Uma animação de Slam Dunk, lançada nos dias de hoje, certamente iria causar várias incertezas. O clássico mangá de Takehiko Inoue já possui uma adaptação feita pela Toei Animation, lançada em 1993. Entretanto, a adaptação já não chama mais tanta atenção nos dias de hoje, visto a sua idade e o problema de não ter adaptado todo o material original.

O mangá de Slam Dunk foi um tremendo sucesso no Japão nos anos 90, fato esse que acabou tornando o basquete um dos esportes mais populares da época no país, popularidade essa que sempre deixou Takehiko Inoue realizado. Contudo, o ápice de seu mangá e sua escrita, o jogo entre Shohoku e Sannoh, jamais havia sido adaptado antes, e esse é o momento mais popular de seu mangá, o momento onde Slam Dunk se tornou ”aquilo” que todos conhecemos hoje em dia.

Agora, no ano de 2023, vivemos em um mundo onde a clássica partida finalmente recebeu uma adaptação, e já adianto: uma adaptação completamente justa com o seu produto original.

Leia também:

Uma nova perspectiva, uma nova história

Por mais que o filme adapte o jogo final da obra, entre Shohoku e Sannoh, aqui vemos umas das primeiras mudanças dessa adpatação, uma mudança de perspectivas. Slam Dunk é protagonizado por Hanamichi Sakuragi, um delinquente que acaba se apaixonando pelo basquete. Entretanto, em The First Slam Dunk, vemos a história pela perspectiva de Ryouta Miyagi, o armador e camisa 7 do time da Shohoku.

Reprodução: Toei Animation.

Ryouta além de ter o papel de protagonista nesse filme, acaba recebendo uma backstory que melhora ainda mais o seu character driven, fato esse que nem era de se pensar, visto o quanto o material original de Slam Dunk é completo.

Nessa nova perspectiva, um dos fatores que mais torna a existência desse filme interessante, são algumas mudanças que acontecem durante o jogo, porém todas de formas pontuais.

Momentos chave do mangá acabam não tendo tanto vislumbre por aqui, visto a mudança de perspectiva, afinal, pelo fato do Sakuragi ser o protagonista original, todo acontecimento acaba tendo mais relevância na sua visão. Contudo, com essa mudança, em The First Slam Dunk vemos todos esses acontecimentos com uma outra visão, então todos esses momentos chave já não são tão importantes assim, por mais que ainda estejam ali presentes.

Uma nova história envolvente e que agrega

A backstory que envolve Ryouta é uma história que sim, é novidade, entretanto, o fator inovação não diminui a mesma. O plot está presente desde o começo e você compra bem fácil ele, é um drama familiar, que causa bastante afeto e isso acaba aproximando bastante o público com os personagens envolvidos.

Por mais que muitos possam pensar que não precisava de uma nova história, todo o drama funciona super bem dentro do filme e acaba até mesmo ligando com certos pontos da história original, principalmente aos dramas e dilemas da equipe principal.

Reprodução: Toei Animation.

O novo formato e um novo público

The First Slam Dunk pode sim funcionar para novos públicos, inclusive, acaba que até mesmo pode influenciar as pessoas a correrem e irem atrás do material original, por toda a sua mudança de perspectiva e até mesmo alguns resumos de como funcionam certos personagens do time. O longa revela inclusive as suas motivações, por mais que seja de forma resumida, entretanto, um pequeno detalhe: tudo é muito bem envolvido dentro do drama vivido pelo Ryouta durante o filme.

Produção

Aqui é um ponto onde o filme brilha de verdade e todas as desconfianças que existiam ao redor do mesmo acabam indo embora. The First Slam Dunk brilha demais em dois pontos: animação e sound design.

A preocupação do longa não adaptar com frieza os traços de Takehiko Inoue para as telonas foi por água abaixo, simplesmente um dos pontos mais altos do filme é a sua animação 3D, o CGI do filme inteiro é um dos melhores já produzidos na indústria de animação. Tudo é extremamente fluído e realista, dando um toque ainda mais explosivo para os momentos finais do jogo.

O fator realista inclusive acaba causando uma certa confusão durante o filme, afinal nunca sabemos se a produção foi realizada com Motion Capture ou a famosa Rotoscopia, futuramente quem sabe a gente possa conversar um pouco sobre a produção do filme e tirar essas dúvidas.

Reprodução: Toei Animation.

Inclusive, fora das quadras, as cenas acabam também confundindo quem assiste, mas de forma positiva. Por mais que pareçam cenas 2D, tudo no filme, em sua essência, é 3D. Isso só acaba destacando ainda mais o duro trabalho dos animadores, que com toda certeza, fizeram uma excelente produção.

Abordando um pouco sobre o sound design do longa, esse é de fato um dos pontos mais positivos e surpreendentes do filme. Parece até meio bobo e óbvio citar algo assim, mas isso merece ser elogiado. Todos os efeitos sonoros, durante as partidas de basquete do filme, seja em quadra de madeira ou quadra de concreto, são extremamente realistas. Isso jamais foi feito ou visto em nenhuma obra de esporte, e claro, pelo filme ter sido dirigido pelo próprio autor da obra, ele com toda certeza quis deixar o público completamente imerso no universo do seu esporte favorito.

Veredito

The First Slam Dunk agrega e faz justiça ao seu material original. O filme consegue adaptar um dos momentos mais icônicos do mangá com maestria, e ainda por cima, acaba agregando ainda mais na história com o novo drama vivido pelo Ryouta. Em produção, o filme simplesmente brilha, com uma das melhores animações 3D já vistas em animes, a parte de som também tem seu charme, onde o filme acaba deixando o público extremamente imerso com sons muito simples, porém, realistas.

O longa pode sim ser assistido por pessoas que jamais consumiram Slam Dunk antes, inclusive, é possível que o filme acabe influenciando um novo público a ir consumir o material original, característica essa que é bastante positiva.

Lembrando que filme se encontra disponível somente nos cinemas, entretanto, seu material original foi publicado pela editora Panini.

REVER GERAL
Enredo
Trilha Sonora
Sound Design
Produção e direção
Animação
Luis Nascente
Apresentador do canal Lulu Checkpoint e do podcast Café com Nerdice, formado em marketing, fanboy da Square e nerdão dos animu!
the-first-slam-dunk-criticaA tão consagrada obra de Takehiko Inoue recebe finalmente uma adaptação de respeito, e The First Slam Dunk acaba sendo uma das maiores produções em anos na indústria dos animes, um filme que realmente consagra completamente o seu material original.