ganhando força nos últimos anos – e o jogo mais influente da franquia não poderia ficar de fora. Star Ocean: The Second Story R tem a proposta de ser a versão definitiva desse amado RPG clássico.

Veja também:

Uma dupla narrativa

A história de Star Ocean 2 nos apresenta a escolha entre dois protagonistas: Claude C. Kenny, um jovem da terra que após um acidente em uma viagem interplanetária se vê preso em um planeta medieval chamado Expel e Rena Lanford, uma jovem órfã nativa de Expel que sairá em um aventura com Claude em busca de descobrir respostas sobre seus pais biológicos.

Star Ocean The Second Story R
Reprodução/Square Enix

A escolha de dois protagonistas em Star Ocean 2 traz uma abordagem interessante desse desafio narrativo, que acontece até com certa frequência em video games. Star Ocean nos entrega realmente o quê seria uma mudança de perspectiva dos eventos de uma mesma história.

Normalmente esperaríamos de jogos com mais de um personagem jogável uma versão alternativa de eventos ou até mesmo duas campanhas isoladas uma da outra, mas em Star Ocean 2 nós acompanhamos a exata mesma história e linha de progressão, só que constantemente temos diálogos alternativos. Alguns eventos isolados que não são nem mencionados na outra campanha e até alguns pequenos monólogos que dão mais sentido para a ação dos personagens.

Contudo, deve ser dito que a história toma um tempo construindo seu mundo e a relação entre os personagens. O jogo se mantem no clichê de “vamos sair em uma aventura” por mais de 10 horas até algo que realmente irá mover a trama é revelado.

Charme moderno para um clássico

Esse Remake de Star Ocean 2 tem como proposta refazer fielmente o primeiro jogo só que com novos cenários, e algumas novas mecânicas que adicionam à base do jogo original tornando a experiência mais agradável e completa.

Enquanto os sprites dos personagens principais se mantém quase que os mesmos do jogo original, as novas ilustrações, cenários recriados, trilha sonora rearranjada, efeitos visuais e dublagem trazem o jogo para um contexto bem mais moderno e também adicionam um brilho muito bem-vindo.

De longe a mudança mais impactante é nos cenários que substituem os cenários pré-renderizados do jogo original e trazem vida nova para o jogo com cores um pouco mais vivas.

A iluminação dinâmica também adiciona muito para à apresentação do jogo e o jeito como a câmera “desliza” suavemente pelos cenários acompanhando os personagens, sempre buscando ângulos cinematográficos – só mostra mais ainda como houve muita atenção na construção desses cenários. 

Star Ocean The Second Story R
Reprodução/Square Enix

A dublagem também traz um ponto especial que, além do jogo ter recebido novas vozes em grande parte da sua campanha principal, o Remake também permite, em sua dublagem em japonês, que o jogador escolha em nível individual quais vozes ele quer para os personagens entre a antiga dublagem da versão de PSP de Star Ocean 2 ou a nova dublagem feita especialmente para The Second Story R. 

Action RPG na sua forma mais pura

Star Ocean foi uma das primeiras séries a explorar o quê poderia ser um Action RPG e boa parte do mérito deste Remake está em ter mantido o seu combate simples e direto como o do jogo original, só que adicionando as chamadas Assault Actions.

Star Ocean The Second Story R
Reprodução/Square Enix

Além dos ataques, técnicas, magias e uso de itens que faziam parte do jogo original, as Assault Actions permitem que cada personagem do seu grupo tenha um impacto no combate mesmo que ele esteja fora do campo de batalha.

Com o simples toque de um botão é possível chamar para o campo de batalha um aliado que realizará um golpe poderoso ou um aliado que irá fornecer cura em situações arriscadas.

Rápido e implacável, esse é o melhor jeito de descrever o combate de Star Ocean 2! Os inimigos em sua grande maioria são plenamente capazes de causar quantidades absurdas de dano aos seus aliados e uma luta abordada de forma errada pode se tornar em um game over em questão de segundos. 

Saber como utilizar todos os elementos de progressão e mecânicas do jogo são essenciais para organizar um plano de ação que irá tornar as batalhas menos penosas. Desde equipar as habilidades certas dos seus aliados na reserva, até saber como utilizar estrategicamente os menus de seleção de itens e magias para sincronizar ataques para causar a maior quantidade de dano possível.

Reprodução/Square Enix

Vale mencionar também que outros aspectos de qualidade de vida foram implementados. O jogo se desfaz dos encontros aleatórios do original, permitindo que o jogador engaje com o combate da forma que achar melhor e também houve a adição de um botão de “cura rápida” que dispensa as maçantes sessões de cura após cada batalha. 

Star Ocean The Second Story R infelizmente não irá oferecer dublagem ou tradução em português, e o jogo também não oferece muitos recursos no campo de acessibilidade – além de simples modos de dificuldade.

Veredito

Star Ocean The Second Story R é um remake que junta tudo que um fã poderia querer: fidelidade ao original com uma reconstrução dos elementos que parece trazer a tona a real intenção do material base.

As novas adições de qualidade de vida, forma criativa de adicionar elementos ao combate sem interferir diretamente com o DNA do original, e a adição de dublagem transformam esse remake na forma definitiva de experimentar as histórias de seus dois protagonistas.

Seria fácil julgar um Action RPG como Star Ocean 2 com olhos atuais e ver muitos problemas tanto com suas dinâmicas de combate quanto com sua história, mas The Second Story R é um remake que se orgulha de quanto respeita o original e adiciona apenas o necessário para melhorar sua experiência e ainda manter espírito do jogo original intacto. 

Star Ocean The Second Story R será lançado no dia 2 de novembro para PS4, PS5, Nintendo Switch e PC via Steam.

*Chave para review para PS5 fornecida por Square Enix

REVER GERAL
Enredo
Direção
Trilha Sonora
Jogabilidade
Design
critica-star-ocean-the-second-story-r-da-nova-vida-a-um-classico-sem-perder-a-identidadeStar Ocean The Second Story R é um remake que junta tudo que um fã poderia querer: fidelidade ao original com uma reconstrução dos elementos que parece trazer a tona a real intenção do material base. As novas adições de qualidade de vida, forma criativa de adicionar elementos ao combate sem interferir diretamente com o DNA do original e a adição de dublagem transformam esse remake na forma definitiva de experimentar a história de seus dois protagonistas.