A última temporada de Attack on Titan chegará no mês que vem, mas com uma grande mudança. Ao invés de ser produzido pelo Wit Studio, que fez todas as temporadas anteriores, dessa vez será feito pelo MAPPA. Praticamente toda a equipe foi renovada: desde diretor, designer de personagens e praticamente todos os envolvidos com o visual do anime. Hiroyuki Sawano, o compositor, é um dos poucos veteranos que permanecerá nessa nova produção. Podemos ver algumas das mudanças no vídeo promocional da última temporada que foi divulgado em maio:

Para fãs de longa data de Attack on Titan, uma das mudanças mais fáceis de observar é a ausência dos contornos característicos dos personagens, uma marca dos designs de Kyoji Asano. Entretanto, como haverá um pulo temporal nessa última temporada – assim como houve no mangá – os personagens terem designs um pouco diferentes não é uma infração tão grave.

Eren: antes e depois (conheça do dublador PT-BR clicando aqui)

Outra mudança notável é a falta do 3D nas cenas de ação. Essas sempre foram características de Attack on Titan e, para alguns fãs, viraram sinônimos do estilo do anime. A sua ausência é notável no vídeo promocional por conta disso, apesar das cenas de ação ainda parecerem legais. O que não quer dizer que elas não estarão presentes na temporada final, já que estes vídeos nem sempre são indicativos do visual final ou qualidade de um anime

É compreensível que fãs de longa data possam estar receosos com essa mudança, já que o anime devia muito de sua identidade visual ao Wit Studio. Esse é um grande legado da empresa, e até mesmo os produtores disseram que a maioria dos estúdios que eles pediram para lidar com a temporada final recusaram a oferta. Apenas MAPPA aceitou dar continuidade ao trabalho, mas, mesmo assim, é pouco razoável esperar que eles replicassem as técnicas que a equipe do Wit Studio passou anos desenvolvendo e refinando.

Nova equipe

Então, quem está na liderança da última temporada de Attack on Titan? Temos o diretor Yuichiro Hayashi, que dirigiu Kakegurui e Garo the Animation. Os outros membros da equipe que foram anunciados até agora não são tão grandes quanto Hayashi, mas eles podem ser confiáveis para manter qualquer visão que ele tenha da série. O designer de personagens Tomohiro Kishi e o diretor-chefe de animação Daisuke Niinuma trabalharam com Hayashi em outros projetos do MAPPA. O novo diretor de efeitos gráficos, Takahiro Uezono, também trabalhou nos efeitos de patinação de Yuri!!! on Ice (teaser do filme revelado). Resta saber se os Titãs serão animados em 2D ou 3D no anime (eles são 2D no vídeo promocional, mas isso não quer dizer que serão assim na versão final).

A mudança no departamento visual da última temporada de Attack on Titan é certamente inevitável, resta esperar se os resultados irão agradar os fãs – tanto a animação quanto a história. É importante comentar que Hajime Isayama (maganká de Shingeki no Kyojin) confia muito no redator da nova temporada, Hiroshi Seko; ele pessoalmente credita Seko por reorganizar o material na 3ª temporada e melhorar o ritmo da narrativa. 

Enquanto a temporada final não sai, vamos acompanhando as temporadas anteriores pela Crunchyroll e Funimation – que agora está trazendo o anime totalmente dublado – confira