[ENTREVISTA] BEAST, o animador do episódio 166 de Black Clover – É com enorme prazer que anunciamos a entrevista exclusiva com o animador BEAST. Nesse papo, ele falou mais sobre o início de sua carreira e o processo de animação juntamente com o Studio Pierrot.

Nessa conversa com a Thai, o BEAST falou principalmente sobre sua experiência com Black Clover e deixou uma mensagem para os fãs brasileiros. Confira abaixo a entrevista:

1) Primeiramente, obrigada por aceitar nosso convite, BEAST. Seu trabalho no episódio 166 de Black Clover foi incrível! Bom, você poderia se apresentar aos nossos leitores?

Olá! Sou o BEAST, um animador freelance que trabalha para a indústria de anime no exterior há um ano. Obrigado por me receberem aqui!

2) Você poderia nos contar um pouco sobre o momento em que descobriu que teria essa oportunidade? Acho que nem precisamos perguntar se você ficou feliz, certo?

Eu fiquei feliz, de fato, mas por um motivo diferente do qual você imagina. Meu primeiro trabalho em um anime foi em Black Clover no episódio 145, cerca de um ano atrás. Eu era muito inexperiente em várias coisas naquela época e, depois de receber minhas correções, tinha quase certeza de que havia estragado o trabalho e que não teria notícias do Studio Pierrot novamente. Até que um dia eu recebo um e-mail da mesma produtora que eu tinha no episódio 145, dizendo que ela me queria na equipe do episódio 166, que seria muito importante. Eu não tinha ideia do conteúdo do episódio até um mês atrás, mas fiquei feliz por não ter sido dispensado pelo estúdio. Agora, olhando para trás, meu trabalho no episódio 145 não foi tão terrível, eu estava apenas ansioso, hehe.

Então, alguns meses depois, recebi os storyboards. Uma vez que o estúdio lhe envia os storyboards, você tem que se apressar para escolher a parte ou partes que você gostou e solicitar ao seu produtor que as separe para você, porque basicamente você está competindo com todos os outros animadores que possam desejá-las.

Toda a primeira metade do episódio já estava indisponível (eu queria muito desenhar Vanica e Megicula), então tive que escolher a partir da segunda metade. No começo, eu pedi a parte em que o Dante se transforma em 80% e a parte em que Yami sai de baixo da rocha, mas eles me disseram que a parte dele já estava reservada, então peguei a parte do Dimensional Slash, que era a minha terceira opção. Fiquei muito feliz no geral, e impressionado que eles deram essas cenas tão legais para um animador novo no mercado.

3) Como foi essa experiência de participar da produção de Black Clover? Você já conhecia a obra?

Foi legal, mas muito intenso. Os prazos para este episódio eram loucos, e estou muito impressionado com a “boa aparência” que eles conseguiram trazer em tão pouco tempo. Lembro-me de conversar com outros animadores sobre o episódio e nós pensamos: “O episódio vai ao ar quando?? Isso é insano!”. Por outro lado, eu já estava mais experiente e também motivado para ter uma parte tão legal do episódio, então de alguma forma consegui não afundar toda a produção comigo (brincadeira).

4) Ok, precisamos falar sobre o Yami e o C215, que deveriam ser exibidos em um museu. Quão difícil foi trazer toda essa intensidade para essa cena onde Yami está todo ensanguentado segurando sua espada?

No início, pensei que C215 seria um dos cortes mais fáceis, mas quando eu realmente o tinha na minha frente, acabou sendo o mais desafiador. Sempre que fazia um teste, pensava algo como: “Devo mexer também a mão, a cabeça e o cabelo? Talvez isso também deva se mover … ”.

Na fase de Layout, o animador deve definir cada camada do corte e como elas se movem e interagem entre si, sempre pensando em torná-lo gerenciável para a equipe que deve processar seu corte posteriormente, e as coisas podem se tornar muito complexas. Então eu tive desafios como mover o cabelo de forma independente. Se a cabeça já estava se movendo, deveria ser uma camada separada? Ou a boca deveria estar em uma camada separada? Devo apenas dizer a eles para deslizar a mão para cima e para baixo ou devo desenhar cada quadro separadamente para que não pareça “barato”? Tudo isso enquanto tentava não exagerar. Para ser honesto, eu poderia apenas mover a boca, adicionar a fumaça e teria sido isso, mas eu senti a intensidade do corte ao fazê-lo e queria que os fãs sentissem também.

 BEAST, o animador do episódio 166 de Black Clover
C215 de Black Clover

Sobre desenhar a expressão intensa do Yami, os storyboards na verdade tinham o painel do mangá como referência, então foi um pouco mais fácil entender a sensação exata da cena. Lembro-me de discutir com outros animadores sobre o quanto deveríamos realmente copiar os painéis de mangá, e chegamos à conclusão que os fãs de Black Clover gostavam de comparar os painéis de mangá com o anime e ver as semelhanças, então tentamos ser fiéis no final. Eu só tinha que ter certeza de que meus desenhos funcionavam de acordo com as folhas de modelo do anime, e graças a algumas correções incríveis e animação secundária da equipe, acabou ficando ótimo. Estou muito grato e feliz com o resultado.

