Lançado primeiramente para PC (via Steam) em maio de 2021, Fearmonium chegou em dezembro de 2023 para as plataformas Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4 e PlayStation 5. O título, desenvolvido pelo Redblack Spade e publicado pela Ratalaika Games, apresenta uma premissa interessante, porém tropeça em pontos importantes que podem prejudicar a experiência do jogador.

Narrativa

Em sua narrativa nos é apresentado Max, um adolescente que está passando por uma fase turbulenta em sua vida e se encontra em um processo de mudança e confronto de seus medos. Neste cenário o jogador controla uma crescente fobia, que se manifesta como uma arlequina, no já bagunçado subconsciente do garoto.

E é justamente neste ambiente em que o jogo se passa! Mostrando o labiríntico  subconsciente de Max, onde devemos enfrentar as fobias já existentes para assim ganhar mais poder e predominar. Entrando, no processo é mostrado que estes confrontos também ajuda o garoto a lidar com algumas situações que anteriormente pareciam impossíveis. 

Fearmonium -2

 

A temática escolhida para o jogo é interessante e apresenta muito potencial de ser aprofundada, porém a abordagem mais direta, que também se utiliza de humor, acaba deixando as coisas rasas.

Gameplay

Começando pelos aspectos positivos, a gameplay apresenta diversas possibilidades de combate devido a boa quantidade de armas, habilidades e inimigos que podem ser encontrados. Porém, parte deste potencial se perde ao apresentar mecânicas falhas, principalmente com uma movimentação plástica, hit box estranha, uma trilha sonora repetitiva e efeitos sonoros desbalanceados que podem trazer um certo incômodo.

Quanto a variedade de inimigos, eles são mostrados de forma coerente com ambientes visitados e os chefes são marcantes, também apresentando uma golpes e movimentos interessantes.  entretanto, como dito anteriormente, os problemas com a gameplay prejudicam pontos que poderiam ser de destaque em Fearmonium.

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Veredito

Fearmonium é um jogo criativo e apresenta uma temática com muito potencial de ser explorada e aprofundada. Entre os pontos altos do game, destaca-se sua gameplay no quesito variedade de armas e habilidade, bem como os diferentes inimigos que enfrentamos durante a aventura. As batalhas contra os chefes são desafiadoras, mas com comportamentos que podem ser lidos, ou seja, apresenta um nível de dificuldade coerente com o padrão do título.

Entretanto, boa parte do potencial do game se perde com um roteiro muito direto, uma trilha sonora repetitiva, efeitos sonoras com volumes desregulados e mecânicas falhas. Sim, a gameplay é interesse como dito anteriormente, porém é perceptível problemas de hit box e impacto no protagonista ao levar um ataque. Devido a isso, a leitura de movimentos de chefes e demais inimigos ficam prejudicadas e traz um certo desanimo durante a jogatina.

Chave cedida pela Ratalaika Games

REVER GERAL
Narrativa
Gameplay
Visual
Cenários
Trilha Sonora
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Jogador de Gwent for fun e Mestre em Ciência da Computação.
critica-fearmonium-e-um-metroidvania-no-subconscienteFearmonium é um jogo criativo e apresenta uma temática com muito potencial de ser explorada e aprofundada. Entre os pontos altos do game, destaca-se sua gameplay no quesito variedade de armas e habilidade, bem como os diferentes inimigos que enfrentamos durante a aventura.