Final Fantasy XIV Endwalker | Mudanças no Red Mage – Red Mage teve pequenas mudanças, mas essas pequenas mudanças juntas acabam tendo um grande impacto no ritmo do job, ritmo esse que pode até pôr em dúvida qual deveria ser a posição do Red Mage em um grupo.

Introdução

Jogo Final Fantasy XIV desde maio de 2020 e faz um pouco mais de 1 ano desde que comecei a jogar “Savage” que é um dos conteúdos mais difíceis do jogo e sempre joguei com Red Mage.

Tanto Savage quanto Ultimate exigem que não só você conheça seu job, como também saiba otimizar cada pedaço do seu kit e adaptá-lo para cada encontro. Introduções feitas, confira como essas mudanças podem acabar tendo um grande impacto na gameplay e até na posição do Red Mage no metagame de Final Fantasy XIV.

Endwalker Red Mage
Grupo de Savage Raid – Reprodução: Sabaki

Red Mage em Shadowbringers já era um job muito “redondo” e completo, pequenas mudanças tornariam ele perfeito e o time de desenvolvedores da Square Enix não só fez essas pequenas mudanças como nos deram ainda mais.

Ciclos de Gameplay do Red Mage

A dinâmica básica da rotação de Red Mage é acumular recursos com magias de curta conjuração sempre alternando entre magias que geram Mana Branca e Mana Negra para manter o equilíbrio e gastar esses recursos acumulados em um pequeno combo corpo-a-corpo que termina em um grande finisher quando uma grande quantidade de Mana estiver acumulada.

Isso define o ciclo de gameplay do Job, a fase de coletar recursos que envolve mais pensamento rápido para decidir como você vai manter a barra de Balance equilibrada e quais recursos você vai utilizar para gerar mana mais rápido e a fase de usar sua janela de explosão e ver números grandes surgindo na tela. Esse ciclo inteiro de coleta de recurso e explosão demora mais ou menos 60 segundos.

Endwalker Red Mage
Nova Artifact Gear do nível 90.

Para acumular recursos de forma mais eficiente, o Red Mage tem algumas ferramentas como Acceleration que garante o uso de magias que geram mais recurso, adiantando o ciclo de gameplay  e Manafication que dobra a quantidade do dito recurso, sendo a melhor maneira de usá-lo logo após um combo corpo-a-corpo aumentando consideravelmente sua janela de explosão e abusando dos buffs dos aliados.

A Barra de Balance tem um limite de 100 de mana para cada cor e atualmente a janela de explosão pode ser utilizada quando se alcança 80 pontos em ambas as barras.

Novidades e Impacto

As principais mudanças no Red Mage para Endwalker foram:

  • Acceleration, Corps-a-corps, Displacement/Engagement  agora acumulam duas cargas.
  • Displacement e Engagement agora causam o mesmo dano.
  • Custo reduzido para a execução do combo corpo-a-corpo de 80 em cada mana para 50, enquanto o máximo acumulado continua sendo 100.
  • Magias agora geram um pouco menos de mana para acompanhar a mudança no requerimento da janela de explosão.
  • Manafication agora garante 50 pontos em ambas as manas ao invés de dobrar as quantidades de Mana e cooldown reduzido para 110 segundos.
  • Finishers agora tem área de efeito além da adição de um novo finisher.
  • Habilidade única de mitigação de dano.
  • Embolden agora aumenta o seu dano mágico e o dano total dos seus aliados, ao invés de apenas dano físico.

Com essas mudanças é provável que o ciclo do Red Mage continue sendo de mais ou menos 1 minuto, mas o que tem me deixado extremamente animado de verdade são principalmente as mudanças em Acceleration e Manafication.

Com Acceleration agora tendo duas cargas e cooldown de 55 segundos, isso garante otimização na coleta de mana toda vez que o ciclo se iniciar e com o novo Manafication teremos uma grande janela de explosão a cada dois ciclos de não apenas dois combos corpo-a-corpo, mas possivelmente até três combos um seguido do outro já que os Finishers também geram certa quantidade de Mana.

Endwalker Red Mage
Reprodução: Square Enix

Corps-a-corps e Displacement/Engagement

Com Corps-a-corps e Displacement/Engagement são habilidades de movimentação. Corps-a-corps te leva diretamente até o alvo enquanto Displacement é um salto para longe do alvo, ambas as habilidades causam dano e em altos níveis de jogo são usadas quando se tornam disponíveis pelo ganho de dano ou guardadas estrategicamente caso isso gere um ganho de dano posteriormente.

Displacement e Engagement dividem o mesmo cooldown, porém Engagement não causa o salto para longe do alvo e causa levemente menos dano que Displacement. Apenas com a pequena mudança de fazer essas habilidades terem duas cargas e Engagement ter o mesmo dano da sua habilidade irmã, isso não só aumenta a qualidade de vida, como aumenta o dano geral do job consideravelmente.

Corps-a-corps, Displacement/Engagement, Flece e Contre-Sixte agora vão ser as habilidades recorrentes usadas durante os ciclos do Red Mage já que cada uma dessas habilidades terá 35 segundos de cooldown.

Metagame 

A nova habilidade Magick Barrier vai conceder 10% de redução de dano e 5% de aumento de cura por 10 segundos em uma grande área em volta do jogador.

Red Mage vai ser o único Caster do jogo com uma habilidade desse tipo e isso vai permitir algumas estratégias interessantes em grupos de raid que tiverem o job na sua composição.

Todas essas mudanças em Red Mage não só são extremamente empolgantes para quem gosta do Job, como também incentivam composições um pouco menos tradicionais.

Hoje as composições comuns em grupos de raid consistem de: 2 tanks, 2 healers sendo 1 healer com regeneração e 1 healer com barreira, 2 DPS corpo-a-corpo, 1 DPS Mago e 1 DPS de longa distância.

Com as mudanças em Engagement e Embolden assim como na frequência em que o combo será feito, fica fácil ver composições com dois jobs magos ou dois jobs de longa distância já que o Red Mage vai sempre querer estar o mais perto possível do seu alvo.

Considerações finais

Essas mudanças fazem parte de um preview do media tour para o lançamento de Endwalker, nada mostrado é garantia de uma mudança para o produto final que será lançado em novembro, mas se a filosofia de design se manter a mesma até lá, podemos esperar que os jogadores de Red Mage (eu incluso) estarão muito felizes com o resultado.

Final Fantasy XIV está disponível para PS4, PS5 e Windows enquanto a expansão Endwalker vai ser lançada em 23 de Novembro.

*Revisão: Thaís Spierr