Trazendo o espírito dos jogos arcade, Nephenthesys tem uma proposta já conhecida e básica de jogos arcade de naves. Lançado em 16 de janeiro para as plataformas PC (via Steam), Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4. PlayStation 5 e Nintendo Switch, o título desenvolvido pela Let’s Dev Studios com publicação da Eastasiasoft Limited, apresenta mecânicas funcionais, porém sem muitas novidades.

Ao longo de cinco níveis devemos seguir o mesmo script: destruir naves inimigas em meio a uma chuva de ataques, adquirir ganhar power ups e no final de cada uma delas lutar contra uma nave gigantesca com sequências de tiros únicas. Os níveis são distintos entre si e novas naves inimigas são adicionadas com o avançar do jogo, o que não impede uma repetição cansativa e com uma trilha sonora que colabora com o desgaste. Felizmente, o jogo acerta na quantidade de fases ao não se estender demais.

Nephenthesys-1
Reprodução: East Asiasoft

 Um ponto diferencial de Nephenthesys são suas naves, que apresentam tiros diferentes ao alterar a velocidade de disparo e tamanho da região atingida. Durante a gameplay também podemos ganhar uma bomba ao acumular mais vida do que é possível carregar, sendo possível disparar e destruir todas as naves do cenário quando lançada. Entretanto, ao adquirir os power ups nas fases não há a troca de tiros, mas sim o fortalecimento do disparo da nave escolhida. Essa mecânica é interessante, porém a disponibilização de novas munições durante o nível poderia trazer uma maior riqueza de gameplay.

Vale ressaltar que o jogo não apresenta checkpoints, assim, o jogador tem três chances para chegar ao final da fase e avançar para a próxima. Caso perca, ele será obrigado a recomeçar o primeiro nível. Tal escolha é claramente inspirada nos clássicos jogos arcade e coloca um bom nível de dificuldade, oque pode agradar jogadores mais saudosistas, mas também afastar jogadores mais novos ou que ainda estão descobrindo este gênero de jogos.

Nephenthesys-2
Reprodução: East Asiasoft

Veredito

Nephenthesys faz o básico para um game que visa a jogabilidade arcade e de navegação vertical, assim, trazendo controles funcionais e precisos em meio ao fundo com profundidade. Outro ponto positivo é a variedade de naves, que torna a experiência mais diferenciada devido aos diferentes tiros que as naves apresentam. Entretanto, a trilha sonora é cansativa e repetitiva, o que torna o fato do jogo não ser longo um acerto.

Para os fãs de jogos arcade, o título é interessante pelo nível de desafio que ele propõe, bem como pelas suas qualidades citadas no parágrafo anterior. Porém, jogadores mais novos podem achar a gameplay mais exaustiva pela repetição que cada nível apresenta e a ausência de checkpoints quando todas as tentativas são perdidas. Isso torna Nephenthesys um jogo divertido, mas com potencial frustrante e que acaba segmentado a um público bastante específico.

*Chave cedida pela Eastasiasoft Limited para Xbox Series

REVER GERAL
Gameplay
Trilha Sonora
Visual
Variedade de inimigos
Evolução do personagem
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Jogador de Gwent for fun e Mestre em Ciência da Computação.
critica-nephenthesys-faz-o-basico-de-um-arcadeNephenthesys faz o básico para um game que visa a jogabilidade arcade e de navegação vertical, assim, trazendo controles funcionais e precisos em meio ao fundo com profundidade. Outro ponto positivo é a variedade de naves, que torna a experiência mais diferenciada devido aos diferentes tiros que as naves apresentam. Entretanto, a trilha sonora é cansativa e repetitiva, o que torna o fato do jogo não ser longo um acerto.