5) Qual foi a maior dificuldade em dar vida ao Dimensional Slash do Yami? Principalmente porque sabemos que é um ataque icônico e cheio de personalidade.

Para esse corte, eles me deram apenas o painel do mangá, a duração e uma referência 3D de como ficaria o fundo. Do painel do mangá, já parecia intimidante hehe.

Decidi voltar vários episódios e ver como outros animadores abordaram o Dimensional Slash antes. Percebi que todos eram diferentes e muito criativos, mas consegui extrair algumas características comuns, como o tempo e os efeitos de “fotos negativas” que todos adicionaram. Depois disso, cabia a mim coreografar toda a cena.

Acho que o maior desafio foi fazer o ataque parecer enérgico e não lento e enfadonho. Para isso, decidi que começaria pequeno e lento e depois aceleraria rapidamente até fazer com que ricocheteasse no fundo da cena com muita energia, como uma grande onda na praia. O corte ainda teve uma onda expansiva que mais tarde foi removida pelo Diretor de Animação. Fiquei um pouco incomodado com isso no início, mas agora acho que foi uma boa escolha.

BEAST, o animador do episódio 166 de Black Clover
C181 e C182 de Black Clover

Depois que o corte foi finalizado, ele ainda parecia um pouco plano, então decidi usar os efeitos negativos mencionados anteriormente. Eu imaginei a imensa energia do ataque danificando o sensor da câmera (eu sempre imagino uma câmera por algum motivo) e então lentamente me concentrando em Dante até que o golpe real fosse liberado. Também decidi animar todas essas linhas à mão, ao invés de pedir para a equipe da pós-produção para fazer isso por mim. Isso, mais algumas molduras brancas e pretas bem colocadas e o corte finalmente teve a energia que eu procurava.

Alguns dias depois de eu ter enviado o corte a minha produtora da Pierrot, ela me respondeu dizendo que ela e a equipe ficaram impressionadas com o quão legal aquele corte em particular parecia, e que o diretor do episódio também o elogiou. Fiquei incrivelmente feliz.

6) Claro, essa pergunta não poderia ficar de fora! De todo o seu trabalho no episódio 166, qual foi sua cena favorita?

Pode soar um pouco idiota, mas a minha favorita é um minúsculo corte de 1 segundo e meio onde Yami salta do chão e então decola voando para o céu para fazer o Corte Dimensional no Dante. Na verdade, foi o último corte que animei para o episódio e foi meio apressado. Eu estava com medo de que acabasse parecendo ruim na tela, mas quando eu realmente vi no episódio, foi tão rápido e enérgico que eu achei muito bom. Fiquei tão aliviado que acabou sendo meu corte favorito. Além disso, adorei poder desenhar a Grey, ela é muito fofinha hehe.

No resto do episódio, eu gostei de assistir as partes que alguns de meus amigos fizeram, como Saurabh Singh e Jarrett Martin. Eles realmente se superaram.

Eu também gostei da introdução de Megicula na primeira metade do episódio, a atuação da seiyuu foi ótima e aquela voz dupla profunda que eles usaram mais a música tornou tudo super assustador e legal. Eu gostaria de ter tido a oportunidade de ter trabalhado nessa parte também.

7) Você sabe que deixou o fandom de Black Clover maluco, certo? As pessoas simplesmente adoraram! Acredito que todos estão muito felizes com todo o trabalho da equipe. Sabendo disso, gostaria de deixar uma mensagem para os fãs brasileiros de Black Clover?

Fiquei feliz com todo o amor que recebi nos últimos dias, muito especialmente de fãs e sites brasileiros, que achei muito curioso! A animação às vezes é um trabalho difícil e desgastante, mas receber esse amor sincero e incentivo dos fãs faz com que tudo valha a pena, nós fazemos isso para que vocês possam aproveitar! Portanto, procurem as pessoas que contribuem com os animes que vocês adoram (não apenas os animadores) e digam a eles que você amam e apreciam os seus trabalhos!

8) O futuro da adaptação do anime Black Clover ainda é incerto, mas certamente gostaríamos de ver seu trabalho novamente. Muito obrigada! Por favor, diga aos nossos leitores onde eles podem interagir com você.

Vocês podem acompanhar o meu trabalho no meu Twitter @Beasto_ani. Eu não posso dar muito spoiler, mas vocês certamente me verão de volta, pois tenho uma tonelada de novos trabalhos saindo. Eu também adoro interagir com os fãs, então não hesitem em vir dizer oi. Muito obrigado por essa entrevista!

Essa foi a nossa entrevista com BEAST, se vocês gostaram não se esqueçam de compartilhar e claro, seguir o BEAST no twitter. Fiquem ligados aqui no Megascópio que em breve teremos muitas outras entrevistas com animadores e diretores de animes!

Black Clover é atualmente exibido pela Crunchyroll aqui no Brasil e também pela emissora Loading.