[EXCLUSIVA] Entrevista com Akihiko Matsui, produtor de FFXI –  A grande maioria das pessoas que jogaram Final Fantasy XI (FFXI), especialmente em seu lançamento ou nos primeiros anos, quase que por unanimidade inserem o título na lista dos melhores MMO’s já lançados.

Muito por conta do desafio e dificuldade que o jogo trazia, onde era quase impossível progredir no jogo sozinho, ou seja, os jogadores eram obrigados a interagir com os outros players do servidor, e isso inegavelmente fez com que os jogadores se unissem para evoluir. Algo que mudou muito nos MMO’s atuais.

Não se pode deixar de ressaltar que é muito difícil um jogo ter sucesso nos dias atuais com aquele nível de dificuldade, mas muito desse sentimento de saudosismo dos fãs do game se dá pela época de seu lançamento, pois nos anos 2000 a internet era algo recente e um tanto inexplorada.

Final Fantasy VII Rebirth é oficialmente anunciado!

[EXCLUSIVA] Entrevista com Akihiko Matsui, produtor de FFXI
Akihiko Matsui, produtor de FFXI – Reprodução: Square Enix
Para celebrar o aniversário de Final Fantasy XI de 20 anos, a convite da Square Enix, O Megascópio pode entrevistar o lendário Akihiko Matsui.

 

Akihiko é conhecido principalmente pela sua direção nos jogos como Chrono Trigger (1995), Final Fantasy XI e exercer diversas outras funções como designer de batalhas, produtor e game designer em jogos da empresa japonesa. Confira a entrevista abaixo:

1) Sabemos que FFXI ainda tem uma base de jogadores leais até hoje e surpreendentemente o jogo continua sendo atualizado, tendo eventos sazonais e colaborações com outros jogos como Granblue Fantasy. Como a equipe vê a posição do jogo hoje em comparação com outros MMO’s e claro, também sobre a evolução do gênero?

Akihiko Matsui, Produtor: No Japão, vemos muitas pessoas dizendo que FINAL FANTASY XI (FFXI) foi seu primeiro MMORPG e, como tal, causou uma forte impressão neles. Aqueles que jogavam FFXI naquela época têm uma grande afinidade por jogos e pela Internet, e atualmente estão ativos em vários campos, incluindo a indústria de jogos.

A colaboração com Granblue Fantasy, por exemplo, surgiu porque o produtor e o diretor eram ávidos jogadores de FFXI. FFXI ainda está em operação hoje em dia, mas sinto que se tornou mais um título clássico que oferece uma visão sobre o conhecimento fundamental, com bons e maus exemplos.

Quando o FFXI foi lançado pela primeira vez, imaginei que o futuro traria uma variedade muito maior de MMORPGs. Hoje em dia, sinto que os jogos podem estar se concentrando demais em designs emocionantes, fáceis de usar e sem estresse.

Talvez isso seja parte do motivo pelo qual o FFXI se destaca em comparação com outros jogos. Embora o FFXI tenha começado como um MMORPG típico, sinto que agora está posicionado como uma alternativa às tendências modernas.

Entrevista Akihiko Matsui,
Um site celebrativo foi lançado pela Square Enix para celebrar os 20 anos do jogo

2) Você acha que Final Fantasy XIV tirou muito dos fundamentos de XI? E qual sistema em FFXIV você acha que é mais parecido com FFXI, comparando os 2 jogos.

Akihiko Matsui, Produtor: Como ambos os jogos são MMORPGs da série FINAL FANTASY, acredito que haja muitas semelhanças em suas terminologias no jogo e outros aspectos. No entanto, como desenvolvedor e alguém que tem experiência trabalhando em FINAL FANTASY XIV (FFXIV), acredito que tenha poucas semelhanças com outros MMORPGs, pois seus conceitos de design são muito diferentes em primeiro lugar.

Naturalmente, existem muitos desenvolvedores e jogadores de FFXI na equipe de FFXIV, então tenho certeza de que há influências e aspectos do design de jogos que prestam homenagem a FFXI.

Embora não seja realmente um “sistema” como você colocou em sua pergunta, acredito que FFXI e FFXIV compartilham um terreno comum, pois suas histórias são o que motivam os jogadores a progredir no jogo.

[EXCLUSIVA] Entrevista com Akihiko Matsui, produtor de FFXI
Reprodução: Square Enix
3) Se houver um novo Final Fantasy Online no futuro, que tipo de coisa você NÃO recomendaria incluir neste novo jogo?

 

Akihiko Matsui, Produtor: Essa é uma pergunta muito interessante, mas difícil de responder. Sistemas de jogos individuais devem ser avaliados dentro do contexto de seus jogos como um todo, então pode ser inútil avaliá-los isoladamente de seu contexto.

Em vez disso, se eu fosse enquadrar essa resposta como um conselho que daria a mim mesmo quando estava tentando fazer o FFXI, diria a mim mesmo para fazer algo sobre a falta de armazenamento de itens. No entanto, ainda não pensei em uma solução eficaz para o FFXI até hoje, porque haveria uma troca por outros elementos do jogo, como mudar de job.

Final Fantasy XI Online é um RPG online multijogador onde os jogadores viajam pelo mundo de Vana’diel – um mundo de fantasia, aventura e exploração. Para comemorar o aniversário do jogo, a Square Enix lançou um site celebrativo onde mostra uma retrospectiva com diversas ilustrações e curiosidades sobre essa longa jornada.