Lançado em 22 de abril de 2025, CyberCorp é um shooter com câmera isométrica desenvolvido e publicado pela Megame LLC para as plataformas Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC (via Steam). O título coloca o jogador em um universo cyberpunk dominado por gangues e corporações, sendo necessário usar a tecnologia synth – uma carcaça de combate controlada remotamente – para enfrentar seus inimigos. Muita personalização e combate frenético são adicionados à receita, que traz uma trama que não se destaca tanto quanto sua gameplay, mas ainda sim, condiz com todo o contexto.

Futuro distópico

Se passando no futuro, a história de CyberCorp é localizada em Omni-City, uma megacidade na borda da Europa Ocidental, em que os distritos foram tomados por gangues. Como é característico de narrativas cyberpunk, aqui também temos elementos como as questões de superpopulação e a dominação por megacorporações, o que carrega consigo as contradições marcantes como o acesso a tecnologia, porém com uma baixa qualidade de vida. Para combater os problemas com as gangues, o prefeito de Omni-City contrata a corporação que dá nome ao jogo, no caso utilizando a tecnologia Synth já citada anteriormente com o nosso protagonista, chamado apenas de “Operador”.

Story
Reprodução/Megame LLC

Partindo desta premissa temos uma narrativa que se embrenha entre a ação frenética e seus momentos de respiro, representados pelo laboratório no qual controlamos a Synth. Nestes “momentos de calmaria” podemos ter breves contatos com elementos narrativos, porém o real foco está em melhorar e personalizar a armadura, bem como realizar updates e selecionar quais armar iremos começar a próxima missão. Feito isso, é só voltar ao confronto e teremos mais eliminações de inimigos.

CyberCorp -3
Reprodução/Megame LLC

O combate em si é bem trabalhado, as armas são variadas e as missões conseguem engajar o jogador pela sua dinamicidade. As habilidades do traje podem ser personalizadas, o que permite ao jogador uma boa gama de poderes e definições de como será os eu avanço pelo cenário. Por exemplo, gosta de jogar a curta distância? Não tem problema, o jogo tem espadas poderosas que podem combar com habilidades de velocidade e fazer você se sentir um ninja cibernético. Da mesma forma, o personagem também tem a disposição armas que permitem combates a longas distâncias e permitem tiros mais poderosos.

Os inimigos comuns são repetitivos, porém isso é esperado para o gênero do jogo. Entretanto, os chefes são desafiadores e já trazem características mais únicas em suas movimentações e ataques. Vale comentar sobre a dificuldade do jogo, pois ela consegue abranger a diferentes tipos de jogadores pela sua seleção de manter um padrão mais casual, mas ainda sim desafiador, e outro mais hardcore. Assim, sendo bem balanceada e podendo agradar a diferentes públicos.

Em uma primeira gameplay, o game pode ser completado em cerca de 5 ou 6 horas, o que é um bom tempo para saber dosar a repetição de suas mecânicas. Um ponto que favorece a rejogabilidade são os cenários gerados proceduralmente, pois junto com as diferentes builds, uma segunda jogada pode ser uma experiência ligeiramente diferente.

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Reprodução/Megame LLC

Neon e caos

Visualmente CyberCorp segue a estética cyberpunk ao adicionar nos cenários as cores neon de forma despudorada, também mesclando com elementos que deixam transparente a situação decadente da cidade que é banhada por tecnologia. Esses elementos podem ser observados nos elementos metálicos que compõem a maior parte dos cenários, transmitindo uma sensação de frieza e desumanidade. Mesmo sem elementos de sujeira, que traria ainda mais imersão por representar um pouco mais de humanidade no game, ainda é possível compreender o contexto e se sentir em um futuro caótico.

Parte do que compõe a ambientação é a construção sonora do jogo, que é competente e sabe aproveitar os momentos de silêncio do game, principalmente quando se trata de regiões em que não há inimigos. Entretanto, por mais que seja bem aplicada ela é repetitiva e pode levar a um certo cansaço.

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Reprodução/Megame LLC

Veredito

CyberCorp tem uma proposta de universo cyberpunk já bastante conhecida e sua narrativa não apresenta elementos inéditos ou muito surpreendentes. Entretanto, sua gameplay é refinada, divertida e tem um bom tempo de duração. A geração de mapas gerados de forma procedural é uma ideia aplicada de forma interessante e acaba favorecendo a revisitação após algum tempo do jogo finalizado. Sua indicação alcança diferentes públicos, pois seu estilo de jogo rápido, câmera isométrica e abordagem desafiada casual pode agradar a jogadores de diversos gêneros, sendo assim, é uma indicação que pode te agradar!

*Chave para análise enviada pela Megame LLC para PC (Steam)

REVER GERAL
Narrativa
Gameplay
Visual
Ambientação
Sonorização
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Mestre em Ciência da Computação e Jornalista.
critica-cybercorp-apresenta-acao-frenetica-em-um-visualmente-marcanteCyberCorp tem uma proposta de universo cyberpunk já bastante conhecida e sua narrativa não apresenta elementos inéditos ou muito surpreendentes. Entretanto, sua gameplay é refinada, divertida e tem um bom tempo de duração. A geração de mapas gerados de forma procedural é uma ideia aplicada de forma interessante e acaba favorecendo a revisitação após algum tempo do jogo finalizado.