Com a abertura oficial das Olimpíadas de Tóquio ontem (23), vários dos esportes mais competitivos do mundo deram seu pontapé inicial para ver quem conquistará as medalhas de ouro. Dentre esses vários esportes, uma das maiores forças do Brasil é o vôlei – o mesmo esporte que é tema de um dos mangás/animes mais famosos da atualidade: Haikyū.

Histórico brasileiro no vôlei

Importante ressaltar primeiro que: não é de hoje que a seleção brasileira de vôlei é vitoriosa. A seleção masculina começou sua jornada vencedora na década de 80 com a chamada Geração de Prata, quando conquistaram o Pan-Americano de 83 e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 84. O grande investimento em marketing da equipe e formação de base resultou no primeiro ouro olímpico em 1992, nos Jogos de Barcelona.

Na mesma época, a seleção feminina também começou a despontar, conquistando vários títulos Sul-Americanos e mundiais ao longo dos anos 90. A primeira medalha de ouro olímpica do time veio nos Jogos de Pequim, de 2008, com uma geração consagrada e grande trabalho de renovação e crescimento de nível.

O Brasil tem alguns dos maiores nomes da história do esporte, como Giba, Nalbert, Murilo, Bruninho, Ricardinho e o treinador Bernardinho na seleção masculina; e Fabi, Fofão, Leila e Sheila na seleção feminina. Ambas as seleções estão, atualmente, entre as três melhores colocadas no ranking da Federação Internacional de Voleibol: a masculina é a primeira colocada na sua modalidade com nomes de peso como Lucão, Bruninho e Lucarelli, e são atuais campeões da Liga das Nações; e a feminina é a terceira colocada com nomes como Natália, Fernanda Garay e Tandara no elenco, medalhas de prata na Liga das Nações.

Com todo esse destaque e dominância no cenário, como uma história japonesa pode ter influência no interesse do brasileiro pelo esporte?

O sucesso e influência de Haikyū

Haikyū é um mangá escrito e ilustrado por Haruichi Furudate, com publicação de capítulos individuais feitas na Weekly Shōnen Jump entre 2012 e 2020, alcançando mais de 50 milhões de unidades vendidas de seus volumes e vencendo a categoria de  melhor manga shōnen no Prêmio de Mangá Shogakukan de 2016. A adaptação para anime é produzido pelo estúdio Production I.G. e atualmente tem quatro temporadas disponíveis na Crunchyroll.

A história acompanha o jovem Shōyō Hinata que, apesar de não ser muito alto, passa a gostar muito de voleibol após assistir uma partida do campeonato nacional. Ele cria um clube na escola sozinho e, eventualmente, disputa seu primeiro torneio, apenas para ser derrotado pela equipe favorita do campeonato. Ao entrar no ensino médio, Hinata descobre que fará parte da mesma equipe que o derrotou de forma tão humilhante.

A obra tem uma base de fãs muito forte no Brasil, que também é referenciado na história pela sua relevância no cenário do voleibol mundial: por exemplo, em dado momento da história, o time executa um movimento chamado Ataque Sincronizado, que é inspirado em um movimento da vida real criado pela seleção brasileira masculina de vôlei. Por esses motivos, a obra acaba servindo como uma ponte para a nova geração conhecer e se interessar pelo esporte de verdade, que pode não ter muito contato com a modalidade de outras formas.

Shōyō Hinata e Tobio Kageyama.

A força das redes sociais

Prova dessa influência pode ser vista na incidência do termo “Haikyū!!” pesquisado no Google durante a primeira partida da seleção masculina de vôlei nas Olimpíadas na madrugada entre o dia 23 e 24. Veja abaixo:

Note que o termo mantinha uma média de 25 pontos no período anterior à partida, e chegou a alcançar o pico de 100 pontos em pesquisa durante o jogo, aumento de 300%. O estado de Roirama aparece como região que mais pesquisou o termo, e pesquisas relacionadas como “haikyuu brasil” e “anime de volei” também tiveram um aumento exponencial no mesmo período.

O mesmo se aplica a incidência de procura do termo “vôlei” durante o jogo:

A pesquisa também viu um aumento para a casa dos 100 pontos durante o período da partida, onde os estados de Sergipe, Paraíba e Amapá tiveram o maior número de pesquisas. Os termos relacionados também fazem referência ao vôlei de praia, onde o Brasil também é muito forte.

Por último, podemos analisar como estavam os Trending Topics do Twitter durante o jogo:

Dos 10 assuntos mais comentados naquele momento, 8 faziam referência ao voleibol, incluindo fenômenos das redes sociais como o jogador Douglas Souza, que ganhou o coração do público com seu carisma recentemente e atualmente tem quase 2 milhões de seguidores, quando no início do período olímpico, menos de um mês atrás, tinha cerca de 200 mil. O próprio termo Haikyu!! teve mais de 113 mil tweets no mesmo período, o que só comprova a forte relação entre os dois assuntos no Brasil.

A relação entre animes e esporte no futuro

Animes de esporte sempre fizeram muito sucesso com títulos como Captain Tsubasa, Kuroko no Basket, Slam Dunk, Inazuma Eleven, Hajime no Ippo, The Prince of Tennis e muitos outros. Esses títulos podem ser uma forma de conhecer e se interessar por esportes que, de outra forma, não teríamos a oportunidade de conhecer: um bom exemplo disso é Yuri!! On Ice, que foi tão influente que aumentou o interesse dos fãs por patinação no gelo, um esporte não tão popular assim.

Mesmo com o país já sendo bastante consolidado no vôlei, muitos podem não conhecer ou não se interessar pela modalidade, principalmente a geração mais nova, assim como acontece com o futebol, por exemplo. E é aí que os animes de esporte entram.

Assim como essas obras podem nos inspirar a aprender a desenhar, ou tocar um instrumento, ou aprender um hobbie novo, elas também podem apresentar opções que muitos nem sabiam que existiam, e Haikyū é um dos melhores exemplos disso na atualidade: muitos jovens que nem sequer sabiam como o voleibol funciona se interessaram por esses personagens e, consequentemente, descobriram uma nova possível paixão para a vida, e assim esperamos que continue sendo.

Haikyū!! tem 4 temporadas disponíveis na Crunchyroll com legenda em português, e os Jogos Olímpicos de Tóquio acontecerão até 8 de agosto.

Veja também: