Com lançamento previsto ainda para 2025, A.I.L.A. é o novo jogo de terror do Pulsatrix Studios, equipe brasileira responsável pelo lançamento do Fobia – St. Dinfna Hotel.
O game faz parte do vasto catálogo de jogos disponíveis para testar na gamescom latam 2025 – além de conferir o game em primeira mão, a equipe d’O Megascópio também teve a oportunidade de conversar com Thiago Matheus, CEO da Pulsatrix, que comentou um pouco sobre o processo de desenvolvimento do novo título do estúdio.
Influência de “Fobia” e evolução criativa
A.I.L.A. não é o primeiro jogo desenvolvido pela equipe da Pulsatrix: lançado em 2022, Fobia – St. Dinfna Hotel chamou a atenção por sua estrutura e história, chegando a ser o jogo brasileiro mais vendido na Steam no seu lançamento e até mesmo vencendo o prêmio de Melhor Jogo Brasileiro na BGS daquele ano.
Devido a esse sucesso, perguntamos para Thiago sobre como a produção de Fobia influenciou o desenvolvimento de A.I.L.A:
Lançar um jogo foi uma grande conquista pra gente da Pulsatrix, a gente até fala que começar um projeto é fácil e terminar ele que é o difícil. Todo esse processo de ir atrás de uma publisher, fazer toda a parte de desenvolvimento, publicar na steam, nos consoles, foi tudo uma grande experiência que tivemos e que impactou diretamente na produção do AILA.

São Paulo em um futuro não muito distante
Utilizando a tecnologia como uma fonte de terror, A.I.L.A. coloca o jogador no papel de um testador de jogos criados pela inteligência artificial que dá nome ao game. Sua história ocorre em uma São Paulo daqui há 10 anos, com cenários que oferecem diversos mistérios e interações que remetem a filmes como a franquia Jogos Mortais.
Perguntamos para Thiago como foi o processo de adaptação da São Paulo que conhecemos atualmente para o cenário do game:
A São Paulo daqui há 10 anos vai ser diferente, mas nem tanto. Nós abordamos coisas que já estão acontecendo hoje, como drones fazendo entregas, a interação com IAs a todo momento, foi tudo bem natural na adaptação da cidade pra gente. Até mesmo porque a cidade não é um personagem tão importante dentro do jogo, mas sim o personagem principal e as experiências que a AILA trás.

Influências
Pela premissa de críticas e perigos que a tecnologia pode representar, especialmente se tratando da nossa relação com as IAs, a série Black Mirror é citada pela equipe como uma das maiores influências para game.
Porém, como também ficou evidente com Fobia, a Pulsatrix leva consigo algumas inspirações de outros games clássicos do terror – Thiago também comentou um pouco sobre isso conosco:
A grande influência que temos seria Resident Evil, Silent Hill, Alone in the dark, todos esses nomes grandes que todo mundo cita. Nós temos sempre em mente esses precursores dos jogos de terror.

Com uma ambientação imersiva e realmente aterrorizante, A.I.L.A. traz diversos mistérios e resolução de puzzles com uma premissa extremamente concisa e que promete diversos momentos impactantes.
Tanto sua gameplay quanto seus visuais mostram estarem bem polidos e praticamente prontos para seu lançamento. Se Fobia já foi a demonstração de um bom trabalho da Pulsatrix, A.I.L.A. promete ser sua evolução.

A.I.L.A. estará disponível para PC ainda em 2025.
*Artigo escrito em conjunto com Renan Alboy