Lançado em 10 de abril de 2025, Hollywood Animal propõe ao jogador a experiência de gerenciar um estúdio de cinema em seus íntimos detalhes. Desenvolvido pelo estúdio Weappy Wholesome e publicado pela Weappy Studio, o título traz decisões impactantes e criativas ao dar muitas liberdades para o jogador. Além disso é marcado por uma trilha sonora marcante para representar a época em que o jogo se passa e escolhas artísticas igualmente marcantes do estúdio responsável.
Confira nossa análise para saber mais sobre o game!
A premissa é o que manda
A narrativa de Hollywood Animal não tem uma história complexa logo de início, mas sim uma premissa que abre muitas portas e deixa o jogador criar o seu enredo. Isso porque, assumimos o papel de um personagem que adquiriu um estúdio falido, para a partir dos destroços construir seu império cinematográfico. Tudo isso ambientado na década de 30, época em que os Estados Unidos passava pelo período da grande depressão, crise de 29, e neste mesmo período foi visto um grande crescimento da indústria do cinema. Neste cenário, eventos da arte e da vida cotidiana se misturam e também podem impactar o que o jogador irá fazer.

Como podemos esperar de um jogo de gerenciamento, temos muitas liberdades e a premissa ampla ajuda o jogador a se sentir confortável para tomar os rumos que desejar, mesmo que ele possa ser controverso. E essa é uma das graças dos jogos de gerenciamento de forma geral, colocar o jogador em uma situação que deixe claro quais foram suas escolhas que o levaram até aquele ponto. Por exemplo, em um momento do jogo podemos estar com um funcionário com dívidas de jogo e ele pede um tempo para lidar com o seu problema. Você cederia? Isso iria atrasar os projetos no qual ele está envolvido e poderia afetar seus rendimentos? São escolhas aparentemente singelas, mas que podem trazer grandes consequências e diferentes desfechos.

Crie, construa e planeje
Quando falamos de sua gameplay, podemos dividir ela em dois grandes núcleos: o gerenciamento de área construída e a estruturação dos projetos do estúdio. Começando pela parte de construção, as mecânicas são bastante semelhantes a jogos de gerenciamento de cidades no qual cada construção tem sua função e pode expandir suas opções de projetos. Juntamente com a área do estúdio também é preciso gerenciar pessoas, sendo escolhidos departamentos jurídicos, responsáveis por divulgação, entre outros cargos. Logicamente, essas escolhas não são fixas, podendo ser alteradas e novos integrantes contratados, tudo depende do quanto você tem para gastar e os status destas pessoas.

Em relação a estruturação do projeto, é a parte em que o jogo mais se desenvolve, mesmo com todas as diferentes partes do gameplay se integrando. Gerenciar a criação do filme funciona de uma forma divertida e dá tantas, ou mais, liberdades do que o gerenciamento do estúdio em si. As liberdades são tantas que o jogador irá atuar com suas escolhas no planejamento do roteiro, pré-produção, filmagens, pós-produção, janela de lançamento e divulgação, ou seja, basicamente todo o processo e sendo sentido o peso de suas escolhas. No roteiro selecionamos o estilo do filme, elenco, direção e direcionamos os caminhos tomados pela história que será gravada, passando por decisões nos demais processos para então ver a nota da crítica e do público, bem como os rendimentos.
Acompanhar todo o processo é divertido e ter o controle de escolher e sentir as consequências neste aspecto da gameplay cria aquela fagulha de otimizar suas decisões para obter mais sucesso. Esse sentimento é amplificado quando observamos as possibilidades que o jogo oferece com as árvores de melhorias, sendo possível liberar novas opções de roteiro e tendo acesso a um elenco cada vez mais famoso, que pode potencializar o longa metragem, mas também mais exigente.

Visual e som
Responsável pelo desenvolvimento do game está o estúdio Weappy Wholesome, que também lançou This is Police, This is Police 2 e Rebel Cops. Assim, quando falamos do visual do game encontramos muito facilmente o estilo artístico mais minimalista do estúdio. Essa marca visual é boa e adiciona gráficos competentes, sendo um diferencial quando comparado aos outros jogos de gerenciamento do Weappy Wholesome ( This is Police 1 e 2) a aplicação de um filtro mais amarelado que remete a época em que o jogo se passa e foi uma marca registrada de diversos longa metragens.
A parte sonora também está bem trabalhada ao utilizar em sua trilha sonora elementos de jazz e ritmos que marcam a década de 30. A utilização contextualizada ajuda na imersão e climatiza o jogador a intenção que Hollywood Animal deseja transmitir.
Veredito
Hollywood Animal é um jogo divertido e que consegue colocar o jogador frente a decisões importantes e que serão sentidas no jogo. A ideia de trazer sua premissa para o gerenciamento de um estúdio de cinema é original e chama a atenção pelos potenciais caminhos que podem ser escolhidos pelo jogador. Caso você seja um entusiasta de jogos de gerenciamento, esta é uma indicação certa pela sua proposta visual e sonoramente imersiva, com elementos de gameplay que contemplam a jogabilidade mais clássica do gênero.
*Chave para análise enviado por Weappy Studio para PC (via Steam)