Chocobo GP | Crítica – Exclusivamente para Nintendo Switch e nos mesmos moldes de Mario Kart 8 e Crash Team Racing, será que Chocobo GP tem espaço nessa grande biblioteca de jogos para a família?

Para aqueles que não sabem ou não conhecem, um jogo de corrida com o mascote da franquia Final Fantasy não é nenhuma novidade. Chocobo Racing foi o primeiro game nesse estilo, lançado lá em 1999 para o PlayStation 1.

Curiosamente, naquela época ele competia com jogos de peso, como Crash Team Racing, do PlayStation 1, e Mario Kart 64, do grande Nintendo 64. Porém, agora com o seu novo game, Chocobo GP, a Square Enix tem o trabalho de competir com um remake de seu antigo ”rival”, e a versão definitiva de uma das maiores franquias de jogos de corrida, Mario Kart 8 Deluxe.

Chocobo GP | Crítica

Visão Geral

Desde o seu anúncio na Nintendo Direct, Chocobo GP passou totalmente despercebido, recebendo até mesmo o título de ”Mario Kart bootleg” por algumas pessoas.

Para saber se esse título se confirma, só tendo contato direto com o jogo, então eu digo que por mais que seja um jogo no mesmo estilo, ele é bastante divertido e me surpreendeu em alguns pontos.

Gameplay

De começo, o jogo pode parecer um pouco estranho, mas logo você pega o jeito. A gameplay consegue ser bastante divertida, por mais que você enfrente alguns problemas de lentidão, visto que o game não é tão rápido, comparado com outros jogos do mesmo estilo.

Todos os itens funcionam super bem, porém, o jogo acaba sendo um pouco injusto conforme você avança nas pistas. Muito provavelmente o game possui um sistema que não deixa o jogador vencer uma corrida, aumentando o fator replay. Porém, os CPU’S vão estar te atacando o tempo inteiro, e isso claro, acaba sendo bem frustrante em certos níveis.

Chocobo GP | Crítica

Modo história simples

Mesmo sendo um jogo com foco em corrida, o game é de Final Fantasy, então sim, ele vai ter um modo história. Neste modo, o jogo é lotado de falas dos mais diversos personagens, mas acaba sendo bem simples e até mesmo infantil.

Então sim, o modo história não é algo que você deveria focar no game, porém, é nele que você vai desbloquear personagens novos, novas pistas e mais.

Chocobo GP Crítica

Surpresas e decepções

O game pode sim nos trazer algumas surpresas, como a presença de personagens importantes da franquia e até mesmo, alguns cenários bastante conhecidos. Mas isso também não é lá grande coisa, já que não são personagens de peso ou aqueles que todo mundo ama.

Eu sinto que faltou um pouco mais de foco nos personagens, para dar uma ”apimentada” na diversão. Alguns cenários acabam sendo surpresas agradáveis, mas depois, uma decepção repentina pode pegar alguns jogadores de surpresa. E claro, não vamos citar nada aqui para não estragar a experiência de quem for jogar.

Veredito

Como um game de corrida, Chocobo GP acaba sim sendo mais do mesmo, porém, o jogo é bastante divertido e acaba sendo uma ótima alternativa para quem já está enjoado de Mario Kart 8 ou Crash Team Racing: Nitro-Fueled.

Sendo um exclusivo da plataforma da Nintendo, o game roda super bem, principalmente no seu modo portátil, onde não vemos nenhuma queda de frame.

Deixo claro inclusive que Chocobo GP tem uma performance melhor até mesmo que a versão remake de Crash Team Racing, game que não é exclusivo da plataforma. Em dificuldade, Chocobo GP é razoável, porém bastante injusto conforme você avança nas corridas. Mas mesmo com tudo isso, o jogo convence.

Key cedida por: Square Enix

REVER GERAL
Jogabilidade
Trilha Sonora
Design
Diversão
Fator Replay
Luis Nascente
Apresentador do canal Lulu Checkpoint e do podcast Café com Nerdice, formado em marketing, fanboy da Square e nerdão dos animu!
chocobo-gp-criticaMesmo apresentando uma jogabilidade já conhecida, Chocobo GP consegue ser um game extremamente divertido e surpreende em muitos pontos. Comparado com outros jogos do gênero, ele sai se muito bem, visto que sua performance é uma das melhores do console, tanto no modo doc, quanto no modo portátil. O game convence, porém, não vale o seu preço.