Jogos que não são “apenas jogos” do Game Pass – Muitos jogos podem parecer banais e sem propósito para quem olha de fora, ou não dá chance para títulos que vão além de tiro, porrada e bomba.  Esta forma de olhar os jogos eletrônicos limitam os jogadores e os fazem perder ótimas histórias que podem apresentar mecânicas diferentes e carregar mensagens impactantes. 

Tendo como objetivo abordar alguns destes jogos, segue abaixo alguns títulos disponíveis no Game Pass que carregam temáticas fortes e importantes. Claro, unido a uma gameplay característica, com grande sinergia com a narrativa desenvolvida e mostram jogos que não são “apenas jogos”.

Psychonauts 2 

Desenvolvido pela Double Fine e publicado pela Xbox Game Studios, o game é uma continuação direta do primeiro título lançado em 2005. Assim como seu antecessor, o jogador controla Raz, um jovem acrobata que está treinando para se tornar um psiconauta, membro de uma força-tarefa internacional que usa suas habilidades psíquicas para deter aqueles que realizam atos nefastos com suas próprias forças psíquicas. Além de muito divertido, o game também conta com grandes nomes na dublagem, como Jack Black e Elijah Wood.

Durante toda a gameplae é abordado de forma explícita a temática de saúde mental, e conforme vamos entrando na cabeça dos personagens, nos deparamos com memórias, angústias, julgamentos, ressentimentos, dúvidas, ansiedades e outras sensações e acometimentos que são de fato inimigos a serem destruídos.

Tell Me Why 

Dividido em episódios, a aventura foi de senvolvida pelo estúdio francês Dontnod Entertainment e distribuído pela Xbox Game Studios Europe. Neste thriller intimista, os gêmeos Tyler e Alyson, um deles enfrentando as dificuldades sociais da transição sexual, usam seu vínculo especial para desvendar as memórias da sua infância amorosa, porém problemática em uma bela cidade pequena do Alasca. 

Life is Strange: True Colors 

Life is Strange: True Colors leva o jogador para Haven Springs, uma pacata localidade onde Alex, uma jovem transexual que possui a habilidade de vivenciar as emoções de outras pessoas, vai reencontrar o seu irmão Gabe após 8 anos separados. Gabe construiu uma vida, tem uma namorada, amigos e um trabalho, mas deseja introduzir a sua irmã neste seu novo mundo e redimir-se pelo passado complicado que Alex viveu. 

It Takes Two 

Os jogadores assumem o papel do conflituoso casal Cody e May, dois humanos transformados em bonecos por um feitiço. Juntos, presos em um mundo fantástico onde o imprevisível está sempre à espreita, são obrigados a trabalhar para salvar seu relacionamento conturbado. Disponível apenas no plano PC e Ultimate com cooperativo online e local. Este título foi eleito melhor jogo do ano no The Game Awards 2021.