[Atualizado em: 06/09/2023]

Guia das novels de Final Fantasy VII – Muitas pessoas se perguntam quantas novels Final Fantasy VII têm, mas primeiramente precisamos explicar o que são essas novels. Esses “livros” são contos que se passam entre o jogo original e a sua sequência, o filme Advent Children. Confira abaixo a lista:

On The Way to A Smile

Primeiro temos a novel oficial, On The Way to A Smile, que foi escrita por Kazushige Nojima que é um dos roteiristas de Final Fantasy e também da franquia Kingdom Hearts.

Essa novel que foi lançada oficialmente em japonês e em inglês conta com uma série de histórias curtas que ocorreram no período do longa Advent Children. Os seus capítulos são:

  • Lifestream – Black & White, Episode Denzel (Case of Denzel)
  • Tifa (Case of Tifa)
  • Episode Barret
  • Episode Nanaki
  • Episode Yuffie
  • Episode ShinRa

É importante frisar que On The Way to A Smile – Episode Denzel, ganhou uma adaptação em OVA pelo estúdio A-1 Pictures.

Turks – The Kids Are Alright

Nessa segunda novel oficial que também foi escrita por Nojima e ilustrada por Shou Tajima, conferimos alguns eventos que ocorreram antes do longa Advent Children. Essa novel  foi lançada no Japão em 15 de dezembro de 2011 e oficialmente em inglês em 22 de janeiro de 2019.

Nesse “romance” os leitores podem conferir a trama de Evan Townshend, um detetive particular que mora em Edge, e suas interações com os Turks e outros funcionários da Shinra, levando a um confronto com Kadaj. Nessa história é onde também conhecemos mais da personagem Kyrie Canaan. (confira o artigo que nós fizemos sobre ela aqui).

The Maiden Who Travels the Planet

Essa novel foi publicada no Final Fantasy VII Ultimania Omega, porém não foi escrita por alguém envolvido com a Square Enix. Nessa novel escrita por Benny Matsuyama, que nunca ganhou uma tradução oficial para o inglês, os leitores seguem a jornada de Aerith através do Lifestream após sua morte, já que ela supostamente poderia manter sua consciência após vir a falecer por ser uma Cetra.

Ao longo da leitura, Aerith encontra com diversos espíritos de personagens já falecidos e até mesmo alguns que são incapazes de transmitir e se fundir com o Lifestream como Biggs, Jessie e Wedge, já que se sentem culpados por terem matado pessoas em suas missões em Midgar.

Nessa história, Aerith vaga pelo Lifestream encontrando também diversos outros personagens como o Presidente da Shinra, Dyne e entre outros. Apesar dessa novel ter explorado ideias muito interessantes, acaba entrando em conflito com alguns acontecimentos da novel oficial On The Way to A Smile, escrita por Nojima.

The Investigation Unit Within the Paiting

Uma das novels mais recentes foi a The Investigation Unit Within the Paiting, que foi escrita por Nojima (o que a torna cânone). Nessa “short novel” de 15 capítulos que foi lançada em 2020, apenas em japonês, podemos conferir de forma detalhada o que ocorreu com Ifalna e Aerith há 15 anos e sua relação com os Turks.

Trace of Two Pasts

A nova novel oficial lançada pela Square Enix é a Trace of Two Pasts , protagonizada pelas personagens Aerith Gainsborough e Tifa Lockhart, com 228 páginas.

Dividida em Episódio 1: “Traces of Tifa”, Episódio 2: “Traces of Aerith” e Episódio 2 Coda: “Picturing the Past”, a novel descreve as histórias de infância de Tifa e Aerith através de seus próprios relatos de eventos.

Tifa descreve sua educação em Nibelheim e chegada em Midgar, enquanto Aerith descreve sua infância crescendo com Elmyra Gainsborough. Intercalados entre suas histórias estão pequenos segmentos em que as duas contam suas histórias nos dias atuais, provavelmente durante os eventos do Remake de Final Fantasy VII. O capítulo Coda é uma retradução de Final Fantasy VII Remake: Picturing the Past.

A autoria é de Kazushige Nojima, roteirista do jogo original, que trabalhou também em Final Fantasy VII: Crisis Core e Final Fantasy VII: Advent Children e escreveu as outras novels oficiais.

Outros Materiais Oficiais

Os outros materiais que também acrescentam muito na história são os Guidebooks Ultimania publicados pela própria Square Enix e vocês já podem conferir vários artigos já traduzidos do Ultimania do Remake aqui.

Outro material que agrega a trama é a OVA: Last Order: Final Fantasy VII que foi produzida pela Square Enix e animada pela Madhouse. Esse OVA foi lançado com o título Advent Pieces: Limited em 2005 e é um bônus da edição limitada norte americana de Final Fantasy VII: Advent Children.

A animação nunca não foi dublada para língua inglesa, mas tem legendas em inglês. Last Order faz parte da Compilação de Final Fantasy VII, uma série de prequelas e sequelas do jogo original, Final Fantasy VII. 

Para quem não está familiarizado com a língua inglesa, também pode conferir um conteúdo muito legal escrito pelo Nicolas Courcier e Mehdi El Kanafi, e lançado pela Editora Europa em português. Nesse livro intitulado “A Lenda de Final Fantasy VII”, o leitor pode conferir mais sobre os personagens, matérias, artigos de comparação histórica com a trama do jogo e etc.

Todos os Títulos Compilatórios

Além dessas novels, Final Fantasy VII  também conta com os chamados títulos de compilação, que agregam ainda mais a trama do game. A história completa com todos esses títulos em ordem cronológica pode ser conferida no vídeo abaixo: