A publisher Devolver Digital ficou conhecida não somente pelos seus jogos diferentes e criativos, mas também ganhou bastante destaque por realizar anúncios teatrais, bizarros e divertidos nos eventos. Seguindo a premissa de outros jogos publicados por ela temos Shotgun cop Man, desenvolvido pelo estúdio DeadToast Entertainment. Lançado em 01 de maio de 2025 para PC (via Steam), Xbox Series X|S, PlayStation 5 e Nintendo Switch, o título é irreverente e desafiador.

A começar pela sua narrativa, que é rasa e usada simplesmente como um plano de fundo para desenvolver sua gameplay, assumimos o papel do personagem que dá nome ao jogo. De resto, nada mais importa sobre ele, pois o foco é sua missão: ir prender Satanás em pessoa no inferno. Ao que tudo indica, no game o caminho é conhecido e nosso protagonista é deixado lá para cumprir sua missão em posse de um revólver e uma shotgun.

shotgun cop man -1
Reprodução/Devolver Digital

Quando pensamos nas mecânicas de Shotgun Cop Man, devemos alinhar fatores como a estrutura das fases, os movimentos possíveis e a utilização das armas. Começando pelos movimentos possíveis, temos ações aparentemente limitadas, sendo possível disparar as armas e andar para frente e para trás. É com o uso das armas que a gameplay ganha mais profundidade e diversidade de movimentos, porque além de servirem para eliminar inimigos, elas são fundamentais para navegarmos nas direções que desejamos pelos cenários 2D.

A shotgun, por exemplo, é uma arma fixa que seus tiros impulsionam fortemente o personagem para a direção desejada, enquanto que o revólver (que pode ser trocado por outras armas durante a fase) – quando disparado no ar – pode proporcionar uma queda mais sutil e permitir causar mais dano ou desviar de obstáculos aéreos. Quando mirado no chão, ambas as armas proporcionam saltos equivalentes a seu poder de fogo. Assim, são elementos cruciais para trazer toda a dinamicidade presente no jogo.

boss
Reprodução/Devolver Digital

Em relação às fases, elas são mais de 100 e apresentam um bom nível de desafio, sendo aumentado um pouco mais a cada nível que avançamos. Inclusive, há a presença de chefes que irão exigir bastante do jogador. Isso porque, além de atirar neles, também é necessário desviar os obstáculos em arenas que limitam propositalmente seu espaço. Para os jogadores que gostam de se desafiar, cada fase traz requisitos que os jogadores podem cumprir além de chegar do ponto A ao B. Por exemplo, matar todos os inimigos, concluir em um tempo limite, passar sem levar dano.

Sua trilha sonora é colocada na medida certa para embalar as fases, sendo ela composta por batidas eletrônicas que trazem um ritmo acelerado e sentimento de urgência para completar sua missão. A sonorização está bem colocada e foi trabalhada com capricho.

shotgun cop man -1
Reprodução/Devolver Digital

Veredito

Shotgun Cop Man é um jogo inicialmente estranho, mas no bom sentido. Ele desperta sua curiosidade e irá conseguir te prender no seu ciclo de gameplay. Isso porque suas mecânicas funcionam muito bem e combinam com o visual, contextos e propostas apresentadas. Ele é a garantia de diversão certa, que pode ser aproveitada de forma descompromissada, mas que vai te incentivar cada vez mais a superar os desafios propostos. Para os jogadores entusiastas de jogos diferentes e que curtiram o título “My Friend Pedro”, esse é um game obrigatório!

*Chave para análise enviada para Nintendo Switch pela Devolver Digital

REVER GERAL
Gameplay
Visual
Sonorização
Trilha sonora
Fator replay
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Mestre em Ciência da Computação e Jornalista.
critica-shotgun-cop-man-e-o-suco-da-devolver-digitalShotgun Cop Man é um jogo inicialmente estranho, mas no bom sentido. Ele desperta sua curiosidade e irá conseguir te prender no seu ciclo de gameplay. Isso porque suas mecânicas funcionam muito bem e combinam com o visual, contextos e propostas apresentadas.