Lançado em 05 de maio para as plataformas PC (via Steam), Xbox Series X|S e PlayStation 5, Classified: France ’44 apresenta uma gameplay voltada para a estratégia e com visuais bacanas. O game, que é desenvolvido pela Absolutily Games e distribuído pela Team17, tenta mesclar decisões e impactos no destino do jogador com relacionamentos entre potenciais aliados.

Antes do dia D

Se passando durante a 2°Guerra Mundial, o game coloca o jogador no comando de um grupo de soldados franceses que luta  outra a ocupação nazista. Mais especificamente, a quase dois meses antes do dia D, que foi um importante marco para a resolução da guerra. Assim, a cada missão realizada uma quantidade de dias é diminuído e alianças podem ser formadas.

Classified -4
Reprodução: Team17

Tais alianças podem ocorrer entre os diferentes grupos de soldados que lutam em suas respectivas regiões. Ao realizar uma missão podemos obter novos suprimentos e personagens que fortalecem os laços com um dos outros dois grupos. Em alguns momentos podemos escolher ajudar um ou outro grupo, o que poderia ter impacto na narrativa.

Porém não é isso que acontece na maioria dos casos, já que os eventos entre missões seguem normalmente e se limitam a ter acesso ou não ao personagem não salvo. Mesmo com este ponto em relação ao desenrolar da história é interessante como o que é conquistado influência na dinâmica da gameplay e montagem dos times.

Classified -2
Reprodução: Team17

Prepare o terreno para atacar

Com soldados com diferentes armas e habilidades, Classified: France ’44 traz uma gameplay baseada em turnos e que preza pela estratégia como um de seus principais aspectos. Ao realizar uma missão, dependendo de seu tipo, podemos ter diversas abordagens. Por exemplo, privilegiar a furtividade ou ser o mais agressivo possível.

Ao abordar de forma agressiva podemos atrair inimigos mais fortes mais rapidamente. Isso reforça o ponto anterior da importância de prestar atenção quais recursos irão compor a missão. Entretanto, na dificuldade normal, a base para o jogo, os inimigos não apresentam um desafio muito elevado, o que permite estratégias mais “desleixadas”.

Classified -1
Reprodução: Team17

Ainda em relação a gameplay, vale destacar a disposição dos recursos e opções de ações na tela, mostrando um  bom design de interface. Tal organização nos consoles, quando mal planejada, pode dificultar o jogo do ponto de vista mecânico, j que claramente não é  o caso aqui.

Visualmente o jogo é agradável, com uma câmera bastante fácil de controlar e que direciona a visão dos jogadores para ângulo chave para o entendimento do cenário. Entre as missões os elementos são variados, assim evitando o sentimento de repetição.

Classified -3
Reprodução: Team17

Veredito

Pensando  do ponto de vista estratégico, Classified: France ’44 apresenta um gameplay divertido e que funciona bem. A variedade de personagens com suas armas e equipamentos específicos trazem uma boa elaboração de abordagens, mesmo que os inimigos sejam fáceis de serem evitados e combatidos na dificuldade básica do jogo. Infelizmente as decisões que poderiam ser mais impactantes não repercutem, assim, ajudar um grupo ou outro acaba se limitando a qual missão realizar na maioria dos casos.

Seu visual é caprichado e isso tem grande influência no gameplay. Fazendo com que os pontos que possam ser atingidos sejam claros, acompanhados de comandos fáceis de serem entendidos e UI bem definida.

Mesmo com a pouca repercussão que as decisões apresentam, o game é impressionante no gênero de estratégia e baseado em turnos. Sem dúvidas uma indicação certa para os fãs de X-Com e entusiastas de jogos em turno.

Chave para Xbox Series cedida pela Team17

REVER GERAL
Narrativa
Gameplay
Gráficos
Peso das decisões
Ambientação
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Jogador de Gwent for fun e Mestre em Ciência da Computação.
critica-classified-france-44-mostra-boas-estrategias-e-poucas-consequenciasPensando  do ponto de vista estratégico, Classified: France '44 apresenta um gameplay divertido e que funciona bem. A variedade de personagens com suas armas e equipamentos específicos trazem uma boa elaboração de abordagens, mesmo que os inimigos sejam fáceis de serem evitados e combatidos na dificuldade básica do jogo.